TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Pedologia

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.487 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O município de Teófilo Otoni, que se encontra ao nordeste do estado de Minas Gerais, na Mesorregião do Vale do Mucuri, possui uma extensão territorial de 3.242,270 Km², segundo dados do IBGE de 2015. É limitado no Norte pelos municípios de Novo Oriente e Itaipé; no Sul, por Ouro Verde de Mina, Ataleia, Frei Gaspar e Itambacuri; a Leste, Pavão e Carlos Chagas e Oeste, por Poté e Ladainha.  

Estando a uma altitude média de 354 metros, Teófilo Otoni apresenta clima tropical semiúmido, com estação seca no inverno, de maio a outubro, em que julho normalmente é o mês mais seco. Durante o verão, apresenta estação chuvosa que vai de novembro a abril. A temperatura média do mês mais frio é superior a 18ºC. As precipitações são superiores a 1000 mm anuais.[pic 1]

Figura 01- Índices de pluviosidade e temperaturas, ano de 2012. Fonte: Climate.data

Figura 02- Tabela de variação mensal de chuvas e temperaturas. Fonte: Climate.data

[pic 2]

        Por estar dentro de um vale, o relevo da cidade se manifesta de forma bem acidentada, cercado por morros que dentre eles percorrem vários córregos e rios, sendo estes: O Rio Marambaia, o Ribeirão Poton, o Córrego São Julião e, o mais importante, o Rio Todos os Santos, que também faz parte da Bacia Hidrográfica do Mucuri sendo afluente da margem direita.

        A vegetação predominante atual no município se distingue da formação original, que era de Mata Atlântica, devido à extração de madeira ao longo de muitos anos. Hoje se evidencia a existência de vegetação rasteira e grandes extensões de pastagens, com espécies do tipo braquiária, colonião, meloso e pernambuco, além de muita capoeira. Ainda há alguns resquícios de Mata atlântica em áreas de preservação ambiental, conhecidas como APAs, criadas em 2011 ou em algumas propriedades particulares.

        Sob todos esses aspectos, a Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Campus Mucuri localizado na referente cidade, realizou no comando da Professora Sheila Santos, da disciplina Ciência do Solo, a coleta de dados de perfis de solos nas proximidades da instituição. O local situa-se no Bairro Jardim São Paulo, Rua do Cruzeiro – 01, nas coordenadas geográficas de latitude 17°51’21”, longitude 41° 29’ 52”, de acordo com o Google Maps. Na figura 03 é possível observar com maior clareza.  As coletas foram feitas em diferentes dias, e em diferentes pontos da área.

[pic 3]

 Figura 03- Área de análise das aulas de campo. Fonte: Google Maps.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

  • Pisseta;
  • Pá;
  • Folhas de papel;
  • Carta de Munsell e Manual de descrição.

Nas datas de 03/08/2017 , 04/08/201, 10/08/2017 a turma da disciplina de ciência do solo foi levada para as práticas de campo nas intermediações da universidade. Divididos em grupos, seguimos basicamente o mesmo procedimento em cada prática para a caracterização de um perfil de solo aberto pelos próprios alunos. Para isso, foi necessário o uso de algumas ferramentas de manejo, como a enxada e a pá, que serviram para fazer a limpeza do perfil.

Depois de aberto, medimos com a fita métrica e dividimos os horizontes pela diferença de cor e consistência, cm auxílio de uma faca. Após terminada essa etapa, retiramos uma amostra de solo de cada perfil e então colocamos em folhas de papel para descrição conjunta. Primeiro identificamos a coloração das amostragens, tanto seca como molhada. Por intermédio de nossas mãos, depois analisamos as outras características, como tipo dos agregados, tamanho, graus, consistência e a textura, cerosidade e transição.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

DESCRIÇÃO GERAL – PRIMEIRA PRÁTICA

Perfil nº – 1         Data: 03/08/2017

Classificação: Latossolo Amarelo

Localização, município, estado e coordenadas - R. Cruzeiro, 01 - Jardim São Paulo, Teófilo Otoni - MG. Lat. 17°53'12.3" Long. 41°29'54.0" .

Cobertura vegetal sobre o perfil - Sob cobertura de gramíneas.

Situação de declive: inclinação mediana

Erosão: mediana

Altitude estimada: 160 metros

Relevo local: Ondulado

Relevo Regional: Mares de morros

Drenagem: bem drenado

Descrito e coletado por - CTT310 - B Ciência do Solo

 

DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA – SEGUNDA PRÁTICA

1ª camada: 0 - 05 cm. Cor Seca: 10 YR - 5/3 (Bruno). Cor úmida: 10 Y/R – 2/1 (Preto).  Agregados: Tipo granular, tamanho médio e grau moderado. Consistência seca: macia. Consistência úmida: friável. Consistência molhada: não plástica e não pegajosa. Textura argilosa e transição difusa. Sem cerosidade.

2ª camada: 05 - 10 cm. Cor Seca: 10 YR – 4/3 (Bruno). Cor úmida: 10 YR – 2/2 (...). Agregados: Tipo granular, tamanho grande e grau moderado. Consistência seca: solta. Consistência úmida: friável. Consistência Molhada: Não plástica e não pegajosa. Textura argilosa e transição gradual. Sem cerosidade.

3ª camada: 10 – 29 cm. Cor seca: 10 YR – 4/4 (Bruno - amarelado - escuro). Cor úmida: 10 YR – 3/4 (..). Agregados: Tipo granular, tamanho grande e grau moderado. Consistência seca: ligeiramente dura. Consistência úmida: firme. Consistência Molhada: não plástica e ligeiramente pegajosa. Textura argilosa e transição gradual. Sem cerosidade.

4ª camada: 29 – 77 cm. Cor seca: 7,5 YR – 4/6 (Bruno - forte). Cor úmida: 7,5 YR – 4/4 (Bruno). Agregados: Tipo bloco angular, tamanho grande e grau moderado. Consistência seca: dura. Consistência úmida: solta. Consistência molhada: não plástica e pegajosa.  Textura argilosa e transição gradual. Sem cerosidade.

5ª camada: 77 – 116 cm. Cor seca: 7,5 YR – 5/8 (...). Cor úmida: 7,5 YR – 5/6 (...). Agregados: bloco angular, tamanho médio e grau moderado. Consistência seca: dura. Consistência úmida: muito friável. Consistência molhada: não plástica e não pegajosa. Textura ´média e transição difusa. Sem cerosidade.  

6ª camada: 116 – 159 cm. Cor seca: 5YR – 6/8 (Amarelo – avermelhado). Cor úmida: 5 YR – 5/8 (Vermelho – amarelado). Agregados: Tipo bloco angular, tamanho pequeno e grau moderado. Consistência seca: ligeiramente dura. Consistência úmida: solta. Consistência molhada: não plástica e não pegajosa. Textura argilosa e transição difusa. Sem cerosidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (832.9 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com