TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e Evolução das Células/Célula Procariota e Eucariota/ Vírus

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 12

1)Qual era a composição do caldo primordial e quais os primeiros compostos de carbono que se formaram nos mares e oceanos primitivos?R: Era constituída de elementos como aminoácidos, compostos orgânicos, síntese preobiotica ,proteínas ,nucleotídeos ,RNA. As moléculas dissolvidas no caldo primordial uniram-se para forma os primeiros compostos contendo carbono, como proteínas e aminoácidos.

2) Explique como era atmosfera primitiva e sua constituição.R: A atmosfera primitiva detinha em sua composição gases com substâncias venenosas, a realidade inviável à vida sofreu alterações positivas a partir do surgimento dos oceanos e das plantas (marinhas) que, por meio do processo de fotossíntese, mudou a condição adversa.

3) Explique por que a atmosfera atual não seria favorável ao surgimento das primeiras formas de vida nos ambientes aquáticos do planeta Terra.R: Pelo simples fato de que na atmosfera atual existe o oxigênio ,e as primeiras formas de vida usaram a ausência de oxigênio para seu surgimento.

4) Explique o que é síntese prebiótica. R:A síntese prebiótica aconteceu a partir da sopa nutritiva que era rica em moléculas inorgânicas, e continha em solução gases que constituíam a atmosfera daquela época, sob a ação do calor e radiação ultravioleta, vindos do sol.e de descargas elétricas, oriundas das tempestades que eram muito frequentes, as moléculas dissolvidas no caldo primordial combinaram-se contendo carbono, substâncias como proteínas e ácidos nucleicos teriam aparecidos espontaneamente, através da união e agitação dessas moléculas.

5) Cite as três circunstâncias pelas quais favoreceu o acúmulo dos compostos de carbono nos mares e oceanos primitivos .R :Tempo,ausência de oxigênio e espaço.

6) Caracterize várias vezes as células primordiais ou primitivas que surgiram nos mares e oceanos. R :Essas células eram muitos simples,assim,.não eram capazes de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas.

7) Explique como surgiram os gases oxigênio e ozônio na atmosfera.R: O oxigênio liberado pela fotossíntese realizada pelas células autótrofas foi se acumulando na atmosfera, isso produziu grandes alterações, pois as moléculas de oxigênio difundiram para as alturas mais elevadas da atmosfera,onde se romperam sob a ação ultravioleta,originando átomos de oxigênio,muitos desses recombinaram para forma o ozônio,que tem grande capacidade de absorver o ultra violeta.

8) Explique como surgiram as células eucariotas e caracterize-as várias vezes.R:A origem das células eucariontes surgiram a partir de organismos ancestrais anaeróbicos procariontes,promoveu maior complexidade, portanto uma especialização da estrutura celular.

9) Explique o que são processos endomembranas e endossimbiose e quais as organelas que surgiram nas células eucariotas através de cada um dos fenômenos.R: O sistema endomembranas é maior parte do volume de uma célula eucariótica constituído pelo retículo endoplasmatico, pelo complexo de golgi e pele membrana nuclear,entre suas principais organelas estão Retículo Endoplasmático Rugoso, Retículo Endoplasmático Liso, Complexo de Golgi, Endossomas, Lisossomas e Peroxissomas..A endossimbiose ocorreu quando células eucariotas fagocitaram células menores indenticas,essas células sofreram uma perda de material genético,para a celular maior,tornando uma organela que se originou-se uma mitocôndria,a organela mais importante dentro de um célula.

10) Explique as seguintes estruturas e organelas da célula eucariota ressaltando sua estrutura e função.

a) Complexo de Golgi R:È a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular. Funções: secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso.

b) mitocondrias R:Possui duas membranas. São organelas presentes no interior das células animais.Funções: são elas que realizam o processo de respiração celular.

c) ribossomos R: São pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso. Funções: atuar na síntese das proteínas e na síntese das cadeias polipeptídicas. estruturas citoplasmáticas.

d) retículo endoplasmático (liso e rugoso)R: O Retículo Endoplasmático é uma organela presente no interior das células dos seres eucariontes.Funcções: Atua no processo de síntese e transporte de proteínas e no transporte intracelular e Participa do metabolismo de lipídios. Sistema de canais e canalículos formados por membranas que possuem continuidade com o núcleo celular.

e) membrana plasmática R: È um envoltório celular que é responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. Formada por lipídios e substâncias oleosas.

f) peroxissomos R: São organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio

11) Explique porque os vírus são parasitos intracelulares obrigatórios. R:Um vírus não é capaz de se multiplicar,exceto quando parasita uma célula de cujas enzimas se utiliza para a síntese das macromoléculas,que irão formar novos vírus.Eles não contam com todas as enzimas nem as estruturas necessárias para a fabricação de outros vírus.são portanto parasitas intracelulares obrigatórios.

12) Qual é a constituição e formação de um vírus?R: Não possui estruturas celulares,são formados basicamente por uma cápsula protéica denominada capsômero que contém em seu interior um só tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA, nunca ambos. Alguns vírus mais complexos podem apresentar também lipídios e glicídios presos à cápsula.

13) Explique os conceitos abaixo e dê exemplos de:

a) Biopolímeros R:São polímeros produzidos por seres vivos. Celulose, amido, quitina, proteínas, péptidos, ADN e ARN são exemplos de biopolímeros, nos quais as unidades monoméricas são, respectivamente, açúcares, aminoácidos e nucleotídeos.

b) Homopolímeros R: Os biopolimeros são materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas.A matéria-prima pincipal para a sua manufatura é uma fonte de carbono renovável, geralmente um carboidrato derivado de plantios comerciais de larga escala como cana-de-açucar, milho, batata, trigo e beteraba; ou óleo vegetal extraído de soja, girassol, palma ou outra planta óleaginosa.São exemplos:polilactato(PLA), polihidroxialcanoato (PHA), polimeros de amido(PA) e xantana (Xan).

c) Heteropolímeros R:São aqueles polímeros que apresentam a mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com