TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Implantação da Jabuticabeira

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Plano de Implantação da Jabuticabeira

Disciplina: Fruticultura

Curso: Engenharia Agronômica

                                                 Autores: Ana Flávia do Prado Arruda

Gabriel Vinicius de Almeida Costa

Cuiabá – Mato Grosso

2019

SUMÁRIO

  1. Introdução...................................................................... 02
  2. Plano de Implantação da Jabuticabeira.............................. 03

          2.1 As melhores práticas de preparo do solo para uma área.... 03

          2.2 Ambiente químico propício para a planta...................03

          2.3 Conservações da umidade e uso eficiente da água........... 03

2.4 Qualidades e tipos de adubo......................................... 03

2.5 Variedades – a melhor para cada condição....................... 03

2.6 Propagações escolhida e como deve ser realizada.............04

2.7 Espaçamento e densidade de população apropriada.......... 04

2.8 Controles adequados de pragas, doenças e plantas daninhas.. 04

           2.9 Métodos e épocas corretas de plantio e colheita................05

            2.1.1 Cronograma de todas as operações a serem realizadas.......05

               2.1.1 Armazenamento dos produtos corretamente.....................06

3. Considerações finais .................................................... 07

4. Referências bibliográficas .............................................07


Introdução

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir sobre as melhores formas de cultivo jabuticabeira de origem na Mata Atlântica Brasileira, uma espécie de frutífera de clima subtropical, mas que se adapta em qualquer ambiente, cultivada em todo o Brasil, com alto pico de crescimento e frutos de ótima qualidade.  Neste plano de implantação da frutífera Jabuticaba iremos mostrar a melhor forma de cultivo, desde a preparação do solo até a época de colheita, independentemente do seu local de plantação, podendo ser para fins comerciais, familiar (produzindo em chácaras, sítios, quintais). O conteúdo do trabalho dispõe as melhores práticas de preparar o solo, o melhor ambiente, os tipos de adubo, forma de irrigação, variedades, épocas de plantio e colheita, foi realizado a partir de pesquisas conduzidas pelos alunos apresentados, em artigos publicados. A partir desses o conteúdo irá conduzir a situação do plantio da jabuticaba com seus desafios e objetivos a serem vencidos.


                   Plano de Implantação da JABUTICABEIRA.

  • As melhores práticas de preparo do solo para uma área: Para iniciar o plantio da Jabuticaba será necessário a limpeza do solo, sendo assim preparando-o, com aração, drenagem e gradagem no local, desenvolver um solo fértil, bem argiloso e com bom suprimento de água (adubação com os nutrientes que a planta precisa),rico em matéria orgânica utilização de estercos e superfosfatos para que a planta desenvolva bons frutos.

  • Ambiente químico propício para a planta: Clima subtropical, local com grande disposição de luminosidade (diretamente na árvore na maior parte do dia) e umidade, devido a jabuticabeira ter a capacidade de adaptação a diversos climas, tolera tantos os climas tropicais e subtropicais quanto as geadas (não sendo muito longas).

  • Conservação da umidade e uso eficiente da água: Para a conservação da umidade será necessário a irrigação todos os dias (poucas doses diárias é a melhor situação), variando de acordo com o clima predominante na região, sendo assim, conseguindo manter a conservação da umidade.
  • Qualidades e tipos de adubo: A melhor qualidade de um adubo para a planta é aquele caseiro ou industrial, aquele que é desenvolvido especificamente para frutíferas (aplicação de um adubo rico em NPK, cálcio e magnésio). Quando aplicado deve-se tomar alguns cuidados quando a forma de distribuição deste adubo, tais como: um espaçamento entre o caule e a árvore, irrigando lentamente para que o produto seja bem absorvido pela planta, realizando esses procedimentos em horários de sol ameno, obtendo assim qualidades dos frutos e resistência da jabuticabeira.
  • Variedade – a melhor para cada condição: Indicamos as variedades das espécies mais produtivas. A JABUTICABA RAJADA: melhor para o clima substropical, em solos de fertilidade natural, profundos e bem drenados, uma espécie que tem resistência a grandes períodos de geadas, seus frutos são grandes e muito saborosos, com sua manutenção mediana. JABUTICABA PONHEMA: uma planta que contém um grande porte, com uma ótima produção de frutos. JABUTICABA SABARÁ: necessita de solos bem férteis com boa capacidade de reter a umidade, seus frutos são grandes, tem um crescimento médio, mas muito produtiva.
  • Propagação escolhida e como deve ser realizada: Propagação vegetativa por ESTAQUIA; o método de propagação mais simples e com o crescimento mais rápido, que consiste na regeneração dos tecidos e emissão de raízes. Para a realização da estaquia é necessário utilizar de ramos mais novos, saudáveis e sem flores, fazendo um corte na transversal, retirando as folhas da base e enterrando a base da outra estaca, tomar cuidado com as chuvas para que as estacas não fiquem encharcadas, ventos fortes e a proteção do sol, o tempo destinado a estaca será de acordo com o seu ambiente e o tipo de espécie, sendo possível variar entre as produções de jabuticabeira.
  • Espaçamento e densidade de população apropriada: Para se obter uma alta produção e evitar que a produção seja prejudicada, é necessário delimitar a área em que a cultura irá explorar no seu período de desenvolvimento, sendo assim, atendendo as necessidades da planta e não intervindo na sua capacidade de produção. Em relação ao espaçamento eles podem variar de 7x7, 7x8 e 8x8 metros, quando o cultivo for a pomares comerciais. Já em outros cultivos como o de quintais, chácaras ou em locais com áreas restritas reduzirá as medidas para 5x5 ou 6x6 metros.
  • Controle adequado de pragas, doenças e plantas daninhas: O controle só é recomendado a partir do momento em que se observa danos econômicos. Com relação a doenças fúngicas na qual ataca a jabuticabeira, são diversas e alguns métodos de controle correspondem aos tipos de fungos, faz-se necessário a retirada de ramos em excesso, pulverização, quinzenais de calda cúpricas, entre outros. No caso de pragas, adota-se medidas também em relação as pragas, tendo como exemplo a cochonilhas que seu controle exige raspar e pincelar os ramos atacados com calda sulfocálstica. Segundo Gomes.

Segundo Andersen & Andersen citados por Donaldo (2000) o controle da moscas das frutas pode ser realizado mediante o uso de iscas envenenadas. Todavia para controlar as daninhas é recomendável manter o pomar limpo, roçado entrelinha capina ou uso de herbicidas na linha.

  • Métodos e épocas corretas de plantio e colheita: Recomendam-se métodos para produção do tipo enxeria e estaca, ou via semente. Tendo em vista a enxertia é o método mais rápido que possibilita o inicio de produção em quatro ou cinco anos. Para o plantio a escolha por solos profundos e férteis é um fator indispensável. São culturas oriundas de regiões subtropicais, porém apresentam boa adaptação em diferentes climas. Decorrente das etapas anteriores, a colheita pode acontecer de uma a duas produções ao ano, nos meses entre agosto e setembro e janeiro e fevereiro devido sua grande frutificação.
  • Cronograma de todas as operações a serem realizadas:

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JULH

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Preparo da área

Plantio

Adubação

Irrigação

Produção

Colheita

  • Armazenamento dos produtos corretamente: Manter as jabuticabas em temperatura ambiente a 25C, usando embalagens como; filme PVC, plástico de polietileno, sob recipientes refrigerados. Com tudo as técnicas pós-colheita para armazenamento confere a prolongar o período de conservação sem intervir na qualidade das jabuticabas.

Considerações finais

Desta forma, finalizamos o trabalho com as problemáticas resolvidas e com o plano de implantação da jabuticabeira adequado para os tipos de produção que deseja. Sendo assim, necessário a compreensão do plano e melhor entendimento das questões para que tudo ocorra da melhor maneira possível, sendo vantajoso para o produtor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com