TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECOMENDAÇÃO CALAGEM E ADUBAÇÃO

Por:   •  5/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.042 Palavras (13 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 Introdução..........................................................................................4

1.2  ANALISE DO SOLO..............................................................................5

2. ALFACE...................................................................................................5

3. mILHO......................................................................................................8

4. PLANTAS INVASORAS:..........................................................................9

5. RECOMENDAÇÃO CALAGEM E ADUBAÇÃO.................................... 10

6. PLANTIO MILHO IRRIGADO............................................................... .15

7. Conclusão.........................................................................................17

8. aNEXOS.................................................................................................

18


  1. INTRODUÇÃO

Visitou-se a propriedade Eco Florestal, do Francisco Moraes do qual possui sete anos trabalhando na mesma, localizada na Gleba Rio Vermelho, no momento a área de hortaliças está recomeçando, por falta de mão de obra e situação financeira do qual todo o país se encontra, possui apenas um funcionário. Sendo duas áreas de estudo, enfrentando muita dificuldade, sendo a primeira área de hortaliças, começou a pouco tempo trabalhar com alfaces hidropônica, sempre há mercado para hortaliça hidropônica, seu investimento é em folhosas como, alface americana, alface crespa e alface lisa.

O grande problema de hortaliça é a mão de obra tanto para pequeno, médio e grandes produtores, na área de hortaliças temos que trabalhar todos os dias, não possui feriados.

O segundo estudo do Senhor Francisco é o milho verde, porém está seco, pela falta de água e necessidade de calagem, possuem níveis de fósforo elevados, porque era horta de eucalipto no local, sendo um solo Quartzarênico.

O histórico de uso não tinha doença de Septoriose, ano passado começou a ter problemas com mela, Septoriose, começou surgir problemas nas mudas, antes era substrato comercial, hoje em dia é substrato retirado da propriedade ao lado, solo argiloso e substrato são necessários ser colocados em cima de uma camada de lona fina e deixar no sol do qual os raios ultra violetas mata o que tiver.

No campo as raízes superficiais, pouco agressivas para ocupar canteiro, o esterco utilizado como já falado acima é bovino do lavador, lava-se, acumula, deixa fermentar e aplica entre 30 e 50 toneladas por ano, na propriedade do senhor Francisco a argila esta no limite mais ainda cultiva, a declividade da área é 0,5% a 1%, água para irrigação é poço artesiano do qual resulta 0% de problemas.

  1. ANALISE DE SOLO

Histórico da área para milho verde, o nível de P está alto para textura arenosa, pois antigamente na área a fertirrigação na muda eucalipto escoava muito para o solo e a saturação de base está baixa.

  1. ALFACES

Alface americana: É usada muito para fast-food, pois ela suporta a temperatura do lanche, da chapa, a alface americana Tainá é que melhor suportou e adaptou-se no estado de Mato Grosso, porém ainda se tem pouco trabalho cientifico.

Alface crespa: Suporta Septoriose, altas temperaturas comparando com a lisa, não são tão exigentes em fertilidade, as duas mais plantadas são as Marisa e Vanesa, porém a Grand Rapids ganhou o mercado.

Alface lisa: Possui a alface lisa sem cabeça e com cabeça, a com cabeça não é plantada no Mato Grosso por não tolerar o clima são mais plantadas no estado de Goiás, porém é considerada alface de primeira, padrão ótimo, tendo a variedade no Brasil 303 e Carolina. O produtor não planta alface lisa por três motivos, o primeiro por exigir do clima mais frio, o segundo é extremamente exigente em adubação do solo e o terceiro motivo, as lisas não tolera septoriose a queima da saia.

Preparo do solo: Enxada rotativa trabalha bem, micro trator, o uso exagerado se o produtor não alterar o ponto de profundidade, as laminas ocorre o processo de espalhamento obtendo problemas de drenagem.

Bandejas plásticas: Hoje é a tendência, a de isopor, quebra facilmente, sempre existe espaço que pode haver restos de substrato tendo doença, o substrato fica aderido a muda, danificando assim a mesma, já as bandejas de plásticos não ocorre isso.                                                                                                                                                

Para evitar que contamina todo o canteiro, tem que ter a qualidade da muda.

1– A base da muda tem que ser alta, evitar que a bandeja entre em contato com o solo contaminado.

2– As bandejas quando vai ser transportada para o canteiro, provavelmente fica em cima no canteiro, quando vamos reutilizar temos que tratar com a solução de água sanitária ou deixar no sol (raios ultra violeta), o melhor controle.

Transplante de mudas: Muda e raiz nua, atrasa o ciclo em 5 dias muda ideal são de 4 a 6 folhas, muda maior, não controla irrigação, melhor horário do transplante é de 5:30 até 7:00 horas da manhã. Passo correto é com dedos ou pedaço de madeira, segura pelo coleto, retara pelo coleto e fecha o buraco de terra sendo que o solo deve ficar em contato com o coleto. Os erros que mais acontecem são enterrar a muda, do qual a gema apical vai fermentar e morre, outro erro é estar muito na superfície do qual que encharca o substrato a gema reseca e morre. Enraizamento, observar quantidade de raízes finas entre linhas é alumínio zero, raízes profundas são solos bem drenados, porém tem a necessidade de calagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com