TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICA DO SOLO, NUTRIÇÃO DE PLANTAS E A OCORRÊNCIA DE PRAGAS E SEU CONTROLE

Por:   •  23/4/2017  •  Artigo  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Faculdade Integrado de Campo Mourão

RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICA DO SOLO, NUTRIÇÃO DE PLANTAS E A OCORRÊNCIA DE PRAGAS E SEU CONTROLE

FABIO HENRIQUE CANDIDO VIEIRA

Campo Mourão – PR

2013

[pic 2]

Faculdade Integrado de Campo Mourão

Curso de Graduação em Agronomia

Trabalho de Projeto Integrador V

Fabio Henrique Candido Vieira

Trabalho exigido pela disciplina de Projeto Integrador V da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Orientador: Profº Luciana Villanova Obici.

Campo Mourão – PR

2013

Sumário

  1. Introdução----------------------------------------------------------------------5
  2. Nutrientes ----------------------------------------------------------------------6
  3. Nitrogênio ----------------------------------------------------------------------7
  4. Fósforo --------------------------------------------------------------------------8
  5. Potássio -------------------------------------------------------------------------8
  6. Cálcio ----------------------------------------------------------------------------9
  7. Matéria Orgânica -------------------------------------------------------------10
  8. Agrotóxico ----------------------------------------------------------------------11
  9. Conclusão  ---------------------------------------------------------------------12
  10. Referencia  ---------------------------------------------------------------------13


Resumo: O crescimento e desenvolvimento das plantas, esta relacionada com o seu estado nutricional, onde as plantas estando em seu equilíbrio nutricional têm uma eficiência contra pragas e doenças. Visto que as deficiências de nutrientes tornam as plantas mais suscetíveis ao ataque de pragas por estar em uma fase de injuria assim permitindo que as pragas e doenças infestem a planta, não só a deficiência de nutrientes nas plantas pode ocasionar essa façanha, mas o clima, solo temperatura, também contribui para que as plantas sejam mais atacadas por pragas e doenças, diminuindo assim sua produção.

Palavra Chave: Proteossintese, pragas, doenças.

 

1.Introdução

         Há milênios o homem vem produzindo seu alimento, utilizando-se da agricultura, porém, com o aumento das áreas cultivadas, em função da necessidade cada vez maior de alimentos, os problemas relacionados com a produção, principalmente pragas, doenças de plantas e interferências com plantas infestantes também se multiplicaram, são muitos fatores que contribui para essa façanha, pois o clima, nutrição das plantas são os grande responsável por isso, não deixando de citar a interferência que o próprio homem introduz no sistema de produção.

A nutrição de plantas esta relacionada, com a resistência das plantas a ficarem doentes, ou ser mais atacada por pragas onde uma planta com seu estado nutricional bem desenvolvido, esta menos favorável a essa situação.  Em relação à nutrição das plantas em forma geral, tem que se observar o meio onde à mesma esta situada, solo, clima e temperatura também são fatores que podem alterar o ataque de patogênos e pragas.

         O desequilíbrio mineral e a disponibilidade de nutriente para a planta de um solo, e a utilização de adubos minerais solúveis com garantias duvidosas, e um alto índice de uso de agrotóxicos podem interferir no processo de fotossíntese e no metabolismo de carboidratos das plantas, levando a planta a acumular aminoácidos e açúcares redutores nos tecidos, tornando-as mais atraentes às pragas e doenças.

Não podemos deixar de citar que o clima, também é um grande responsável pelo ataque de pragas e doenças, e quando junto com um solo que possui um desequilibro nutricional, eleva as chances das plantas desenvolverem doenças e ter maior ataque de pragas.  

Com esses, fato as plantas ficam mais suscetível ao ataque de pragas e doenças, podendo diminuir sua área foliar, diminuindo fotossíntese não acumulando assimilados podendo diminuir produção de grãos ou matéria seca, quando for uma gramínea.  

     

2.Nutrientes

Para que as plantas fiquem livres de danos econômicos causados por pragas e patógenos, há a necessidade e a disponibilidade, na quantidade certas de todos os macros e micro nutrientes essenciais, para a formação de uma planta, mas que os mesmos estejam em proporções satisfatórias, isto é, que haja equilíbrio dos nutrientes entre si e ainda, tanto aquele que se encontra com baixa disponibilidade, tanto os nutrientes que estão em excesso, são limitantes para o crescimento das culturas. O excesso de um nutriente pode levar a deficiência de outros, com reflexo imediato no metabolismo vegetal e na sua resistência a espécies daninhas.

Há evidências experimentais que o excesso de N provoca deficiência de K, Mo, Fe, Cu, Mn e Ca, o excesso de P causa deficiência de Ca, Fe e Zn, o excesso de K causa deficiência de Mg, Ca, e Na e o excesso de cálcio pode causar deficiência de K, Mg, Fe, Cu, Zn, B e Mn.

Os micros nutrientes são essenciais para o funcionamento das enzimas, podendo ser divididos em dois grupos, os que fazem parte das enzimas (ferro, cobre, zinco e molibdênio) e os que são apenas ativadores de enzimas (manganês, cloro e boro).

A indisponibilidade de Mo, Fe, Cu e Mn causada pelos adubos nitrogenados solúveis prejudica a proteossíntese, acumulando nitrogênio na forma de nitrato, dado que esses nutrientes ativam as flavo proteínas as quais reduzem o NO3 e o NH3.

Chaboussou (1987) comenta que o K desempenha papel fundamental no metabolismo glicídio e fosfatado das plantas e que o mesmo encontra-se ligado à resistência dos vegetais às pragas e patógenos, atuando na translocação dos aminoácidos da fonte para o dreno.

O potássio e o fósforo, o qual é constituinte dos ATPS, são necessários para que os aminoácidos sejam reunidos em cadeias polipeptídicas (proteínas). Estes elementos podem tornar-se indisponíveis às plantas devido a alterações das propriedades físicas e químicas do solo, induzidas por fertilizantes minerais solúveis, levando a redução da proteossíntese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com