TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDEZ DO SOLO E CALAGEM

Por:   •  3/8/2015  •  Resenha  •  8.613 Palavras (35 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

Profª : Lúcia Helena Pereira Nóbrega

Disciplina: Fitotecnia

ACIDEZ DO SOLO E CALAGEM

1 – INTRODUÇÃO

        A calagem é considerada uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência dos adubos e conseqüentemente, da produtividade e da rentabilidade agropecuária.

        Apesar deste fato, ainda é sub-utilizada, tendo em vista a pouca informação repassada ao agricultor.

        

2- CONCEITO DE ACIDEZ

        O conceito químico mais simples de ácido é suficiente para ilustrar as idéias relacionadas à acidez dos solos.

        Ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons hidrogênio (H+)  de acordo com a seguinte reação:

        HA  H+ + A -. O ácido HA, em solução aquosa, dissocia-se no cátion H+ e no ânion A-. Ácidos fortes dissociam-se completamente; ácidos fracos (que se assemelham mais aos problemas de acidez em solos) dissociam-se muito pouco.

        Pela pouca dissociação de ácidos fracos, ocorrem nas soluções aquosas concentrações muito baixas de H+, que seria difícil representá-las em frações decimais. O conceito pH foi introduzido para representar a concentração de H+ definido por:

[pic 2]

Para uma concentração 0,000001 molar ou 10-6M em H+, o pH será 6.

        A escala de pH varia de 0 a 14. Em solos, podem ser encontrados valores de 3 a 10, com variações mais comuns em solos brasileiros entre 4,0 a 7,5. Solos com pH abaixo de 7 são considerados ácidos; os com pH acima de 7 são alcalinos, como segue a escala de pH abaixo:

        0----------------------------------- 7  -----------------------------------14[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

2.1 - Natureza da acidez do solo

        Os solos ácidos apresentam características semelhantes a um ácido fraco. Segundo BOHNEN (1995), um ácido fraco é aquele que apresenta pequena dissociação quando dissolvido em água, como o ácido acético, cuja equação de dissociação é:

CH3COOH        H+ + CH3COO-

Em contrapartida, os ácidos fortes dissociam-se completamente.

        Os ácidos fracos (e solos ácidos) também apresentam a propriedade de resistir à mudança de pH pela adição de base. E essa resistência que os solos ácidos e ácidos fracos, apresentam para alterar o pH, é denominada de poder tampão.

3 - ORIGEM DA ACIDEZ DOS SOLOS

        Os solos podem ser naturalmente ácidos devido à própria pobreza em bases do material de origem, ou a processos de formação que favorecem a remoção de elementos básicos como potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), sódio (Na), etc. Além disso, os solos podem ter sua acidez aumentada por cultivos e adubações que levam a tal processo.

        Em qualquer caso, a acidificação se inicia, ou se acentua, devido à remoção de bases da superfície dos colóides do solo.

        A acidificação do solo pode ocorrer, principalmente, de duas formas: A primeira ocorre naturalmente pela dissociação do gás carbônico:

CO2 + H2O  H+ + HCO3- .

O H+, transfere-se então para a fase sólida do solo e libera um cátion trocável, que será lixiviado com o bicarbonato. Esse fenômeno é favorecido por valores de pH elevados, tornando-se menos importante em pH baixos, sendo inexpressivo a pH abaixo de 5,2. Portanto, em solos muito ácidos não é provável uma grande acidificação através do bicarbonato.

        Não obstante aos diversos benefícios da adubação no aumento da produtividade agropecuária, a segunda causa da acidificação é ocasionada por alguns fertilizantes (sobretudo amoniacais e a uréia) que durante a sua transformação no solo (pelos microorganismos) resulta H+:

 Amoniacal: 2NH4+ + 3O2                2NO2- + 2H2O + 4H+

 Uréia: CO (NH2)2  +  2H2O             (NH4)2 CO3  (o NH4+ formado reage no solo como explicado acima).

        O H+ produzido, como no primeiro caso, libera um cátion trocável para a solução do solo, que será lixiviado com o ânion acompanhante, intensificando a acidificação do solo.

        Pode ocorrer ainda uma terceira causa importante da acidificação dos solos, que é devida à hidrólise do alumínio, a qual produz íons H+, de acordo com a reação:

Al3+ + 3H2O                   Al(OH)3 + 3H+

4 – CAPACIDADE DE TROCA DE CÁTIONS (CTC) E CAPACIDADE DE TROCA DE ÂNIONS (CTA)

        Tanto a CTC quanto a CTA interferem na fertilidade dos solos.

        As partículas (colóides) do solo apresentam cargas elétricas negativas e/ou positivas, sendo que as diferenças entre estas cargas induzem à adsorção de cátions ou de ânions. Este fenômeno de extrema importância na natureza é chamado adsorção iônica. A adsorção iônica pode ser catiônica (Al3+, Ca2+, Mg2+, K+, Na+, NH4+, etc.) ou aniônica (NO3-, H2PO4-, HPO42-, HCO3-, SO42-, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (737.5 Kb)   docx (751.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com