TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

Aluna: Alerrandra Gomes Dantas

Ciência do Solo: Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas

Determinação do pH do solo

O solo possui diferentes tipos de acidez, e é importante se conhecer essas variações. O Ph possui uma varia de zero a 14 de 0 a 7 mais ácido de 7 a 14 mais base, o valor do Ph e inversamente proporcional, ou seja, menor o valor mais ácido, maior o valor menos ácido.

Fatores que afetam o pH do solo: Material de origem, Precipitação, Decomposição da matéria orgânica, Vegetação nativa, Tipo de cultura, Profundidade do solo, Adubação nitrogenada, Inundação.

Matéria de origem, solos desenvolvidos sobre rochas ou material básico tendem a apresentar valores altos de pH. - Rochas ácidas, como granito, podem apresentar valores de pH mais ácido.

Precipitação: chuvas podem lixiviar os nutrientes básicos, regiões tropicais: solos mais ácidos esses serão substituídos por elementos acidificantes, como Hidrogênio, Alumínio e Manganês.

Matéria orgânica, microorganismos que degradam a matéria orgânica, liberação de composto e de hidrogênio, que irá acidificar o solo.

O processo da calagem e o processo de correção da acidez do solo, por meio da calagem, podemos ver que a adubação nitrogenada pode causar uma acidez no solo, independentemente do tipo de adubação.

Para determinação do Ph temos o colorimentro e o método potenciômetro, conhece o Ph do solo, nos auxiliares parar saber sobre interfere na disponibilidade dos demais elementos do solo, relaciona-se com a eficiência dos fertilizantes minerais e orgânicos e ainda se relaciona com a capacidade tampão do solo e capacidade de troca de cátions. A interferência do Ph no solo se dá por meio da solubilidade de alumínio, ferro e manganês tende aumentar em solos ácidos, atingindo níveis tóxicos, A fixação simbiótica de nitrogênio pelas leguminosas é severamente reduzida, disponibilidade de fósforo e molibdênio é reduzida, aumento na tendência da lixiviação de potássio.

As principais acides no solo que analisamos são, Acidez ativa, Acidez trocável, Acidez não trocável, Acidez potencial ou acidez total.

Amostragem de solo

Conhecer o solo nos pode informar aquilo que o solo tem finalidade, conhecer o solo, nos irá informar a parte química e física do solo, além dos nos informa a finalidade do solo, seja ela para cultivo, seja ele para a pastagem, seja ele para a produção de furtas entre outros. Conhecer o solo se dá por meio da amostragem de solo, A amostragem de solo é o método que permite conhecer, antes do plantio, a necessidade e a capacidade do solo em suprir e disponibilizar os nutrientes que as plantas precisam para se desenvolverem. O agricultor tem a necessidade de enriquecer o solo e repor os nutrientes para garantir o bom desenvolvimento na cultura desejada. No entanto, fazer qualquer aplicação aleatória de fertilizantes não significa que suprirá de fato a demanda da cultura, por isso, é necessário saber a carência nutricional do solo. Com tudo se a coleta da amostragem do solo não for bem feita, o resultado analítico não indicará as reservas reais do solo. Os insumos recomendados e aplicados não alimentarão adequadamente a cultura e a produção obtida seguramente deverá ser menor do que a produção planejada ou desejada.

Interpretação da análise de solo para cálculo de calagem

Objetivo do produtor do rural, a produtividade, ou seja, Quilos por hectares, para um sucesso na produção devemos comprar, sementes e insumos de boa qualidade, ainda tem se que preocupar com o manejo fitossanitário que afetara a cultura de forma negativa, além da redução das produtividades, outro fator importante que temos e a colheita, que se não realizada de forma adequada o produtor perde com o excesso de perca na hora da colheita mecânica, e além desses fatores temos ainda manejo solo, um dos pontos do manejo e a conservação do solo, para a conservação do solo temos como a prática da rotação de cultura, temos ainda a prática de plantio direto, temos ainda o manejo no solo, como a curvas de nível.

Umas das praticas de manejo no solo é calagem, que seria a distribuição de calcário sobre o solo, a calagem possui diversos tipos de benefícios como por exemplo: corrigir a acidez do solo, neutralizar o efeito tóxico às plantas do alumínio e manganês, estimular a atividade microbiana, melhorar a fixação biológica de nitrogênio, aumentar o crescimento das raízes, aumentar a disponibilidade de nutrientes., para se saber quanto de corretivo deve se colocar deve levar em conta amostragem de solo, a interpretação da análise de solo nos vai trazer oque precisamos para aquele solo, pontos que deve ser analisado, Ph soma de base, capacidade de troca catiônica, saturação de base, por meio da interpretação do Ph e das acidez presentes no solo, iremos ter o valor da calagem para aquele solo

Interpretação da análise de solo para recomendação de adubação para a cultura da soja

A princípio analisamos a matéria orgânica, depois analisamos os nutrientes fosforo e potássio, o quanto está presente e quanto a cultura utilizar, as tabelas de recomendações essas tabelas são tabelas específicas para cada região do brasil e para cada tipo de solo, tipo de analise de solo, química, física e microbiológica , na analise química, vai me fornecer a quantidade de elementos presente no solo analisado além do Ph, a analise física vai de demonstrar, a presença de areia, silte e argila nos possibilitando classificar, essa classificação permite com que nos podemos gerar um interpretação de solo, visto que para determinação da disponibilidade de um nutriente , alguns tipo de solo acaba tendo uma influencia na disponibilização de nutriente, como por exemplo solo mais argilosos.

Matéria orgânica

Matéria orgânica é o composto formado por restos vegetais (folhas, galhos, raízes, cascas etc.) e animais (em menor escala) que integram o solo. A matéria orgânica quando decomposta pela ação dos micro-organismos forma os humos, um composto de cor escura, que em função de seus elementos nutritivos, têm grande importância para o solo, levando fertilidade para as plantas. O húmus, que já é um produto da decomposição parcial (e posterior síntese) é uma substância agregadora de grumos. Se ele é decomposto, se decompõem as ligas orgânicas entre as partículas do solo e, portanto, a estrutura do solo decai, por se desmanchar os agregados. O solo se torna amorfo e compacto. A perda do húmus é, portanto, a perda da estrutura biológica do solo e com isso a perda de sua produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com