TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS E NECESSIDADE DE CALAGEM EM ÁREA DEGRADADA DO CERRADO NO TRIÂNGULO MINEIRO

Por:   •  29/3/2021  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS E NECESSIDADE DE CALAGEM EM ÁREA DEGRADADA DO CERRADO NO TRIÂNGULO MINEIRO

(MINAS GERAIS, BRASIL)

SILVA, A. H. D; PEREIRA, Juliana Sousa; RODRIGUES, Sílvio Carlos. Desenvolvimento inicial de espécies exóticas e nativas e necessidade de calagem em área degradada do Cerrado no triângulo mineiro (Minas Gerais, Brasil). Agronomia Colombiana. Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, p. 287-292, jun./2011.

         No artigo em questão, o autor descreve o Cerrado como um bioma altamente rico e favorável para algumas culturas, porem essa riqueza, o clima e outros fatores, fizeram a economia do Brasil e do mundo transformarem esse território em alvo da expansão agropecuária para produção de alimentos e energia. Esse interesse econômico está trazendo consigo o avanço da degradação de um território que presta muitos serviços ecossistêmicos para o território nacional e internacional, hoje em dia pode-se dizer que cerrado é um bioma diverso, mas igualmente ameaçado. O autor destaca que uso da monocultura nessa região afeta diretamente a biodiversidade das espécies de árvores nativas que são enxergadas como “espaços vazios” prontos para serem cobertos com monocultura. Isso faz parte de um desenvolvimento econômico não sustentável que tem em mãos biomas essenciais para a vida do planeta, colocando em perigo as gerações futuras, usando os recursos desenfreadamente, desmatando,  utilizando fertilizantes, ocupando e manejando o solo de forma inadequada  trazendo uma realidade ameaçadora ao cerado e suas árvores nativas.

         Em contrapartida a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na região do Triângulo mineiro, traz nesse trabalho uma ideia de solução, no qual se objetiva em sanar a degradação do solo principalmente em áreas de erosão, tentando retornar as condições naturais mínimas para o estabelecimento de espécies exóticas e nativas. Utilizando de 8 espécies arbóreas: (Acacia mangium), (Gliricidiam sepium), (Mimosa artemisiana), (Acacia auriculiforme), (Gonçalo Alves - Astronium fraxinifolium), (Mutamba - Guazuma ulmifolia), (Angico vermelho - Anadenanthera macrocarpa), e (Ingá - Inga edulis). A pesquisa conduziu essas espécies em um plantio, passando por procedimentos de correção da acidez do solo baseados com uso do calcário e nutrição com a inoculação usando Rizóbio e Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs), onde foi observado seu desenvolvimento inicial utilizando de tecnologias de baixo custo como a calagem, que acelera o processo de fertilização e cobertura do solo, porem não descreveu claramente os fungos agem no desenvolvimento da planta. Contudo as espécies demostraram um enorme potencial para utilização na sucessão ecológica podendo ser usadas para restabelecer a vegetação em áreas degradadas, onde constatou - se que o a calagem não é tão necessária para o desenvolvimento inicial dessas espécies.

         O artigo traz para o leitor uma realidade local do Cerrado e que também atinge o mundo, a destruição de biomas para o crescimento econômico, e traz soluções com ideias sustentáveis, como um olhar mais atencioso para este bioma. O Cerrado e suas espécies arbóreas fazem parte da vida dos brasileiros em conjunto com sua biodiversidade e os serviços que este bioma oferece, atualmente 51% do cerrado brasileiro está em estado de degradação sendo, mais rápido que o avanço sobre a Amazônia, e precisa ser solucionado e a partida se encontra em trabalhos como esse que visam soluções onde o meio ambiente se desenvolve junto a humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com