TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Ovinocultura

Por:   •  15/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA TECNICA NOVA DINAMICA

CURSO TECNICO EM AGROPECUARIA

Ovinocultura

ANTONIO FILHO PEREIRA DA SILVA

Evando Alves Lima

Francisco Antonio Oliveira dos Santos

Raniel Nascimento dos Reis

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Ovinocultura

 

IMPERATRIZ-MA

2020

ANTONIO FILHO PEREIRA DA SILVA

Evando Alves Lima

Francisco Antonio Oliveira dos Santos

Raniel Nascimento dos Reis

 

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Ovinocultura

Relatório de visita técnica, apresentado à disciplina de Ovinocultura, do curso Técnico em agropecuária da Escola Técnica Nova Dinâmica, referente ao conceito parcial da nota final, sob a orientação da professora Luiza de Marilak Mamede.

IMPERATRIZ-MA

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................1 DESCRIÇÃO DO LOCAL VISITADO..........................................................................2

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS DA RAÇA SANTA INÊS........................................2

ASPECTOS SANITÁRIOS E DE MANEJO.................................................................3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................3 REFERENCIAS............................................................................................................4

INTRODUÇÃO

A ovinocultura é uma atividade rentável tanto para pequenos como para grandes produtores, essa atividade vem crescendo no agronegócio brasileiro, gerando oportunidades para completar a renda de uma propriedade. Dentre tantos fatores relevantes e importante para quem tem a curiosidade de criar esses animais são: uma exigência de um baixo custo de investimento comparando a criação de bovinos, pois é uma espécie animal que apresenta alta fecundidade, facilidade de manejo, maior eficiência de utilização de espaço, e ainda se adaptam aos variados sistemas de criação, e maior resistência à seca.

​Além disso, o sucesso da atividade está diretamente relacionado à nutrição e manejo em que os animais estão submetidos, sendo necessário propiciar condições ambientais favoráveis, para se obter um ótimo desempenho produtivo, seja por sistema de criação extensivo, intensivo a pasto, de semi-confinamento ou de confinamento. Dessa forma, é de extrema importância ter um planejamento, gestão e acompanhamento de toda a atividade por um ou mais profissionais qualificados, de forma a garantir maior produtividade.

Com a finalidade de entender e descrever esses fatores, a turma de técnicos em Agropecuária acompanhados da médica Veterinária/professora Luiza de Marilak Mamede, visitou a fazenda Salmos 23 do nosso colega de Jhonathan no dia 19 de dezembro de 2020 que fica localizada no município de São Francisco do Brejão a 60 km de Imperatriz.   

 

DESCRIÇÃO DO LOCAL VISITADO

A fazenda Salmos 23 está localizada no município de São Francisco do Brejão e possui uma área total de 5 alqueires e meio, o que é equivalente a 25 hectares, a propriedade tem hoje ovinos da raça Santa Inês, animal que se adaptou bem a fazenda por ser uma raça bastante resistente e rustica, além de ter uma boa conversão alimentar.

A princípio, o proprietário começou sua atividade com um casal de ovelhas Santa Inês dadas pelo seu avô, e que no primeiro momento a criação era para o próprio consumo da família, passou a ser também uma forma de complementar a renda da propriedade.  Além do mais, a principal atividade da propriedade é a criação de gado leiteiro, que é onde o fazendeiro consegue tirar o seu sustento e despesas da fazenda.

        

ORIGEM E CARACTERÍSTICAS DA RAÇA SANTA INÊS

 

Segundo o site da EMPRAPA, a raça Santa Inês foi desenvolvida no nordeste brasileiro, resultante do cruzamento das raças Bergamácia, Morada Nova, Somalis e outros ovinos sem raça definida (SRD), sendo as características atuais um produto da seleção natural, além dos trabalhos de técnicos e de criadores fixando-as através de seleção genealógica.

Contudo, a tese de sua origem é confirmada pelas suas características: são animais desprovidos de lã, de grande porte, sem chifres e com quatro tipos de pelagem (branca, chitada, vermelha e preta). Os machos adultos podem atingir um peso de até 100 kg, já as fêmeas adultas conseguem chegar a 70 kg. É uma raça de excelente aptidão para carne e pele, adapta-se a ambientes com bons recursos forrageiros além de ser animais bastantes resistentes.

ASPECTOS SANITÁRIOS E DE MANEJO

Um adequado controle sanitário do rebanho reduz, em muito, as mortes de ovinos e caprinos, melhorando assim, a taxa de crescimento de animais jovens. Através desse manejo sanitário acarretará no controle e redução de doenças principalmente no que se refere ao controle de parasitas gastro-intestinais, doença no umbigo de animais recém nascidos, que segundo a professora Marilak, caso não tratada logo pode ocasionar o aparecimento de miíases e muitas vezes a ocorrência de tétano.

 Entretanto, no dia da visita técnica, foi constato que o rebanho da raça Santa Inês da fazenda Salmos 23, é criado de forma extensiva e vacinado no mesmo período que as vacas leiteiras são vacinadas contra a febre aftosa. No entanto, vale ressaltar que a vacinação previne o aparecimento de doenças como brucelose e raiva por exemplo. Por isso, faz-se necessário o produtor está atento as quatro importantes vacinas que são: vacina contra Raiva, Clostridioses, Linfadenite Caseosa e Ectima contagioso. A vacina contra a Febre Aftosa é proibida para ovinos e caprinos e pode gerar multa caso seja descoberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com