TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Criação de Aves

Por:   •  23/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  2.457 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS

CURSO DE AGRONOMIA

ROMÁRIO AZEVEDO DOS SANTOS

RELATÒRIO DE VISITA TECNICA RELATÓRIO

CRIAÇÃO DE AVES DE POSTURA

Balsas - MA

2016

ROMÁRIO AZEVEDO DOS SANTOS

RELATÒRIO DE VISITA TECNICA: criação de aves de postura

Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia, da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para obtenção da terceira nota na disciplina de Criação de Animais de Pequeno e Médio Porte.

Professora: Solange de Araújo Melo

Balsas - MA

2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        INSTALAÇÕES E CONSTRUÇÕES        4

2.2        NECESSIDADES PARA BEBEDOUROS E COMEDOUROS        4

2.3        SISTEMA DE PRODUÇÃO        5

2.4        AQUISIÇÃO E MANEJO DOS PINTINHOS        5

2.5        MANEJO NA FASE DE CRIA/RECRIA        5

2.6        MANEJO NA FASE DE POSTURA        6

2.7        MANEJO DE OVOS        6

2.8        MANEJO SANITÁRIO        6

3        CONCLUSÃO        8

        ANEXOS         9

1 INTRODUÇÃO

              Seguindo o cenário mundial de produção, questão de alimentos e o crescimento da população, ajustado com a crise econômica mundial que aborda principalmente os países centrais, supõe-se que a produção de ovos aproxima-se do balanceamento ou na melhor suposição a um acelerado crescimento de não mais que 2%, concentrado, sobretudo por países emergentes como o Brasil.

               O Brasil aparece na sétima colocação dentre os maiores produtores de ovos, com 40,731 bilhões de unidades anuais, representando 3,34% da produção total do mundo.

               A professora da disciplina Criação de Animais de Pequeno e Médio Porte visando complementar a formação de seus alunos realizou uma visitas técnica a granja de postura JW Mergulhão.

              As visitas técnicas realizadas de acordo com a disciplina têm como objetivos principais relacionar o conhecimento teórico com o processo prático realizado na criação, observar as praticas de manejo, produção de ovos, classificação e comercialização, observar todo o potencial produtivo da cultura, visitar suas instalações, além de proporcionar aos alunos o contato com as inovações tecnologias visualizar equipamentos da área.


2 DESENVOLVIMENTO

No dia 02 de junho de 2016, a referente turma saiu em direção a granja de postura JW Mergulhão que esta localizada à 30 km do município de Balsas, sentido São Raimundo das Mangabeiras no estado do Maranhão. A empresa ainda é nova na região residindo na mesma a cerca de 6 meses apenas.

No trabalho em granjas é indispensável que as pessoas envolvidas sejam altamente qualificadas, pois, no trabalho com a avicultura de uma forma geral são necessárias pessoas treinadas e qualificadas para o manejo diário das aves, devido à série de fatores que se não observados podem colocar em risco a produção.

No momento a granja possui 30 mil aves, e no futuro pretende alcançar 100 mil aves. Sua produtividade é estimada em 90 % e possui perspectivas de alcançar os 95 %.

2.1 INSTALAÇÕES E CONSTRUÇÕES

A granja é composta por 3 galpões de postura, com 180 m de comprimento e 4 m de pé direito;  um pinteiro e um local para o armazenamento das rações. A orientação do galpão segue o eixo Leste-Oeste a fim de reduzir a intensidade da incidência de luz direta nas paredes laterais durante a parte mais quente do dia. O telhado é feito com telhas de cerâmica.  

Apresenta um clima tropical. Chove muito menos no inverno que no verão. A granja ainda não possui sistemas de controle do ambiente devido sua recente produção. Existem cortinas apenas no pinteiro como forma de diminuir o calor durante o dia, porém não possui um sistema de iluminação adequado. Durante a noite o aquecimento é feito à lenha. A mesma também não possuem sistemas de rodolúvio e pedilúvio.

2.2 NECESSIDADES DE BEBEDOUROS E COMEDOUROS

         A água utilizada é feita por meio de caminhões pipa, pois a mesma não possui rios em suas proximidades. São utilizados 6 caminhões pipa por semana, o que infere em 12 mil litros de água por semana.O  sistema de rações é feito com milheto e farelo de soja oriundo da Fazenda Maranata.

           A distribuição de rações e de água é feita de modo automatizado. Os bebedouros são de pressão e são localizados na parte superior das gaiolas.

2.3 SISTEMA DE PRODUÇÃO

O sistema de produção adotado na granja é a postura em gaiolas, que melhora a infraestrutura disponível, além de facilitar o manejo diário com as aves e também diminui a possibilidade de ocorrência de doenças.

O criador pode fazer a criação de lotes com idades diferentes e em diferentes fases de produção, favorecendo assim, a manutenção de um volume regular de ovos para a comercialização além da possibilidade do criador poder programar a saída de um lote que esteja em fim de produção e a entrada de outro lote que esteja iniciando sua produção, otimizando e tornando sustentável ao longo do ano, tendo ovos todo tempo.

2.4 AQUISIÇÃO E MANEJO DOS PINTINHOS

         A granja compra as pintinhas de criadouros de São Paulo e eles demoram 2 dias em média para chegar.  São utilizadas as linhagens Luma e Planalto, de modo que a Luma apresentou maior produtividade. Ao chegarem à propriedade ficam alocados em gaiolas com 15 pintinhos cada, forradas com jornais para auxiliar na movimentação dos mesmos.

          A debicagem é necessária para evitar futuros surtos de canibalismo entre os mesmos prejudicando a produção. A primeira debicagem é feita com 7 dias e a segunda debicagem é feita aos 70 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (818.6 Kb)   docx (707.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com