TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO EM FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS

Por:   •  9/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE TCC

Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS

Nome do Aluno: JOÃO PAULO SMITH NAZARIO NASCIMENTO

E-mail (evitar e-mail institucional - use o e-mail pessoal): PAULOSMYTH@GMAIL.COM

Telefone: 51 99636 7818

Linha de pesquisa previamente alinhada com Volnei Pauletti, que aceitou realizar a orientação do trabalho.

Orientador: http://lattes.cnpq.br/2692374476950794

  1. Linha de pesquisa

NUTRIÇÃO DE PLANTAS

2) Tema (provisório): AVALIAÇÃO DE FERTILIZANTE FOSFATADO COM DIFERENTES ADITIVOS A BASE DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS ORIUNDA DO TRATAMENTO DE ÁGUA NA CULTURA DA SOJA – EXPERIMENTO EM VASOS.

3) Justificativa/Problema: Substâncias Húmicas São Reconhecidas A Muito Tempo Como Aditivos Que Possuem Bioatividade. Há Diversas Fontes De Substâncias Húmicas Sendo A Principal A Leonardita. No Entanto, Não É Frequente A Utilização De Fontes De Sh Oriundas De Processo De Reaproveitamento Industrial, O Que Representa Um Ganho Do Ponto De Vista Ecológico E Ambiental.

4) Objetivo do trabalho

4.1 Geral: Este Trabalho Tem Por Objetivo Avaliar O Efeito De Fertilizantes Fosfatados Aditivados Com Aditivo A Base De Substâncias Húmicas Oriundas De Tratamento De Água, Beneficiadas De Distintas Formas Visando Aumento De Bioatividade, No Crescimento Inicial Da Cultura Da Soja Cultivado Em Vasos E Quais Suas Potencialidade E Modos De AÇÃO.

4.2 Específicos

a.  AVALIAR O AUMENTO REAL DE PRODUTIVIDADE

b. AVALIAR QUAL FORMA MAIS EFICAZ DE MANUFATURA PARA O ADITIVO

5. Descrição geral do trabalho pretendido

 O trabalho foi conduzido no ano agrícola de 2016/2017, com a cultura da soja (Glycine max. L), adubada com fertilizante fosfatado aditivado com substâncias húmicas beneficiada de distintas formas visando aumento de sua bioatividade, em condições de vasos em casa de vegetação no município de Cruz Alta, RS.

Os vasos com capacidade de 5 litros foram preenchidos de forma semelhante com solo destorroado. O solo utilizado é classificado como LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico com textura franco-argilosa (EMBRAPA, 2013), pertencente à Unidade de Mapeamento de Passo Fundo (BRASIL, 1973). As características químicas do solo para a caracterização da condição inicial da área experimental são: Argila 30%, pH H2O 5,5, Índice SMP 6,2, Matéria Orgânica 1,9%, Fósforo 11,8 mg dm-3, Potássio 76 mg dm-3, Alumínio 0,0 cmolcdm-3, Cálcio 4,4 cmolcdm-3, Magnésio 2,1 cmolcdm-3, Enxofre 11,2 mg dm-3, Zinco 3,8 mg dm-3, Cobre 3,3 mg dm-3, Manganês 27 mg dm-3 e Boro 0,4 mg dm-3.

A semeadura da cultura da soja, cultivar Nidera NS 5959 IPRO, foi realizada no utilizando-se a densidade de 10 sementes por vaso, cobrindo as sementes com 2 cm de terra peneirada. Neste caso os vasos receberam adubação com potássio e efetuado a correção do solo para elevar os valores de pH em água a aproximadamente 6,0. A partir da semeadura a umidade do solo foi mantida na capacidade de campo, irrigando-se sempre que necessário. Aos 8 dias após a emergência, foi realizado o desbaste manual, deixando 3 plantas/vaso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com