TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Adubação e Calagem

Por:   •  11/11/2019  •  Exam  •  4.888 Palavras (20 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação Norte do Rio Grande do Sul – CESNORS

Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais

Disciplina de Fertilidade do Solo

 

Projeto de Adubação e Calagem

Acadêmicos:

Luciana Moro

Naiana Bonafé

Schayana Pavelski

Stefani Barbosa

Frederico Westphalen, Novembro de 2014.

Sumário

INTRODUÇÃO        1

OBJETIVOS        4

OBJETIVOS GERAIS        5

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

DESCRIÇÃO DA ÁREA        1

Digite o título do capítulo (nível 2)        2

Digite o título do capítulo (nível 3)        3

PLANO DE AMOSTRAGEM DA ÁREA        4

Digite o título do capítulo (nível 2)        5

Digite o título do capítulo (nível 3)        6

RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM        1

Digite o título do capítulo (nível 2)        2

Digite o título do capítulo (nível 3)        3

RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO        4

Digite o título do capítulo (nível 2)        5

Digite o título do capítulo (nível 3)        6

CUSTOS DE ADUBAÇÃO E CALAGEM        1

CUSTOS COM CALAGEM        2

     CUSTOS COM ADUBAÇÃO        3

CONCLUSÃO        4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        4

ANEXOS        4

INTRODUÇÃO

        O solo é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, liquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, contendo matéria viva e ocupando a maior porção do manto superficial das extensões continentais do planeta (Embrapa, 1999).

Em todo território do mundo existem diversos tipos de solo. Para fazer um bom uso do solo é preciso conhecer suas particularidades e dividir grandes extensões em pequenas glebas, para posterior agrupa-las conforme características semelhantes, formando áreas homogêneas.

A utilização racional dos recursos naturais e do espaço deve ser feita de acordo com a vocação natural do ambiente. Por isso é necessário o conhecimento dos atributos ambientais para um planejamento da utilização do espaço para que o mesmo consiga expressar seu máximo potencial produtivo.

O uso das terras de acordo com sua aptidão agrícola e a adoção de práticas de cultivo e conservação do solo que permitam corrigir as limitações e favoreçam a produtividade das terras, são os princípios básicos para a sustentabilidade da produção.

A realização do planejamento de uma propriedade é de fundamental importância para obter-se sucesso e lucratividade em qualquer atividade desenvolvida na área. O planejamento se faz necessário para auxiliar nas tomadas de decisões dentro da propriedade. No meio rural qualquer atividade está relacionada com o uso do solo, para isto é preciso fazer um bom planejamento desde análise de solo até a correção e a adubação indicada para a (s) cultura (s) que se pretende produzir, sempre procurando altas produtividades e manutenção de uma boa condição de solo para as plantas conseguirem expressar todo seu potencial produtivo.

O diagnóstico da fertilidade do solo é uma das ferramentas que pode conduzir ao melhor aproveitamento dos recursos de uma unidade de produção e, por extensão, ao processo mais amplo de desenvolvimento agrícola e rural. O solo ou a planta devem ser analisados para que se possam determinar possíveis problemas nutricionais. Portanto, a análise laboratorial é um recurso que identifica a fertilidade e potencialidade do solo, sendo um instrumento de auxilio ao produtor rural, que juntamente com o laudo de análise técnica possibilita o aumento da lucratividade das culturas. (LIMA, ALMEIDA, 2002).

De acordo com CARNIERI e colaboradores (2002), a análise do solo representa para a maioria das culturas, especialmente para as anuais, um dos principais instrumentos de indicação das quantidades necessárias de corretivos e fertilizantes, avaliando, assim, a fertilidade química do solo e determinando a acidez e disponibilidade de nutrientes às plantas, sendo um importante instrumento na orientação da tomada de decisões.

Sendo assim, é muito importante seguir os aspectos técnicos da aplicação de adubos para se construir um sistema de produção eficiente, tendo como resultado, aumentos significativos da produtividade e da produção, tendo sempre em vista uma produção sustentada, lembrando sempre que os fertilizantes devem ser usados com prudência, uma vez que são extraídos de rochas (recursos naturais não renováveis) ou produzidos em indústrias químicas oferecendo riscos ao meio ambiente, além de que os fertilizantes, se usados de maneira inadequada, podem causar poluição de solos e cursos de água.

O presente projeto é uma atividade prática da disciplina de Fertilidade do Solo, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Nesta atividade deve ser feito o planejamento das atividades de uma propriedade rural, com ênfase na amostragem de solo, recomendação de adubação e calagem para cultura de grãos e forrageiras, frutíferas e espécies florestais.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

        Elaborar um projeto de calagem e adubação, visando melhorar a capacidade produtiva das áreas e a minimização das despesas com adubação e a maximização da produtividade.

        Objetivos Específicos

  • Recomendação adequada às exigências das culturas de grãos, forrageiras e de espécies florestais visando à melhoria na produtividade.
  • Recomendar calagem nas áreas que apresentem a necessidade de correção de acordo com a cultura.
  • Desenvolver a planilha dos gastos, apresentando os custos para atingir a produtividade esperada.
  • Ter noção dos custos e necessidades de adubação e calagem para cada cultura.
  • Saber planejar atividades agrícolas, procurando a sustentabilidade e máxima produtividade de cada cultura.

DESCRIÇÃO DA ÁREA

        A propriedade localiza-se no distrito de São José, no município de Campos Borges – RS. A área foi dividida em três pequenas áreas para melhor descrever suas características. A seguir será detalhada cada uma delas.

        Gleba 1 – Cultura de Grãos

        Área 1 cemitério

        Área 2 frente Ivo

        Área 3 tapera

        Segundo OLIVEIRA (2008) a exigência nutricional e o potencial de exportação da soja (Glycine Max L.) são características determinadas por fatores genéticos, influenciados pelo clima, pela fertilidade do solo e pelo manejo cultural, estas informações são fundamentais para a indicação de adubação da cultura, pois quantifica as necessidades nutricionais mínimas que devem ser complementadas ao solo previamente antes de cada cultivo para a manutenção da fertilidade e para garantir o potencial produtivo da cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (88.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com