TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manejo de enxurrada em sistema plantio direto

Por:   •  7/8/2017  •  Seminário  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 14

O preparo de solo, mediante o uso demasiado de arações e/ ou gradagens superficiais, continuamente na mesma profundidade, provoca desestruturação da camada arável e formação de duas camadas distintas: a superficial pulverizada e a sub-superficial compactada. Essas transformações dificultam a entrada de água no solo, assim, afetando o desenvolvimento das raízes, esse entre outros fatores são a causa principal dos processos erosivos e degradação dos solos da região sul do Brasil.

O sistema de plantio direto é o primórdio para resolver os problemas relacionados com a compactação e degradação dos solos, se seguirmos todos os passos desse sistema, que engloba varias ações, dificilmente se terá perdas nos os solos. A consolidação do sistema de plantio direto é baseada na diversificação de culturas orientada ao aumento da rentabilidade. É importante deixar claro que plantio direto ou semeadura direta e sistema de plantio direto se diferem, uma vez que a semeadura direta é somente um processo que faz parte do sistema de plantio direto. Para transformar o plantio direto em sistema de plantio direto requer um aglomerado de fatores:

Sistematização da lavoura.

Essa prática consiste em eliminar depressões e sulcos da lavoura causados pelos processos erosivos. Ter uma lavoura com vários obstáculos prejudica o manejo da mesma. Para eliminar esses obstáculos usam se vários implementos como, plainas ou motoniveladoras, também a escarificarão e até mesmo a aração, seguida por gradagem.

Descompactação do solo.

Solos compactados trazem vários malefícios para a lavoura, como por exemplo a baixa taxa de infiltração e a elevada resistência à penetração e/ou às operações de preparo. Uma cultura implantada em um solo compactado fica mais suscetível a sofrer mais com uma breve estiagem. Para descompactar o solo deve se usar implementos de escarificação(para menos profundidades) e subsoladores(para maiores profundidades), o solo deve estar em uma condição friável para se realizar a descompactação. O sucesso da descompactação dependerá do manejo após a mesma, recomenda-se semear uma cultura com alta produção de fitomassa aérea e com raízes profundas (Ex.: milho e sorgo)

Correção da acidez e da fertilidade do solo.

É fundamental para a implantação do sistema de plantio direto que se faça a aplicação de calcário e outros fertilizantes. Se necessário pode ser feita a incorporação. Nessa operação é necessário usar as indicações da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina - ROLAS.

Planejamento do sistema de rotação de culturas

A escolha das culturas deve levar em conta os aspectos técnicos( que ajudem na conservação do solo) e também à aspectos econômicos e comerciais da região.

Deve se considerar para a escolha da cultivar a sua eficiência quanto a inibição do patógeno da cultura anterior e a sua rentabilidade.

Manejo de restos culturais

Os restos culturais devem ser bem distribuídos na lavoura, indica-se que os restos culturais fiquem numa faixa equivalente à largura da plataforma.

Manejo de enxurrada em sistema plantio direto

A cobertura permanente do solo apesar de ser muito eficiente e conseguir dissipar, em até 100% a energia da erosiva da gota de chuva, não é tão eficiente quando se trata da energia erosiva da enxurrada. Esse assunto deve ser tratado com certa importância, pois com o aumento das enxurradas, pode se ter problemas com erosão hídrica. Vários métodos são utilizados para inibir a energia erosiva da enxurrada, dentre eles estão: Semeadura em contorno, terraços, taipas de pedra, faixas de retenção, canais divergentes, culturas em faixas, etc.

Terraceamento

Construído em transversal ao terreno, o terraço é utilizado para segurar o fluxo da enxurrada, o objetivo do terraceamento é reduzir os riscos da redução hídrica e proteger os mananciais. A determinação do espaçamento dos terraços depende do tipo de solo, declividade do terreno e condição pluvial da região.

Preparo do solo

Se for inviável a adoção do sistema de plantio direto, é cabível preparar o solo minimamente com implementos de escarificação. As vantagens desse sistema são:

aumento da rugosidade do terreno, proteção da superfície do solo com restos culturais, maior rendimento operacional de máquinas e menor consumo de combustível.

Adubação e calagem

Amostragem de solo

Para se fazer uma análise de solo eficiente é preciso se ter conhecimento de como é feito a extração de amostras representativas de solo, deve se levar em conta a topografia do terreno, histórico de cultivo, profundidade( o tipo de sistema de plantio adotado será determinante para definir a profundidade das amostras). A coleta do solo pode ser feita com uma pá ou com variados tipos de trado.

Calagem

A aplicação de materiais corretivos no solo para a correção da acidez é de grande importância para a implantação da cultura da soja, além de promover a neutralização da acidez, promove a melhoria do ambiente radicular e inibe os efeitos tóxicos do manganês e alumínio, ajuda na fixação de nitrogênio promovida pela simbiose risóbio-planta. A quantidade de corretivo indicada e seu modo de aplicação variam em função do sistema de manejo do solo, a dose que será usada é determinada pelo índice SMP. O pH em água recomendado para a cultura da soja é de 5,5 e 6,0.

Cálculo da quantidade de corretivo a aplicar

A quantidade de corretivo a ser aplicado deve ser calculada para que se tenha o pH adequado para a cultura da soja. A escolha do tipo de calcário a ser utilizado, calcítico, magnesiano ou dolomítico, normalmente baseia-se no custo do produto aplicado na propriedade e na relação cálcio:magnésio no solo pretendida.

Calagem em áreas sob sistema convencional

O corretivo deve ser incorporado uniformemente numa camada de 0-20 cm quando o pH em água estiver abaixo de 6,0.

Calagem em áreas sob sistema de plantio direto

Para passar do sistema convencional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com