TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinta Preta dos Citrus

Por:   •  14/8/2022  •  Resenha  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Unopar - AGRONOMIA

Pinta Preta do Citrus – Phyllosticta citricarpa

Caso do produtor Sr. Claudio

Campo Grande/MS

 maio/2022

Universidade Unopar – AGRONOMIA

Pinta Preta do Citrus – Phyllosticta citricarpa

SGA Caso do produtor sr. Claudio

Campo Grande/MS

maio/2022

INTRODUÇÃO

        

O termo agricultura é a arte de cultivar os campos, destacando as práticas e técnicas utilizadas para obtenção dos produtos agrícolas.  O processo de transformação da agricultura esteve sempre ligado a evolução das tecnologias antropológicas o longo dos tempos, e atualmente os insumos agrícolas são fundamentais para a alta produção demandada pelo mercado.

O objeto de estudo deste trabalho é a Pinta Preta do Citros, doença de maior importância na citricultura brasileira e mundial, causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa que causa a queda dos frutos antes de seu momento ideal de colheita.

Neste trabalho será abordada a descrição do fungicida a base de azoxistrobina, da ação do fungicida estrobilurina no patógeno, o metabolismo das plantas e será apresentada as características morfológicas do caso.

Assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) de pesquisa bibliográfica que terá como problema a queda prematura de frutos chamada aqui “Pinta preta dos Citros”, e tem a partir do caso do produtor Cláudio, que em sua região junto de outros produtores associados a Cooperativa AgroCitros. Desse modo, este trabalho poderá possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre aos acadêmicos.  

Ademais, o resultado desse trabalho possui com intento contribuir para solução de problemas inerentes ao caso apresentado nesta situação e outras particularidades próximas.

  1. Análise da queda dos frutos

        A partir dos dados apresentados no portifólio de Situação Geradora de Aprendizagem, foram feitas as seguintes representações:

[pic 1]

Gráfico 1: Índice percentual de queda de frutos (CELESTINO, Eder, 2022)

        Observando no gráfico é possível observar a expressão construída na função y = 0,682x, de caracterização linear, contemplando domínio, contradomínio e lei de formação, que demostra o índice de queda percentual, ocasionada por Pinta Preta, em função das safras.

[pic 2]

Gráfico 2: Linha de tendencia de queda de frutos em função da Pinta Preta. (CELESTINO, Eder, 2022)

        Portanto, a função construída, e em que o padrão nos índices de queda fique o mesmo nos próximos anos, a partir da safra 2021-2022 e 2022-2023 o índice de queda será maior que 5,22% considerando o período observado, a taxa da variação do índice de queda de frutos em relação às safras, ou seja, a queda foi de 0,77%, no período, indicando a existência das quedas ao longo do tempo.

  1. Descrição do Fungicida

Azoxistrobina é o nome comum ISO para um composto orgânico que é usado como fungicida. É um ingrediente ativo sistêmico de amplo espectro amplamente utilizado na agricultura para proteger as plantações de doenças fúngicas. Possui fórmula molecular C22H17N3O5 com estrutura conforme imagem abaixo:

 [pic 3]

Figura 1: Estrutura molecular da Azoxistrobina. (https://en.wikipedia.org/wiki/File:Azoxystrobin_colour.svg)

A azoxistrobina é uma ariloxipirimidina com um esqueleto 4,6-difenoxipirimidina em que um dos anéis fenilo é ciano-substituído em C-2 e o outro carrega um substituinte 2-metoxi-1-(metoxicarbonil) vinil, também em C-2. Um inibidor da respiração mitocondrial, bloqueando a transferência de elétrons entre os citocromos b e c1, é amplamente utilizado como fungicida na agricultura. Tem um papel como um inibidor do complexo citocromo-bc1 mitocondrial, um xenobiótico, um contaminante ambiental, um agroquímico antifúngico e um inibidor externo de quinona. É um nitrilo, uma ariloxipirimidina, um éster enoato, um éter enol, um éster metílico e um agente antifúngico metoxiacrilato estrobilurina.

Além da fórmula estrutural, para identificar um carbono quiral, devemos lembrar que esse carbono apresenta obrigatoriamente quatro ligantes diferentes:

[pic 4]

Figura 2: representação de carbono quiral (https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/como-identificar-um-carbono-quiral.htm)

Os carbonos quirais consistem em um átomo de carbono sp3, ou seja, um átomo de carbono que forma apenas uma ligação simples e possui quatro grupos de ligação diferentes. Quiralidade é um termo em química orgânica usado para designar moléculas que não se sobrepõem em suas imagens especulares. Nesse sentido, deve-se entender que a azoxistrobina possui um carbono quiral.

  1. Ação do fungicida estrobilurina no patógeno

        O composto estrobilurina é um composto retirado dos cogumelos que crescem em pinhas em decomposição na natureza. Foi observado inicialmente como um fungo que inibia o crescimento de outros fungos e então iniciou-se o estudo das substâncias presentes nesse fungo. (Ikeda, 2002)

[pic 5]

Foto: David Mitchel.

As estrobilurinas são dois antibióticos antifúngicos que foram isolados a partir do micélio de Strobilurus tenacellus cepa n. 21602.O. As Estrobilurinas A e B são altamente ativas contra leveduras e fungos filamentosos. Os ingredientes ativos dessa substância bloqueiam a transferência de elétrons entre o citocromo b e o citocromo c1, no sítio QoI, interrompendo o fluxo de energia da célula do fungo pela falta de produção de ATP. Conforme figura a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com