TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo Técnico de Áreas Erodidas

Por:   •  30/11/2022  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

Laudo Técnico Áreas Erodidas  


            [pic 1]

[pic 2][pic 3]

LAUDO TÉCNICO

PREVENSÃO DE ÁREAS ERODIDAS

TRITON ENERGIA LTDA

CGH IZIDORO

CORUMBÁ DE GOIÁS - GO

Novembro  de 2020.

  1. INTRODUÇÃO

Diante da escassez de energia que se agravará na retomada da demanda energética, no iminente reequilíbrio da economia nacional, o governo vem incentivando a geração distribuída de energia e nada mais adequado do que reativação das CGHs, notadamente, as que já foram implantadas e geraram energia no passado e que, com as devidas acomodações do relevo e solo, não mais apresentam impactos ambientais relevantes ou consideráveis.

A empresa Triton Energia Ltda com o intuito de reativar a CGH Izidoro que já operou no passado fez os estudos técnicos necessários para viabilizar a recuperação das estruturas, considerando o reaproveitamento de antigas estruturas físicas, cujo arranjo consta de barragem de concreto de 80 metros de comprimento e 12 metros de altura, sistema de adução e casa de força e edificações e apoio com a instalação de novos e adequados equipamentos eletromecânicos para à imediata reativação geradora.

A CGH Izidoro está localizada no município de Corumbá de Goiás, a 6 km a sul da sede municipal, na região central de Goiás, sendo esta uma usina hidrelétrica antiga, desativada há cerca de 50 anos, quando abastecia a região de Corumbá,

As coordenadas geográficas do eixo do barramento são 15°59'31.97"S e 48°47'25.32"W. O acesso ao local poderá ser feito pela margem direita do Rio Corumbá, utilizando-se a rodovia BR-070. Partindo da cidade de Planalmira, segue-se em direção ao norte por cerca de 9,3 km, seguindo então uma via vicinal à direita por 5 km.

  1. AVALIAÇÃO TÉCNICA

A análise pedológica revela o predomínio, na área da CGH Izidoro, de latossolos e de cambissolos. A forte presença desses dois tipos de solo, nesta região, caracteriza uma redução na aptidão agrícola dos solos, pois são pouco desenvolvidos, pouco profundos e, muitas vezes, cascalhentos. Em regiões de Cerrado, não costumam ser muito férteis.

Os latossolos de textura média, com teores elevados de areia, oriunda da desagregação dos quartzitos do Grupo Araxá, assemelham-se às Areias Quartzosas, sendo muito suscetíveis à erosão, requerendo tratos conservacionistas e manejo cuidadoso.

De acordo com visita técnica ao local do barramento, para solos classificados como latossolo e cambissolos, o potencial erosivo se dá por serem solos porosos a muito porosos e se dá pela erosão hídrica com perda de nutrientes e carbono dos solos.

Tais solos apresentam, portanto, textura predominantemente arenosa a média argilosa, originários da alteração de rochas do Grupo  Araxá.

Já a erosão laminar dependerá da declividade dos solos proporcionando uma escala de erodibilidade e efeito final. Assim, os solos que se encontram na área de inserção da CGH Izidoro apresentam suscetibilidade moderada a erosão, sendo que os efeitos deletérios já foram acometidos, quando da implantação do barramento, e, agora, há um equilíbrio a ser retomado com as medidas ora preconizadas.

  1. CONCLUSÃO

Quanto mais se conhece sobre um ambiente, maior é a capacidade de prever impactos e, portanto, de gerenciar o projeto de modo a reduzir os impactos negativos.

O potencial de impacto é a relação entre a solicitação ou pressão imposta por um projeto e a vulnerabilidade do ambiente afetado, assim, quanto menos se sabe maior é o potencial de um empreendimento causar impactos pela sua susceptibilidade à erosão e ao intemperismo.

Estudos mostram que essa é uma relação inversamente proporcional. Quanto mais se sabe do ambiente em que se está trabalhando e sobre as melhores técnicas para uso e ocupação deste ambiente, menor é o risco de causar impacto, ou ainda, de potencializar o efeito erosivo intrínseco daquela formação geológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (246.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com