TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Determinação de pH

Por:   •  4/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Curso: Agronomia

Disciplina: Química e fertilidade do solo

Docente: Jorge Luis Mattias

Discente: Juviano Bellé

3º período – 2016.1

RELATÓRIO DE PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE SOLOS

No presente dia 10 de maio de 2016, a turma do 3º período de Agronomia esteve em uma aula prática na disciplina de química e fertilidade do solo, no laboratório 03 / sala 01. Primeiramente a turma foi dividida em dois grupos, onde o primeiro grupo iniciou os trabalhos às 8:00 horas, e o segundo às 10:00 horas. Dentro do segundo grupo fomos divididos em subgrupos de 5 pessoas, porém o meu grupo ficou apenas com 4 integrantes sendo eu, Maicon Borsatti, Leonardo Bet e Siluan Milani.  O professor Jorge Luis Mattias Distribuiu amostras de solo para iniciar os trabalhos, nossa amostra se caracterizava por ser um solo de potreiro com profundidade de 30 – 40cm. A nossa tarefa foi determinar o pH do solo em água e em sal para encontrar a acidez ativa de ambas e posteriormente utilizar do índice SMP para encontrar o valor da acidez potencial. Para determinação do pH foram utilizadas 2 amostras com 10g de solo cada. Paralelo a este experimento, fomos orientados a encontrar e calcular os níveis de carbono e matéria orgânica presente neste mesmo solo, sendo que foi adicionado 5g de uma amostra de solo em um erlenmeyer de 250mL, pipetado 10mL de dicromato de potássio 0,4N, um branco de 10mL e após um período para mistura foi aquecido e mantido a fervura por 5 minutos, e depois que a temperatura da solução se adequou ao ambiente foram adicionados 80mL de água destilada, 2mL de ácido ortofosfórico e 3 gotas do indicador difetillamina. Com isso, foi titulado uma solução de sulfato ferroso amoniacal 0,1N, onde a mistura do erlenmeyer trocou para a coloração esverdeada com 17,5mL utilizados da solução de sulfato ferroso.

Resultados:

Para medir o pH foi utilizado um peagâmetro que utilizava de 2 casas decimais. Para medir a acidez ativa, utilizou-se pH em água e em sal, sendo que alcançaram os índices respectivamente de 5,50 e 4,83. Já para a acidez potencial utilizou-se do SMP, o qual apresentou pH de 5,78.

Sobre o experimento com carbono foram utilizados os dados obtidos e chegamos à conclusão de que o solo ofertado possuía um percentual equivalente a 1,31% de carbono presente no solo, e ainda um total de 2,26% de matéria orgânica.

Percebemos que o solo analisado apesar de necessitar de uma correção de incorporação para poder atingir esta camada de profundidade, possui bons índices conforme estes estudados, mas para se aplicar uma análise completa seriam necessários  ter em mãos todos os dados disponíveis sobre o solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com