TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO ETRHEL E O BORO NA INDUÇÃO FLORAL DO ABACAXI

Por:   •  11/4/2019  •  Monografia  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA-GOIÁS CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA.

WILLIAM DE FREITAS SANTOS

O USO DO ETRHEL E O BORO NA INDUÇÃO FLORAL DO ABACAXI

Itumbiara-GO

2019

WILLIAM DE FREITAS SANTOS

O USO DO ETRHEL E O BORO NA INDUÇÃO FLORAL DO ABACAXI

Monografia apresentada ao curso de Agronomia do Instituto Luterano de Ensino de Itumbiara, Goiás, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Agronomia, realizada sob orientação:

Profª Sandro Ângelo de souza

Itumbiara-GO

2019

RESUMO

No Brasil é mais comum se utilizar o carbureto de cálcio e o etefon (etrhel). A escolha do regulador a ser usado deve ser feita de acordo com o meio mais viável de aplicação para o produtor.

O abacaxi é a principal atividade econômica do município de Canápolis do Estado de Minas Gerais - MG, onde o trabalho foi realizado, a variedade utilizada é (Smooth Cayenne) conhecida como havaiano, é uma planta robusta, de porte semiereto e folhas praticamente sem espinhos.

O fruto tem formato cilíndrico, com peso entre 1,5 e 2 quilos, apresenta coroa relativamente pequena casca de cor amarela - alaranjada e polpa amarela, firme, rica em açúcar e de acidez elevada.

O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Apesar do que dita o senso comum, o abacaxi não é uma fruta cítrica.

Palavras-chave: Indução floral, etrhel , boro

ABSTRACT


In Brazil it is more common to use calcium carbide and etephon (etrhel). The choice of regulator to be used should be made according to the most viable means of application to the producer. In this work will be used plots of etefon (etrhel) and plots of etefon (etrhel) and boron. The pineapple is the main economic activity of the city of Canápolis in the state of Minas Gerais - MG, where the work was carried out, the variety used (Smooth Cayenne), known as Hawaiian, is a robust, semi- . The fruit has a cylindrical shape, weighing between 1.5 and 2 kilos, has a relatively small yellow - orange peel and a firm yellow flesh rich in sugar and high acidity. The fruit, when ripe, has a very acidic and often sweet taste. Despite what common sense dictates, pineapple is not a citrus fruit.

Keywords: floral induction, etrhel, boron

INTRODUÇÃO

 O abacaxi(Ananas comosus),

Conhecido em Portugal como ananás, é uma infrutescência tropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae

É um símbolo das regiões tropicais e subtropicais

Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie (Ananas comosus), que compreende muitas variedades frutíferas. Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero.

 O abacaxizeiro possui floração natural desuniforme e indesejável, que dificulta os tratos culturais e promove colheita aleatória, contribuindo para aumento no custo de produção. Em seu cultivo é essencial que o florescimento e frutificação ocorram de forma homogênea em um mesmo talhão, naturalmente isso não ocorre.  A resposta à ação desses fatores é diferentes em cada planta, que gera uma não uniformidade na produção, dificultando a realização de tratos culturais e fitossanitários pelo produtor. (CARVALHO et al., 2005).

A utilização de produtos que induzem a floração artificial, como o uso de reguladores permite uma produção mais homogênea, proporcionando ao abacaxicultor um melhor planejamento da época de colheita dos frutos através do uso desses fitos reguladores, o produtor tem a opção de colher frutos durante o ano inteiro se sua produção for dividida em talhões, podendo também escolher épocas de menor oferta, onde o preço da fruta é mais alto. (GPF/ ESALQ/USP 2013)

A indução floral deve ser realizada de 5 a 6 meses antes da colheita planejada e as plantas devem estar bem formadas, com 7 a 14 meses de idade, tempo que difere de acordo com a variedade utilizada.

A aplicação deve ser realizada de preferência ao anoitecer ou em horários com temperaturas amenas, como pela manhã ou em dias nublados. Se houver chuva dentro de 6 horas após o uso do regulador, a aplicação deve ser refeita.

Existem diversas opções de produtos para realização da indução floral no abacaxi. O uso de produtos para indução artificial da floração do abacaxi é atualmente uma prática indispensável na abacaxicultura através dessa prática, obtêm-se frutos em qualquer época do ano, possibilitando ao produtor escolher a época de produção onde ele irá ter maiores lucros, seja pelo preço de mercado ou pela possibilidade de produzir quando as condições ambientais forem menos favoráveis a pragas e doenças. (EMBRAPA e Fruticultura Tropical)

                     Este trabalho objetivou avaliar os efeitos da aplicação de etrhel e o boro na indução floral do abacaxizeiros o seus teores e distribuição ao longo da folha ‘D’ e características do fruto do abacaxizeiro ‘havaiano’. Além disso, é discutida a faixa de teor de B considerada adequada para o abacaxizeiro

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

                 2.1 Aspectos gerias da cultura do abacaxi do ethrel e boro

                  O abacaxizeiro é uma planta monocotiledônea, herbácea perene da família Bromeliaceae, que compreende aproximadamente 50 gêneros e 2000 espécies, cujos frutos apresentam cheiro e gosto característico, por isso no Brasil é chamado de ananás, que na língua guarani significa “fruto que cheira”. A provável região de origem do abacaxi está compreendida entre zonas centrais e sul do Brasil e o nordeste da Argentina e Paraguai (CUNHA; CABRAL, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (718.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com