TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Saponificação

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Como intuito principal, o presente relatório descreve a aula prática da disciplina de Química I ministrada no dia 5 de dezembro de 2017, na qual a turma preparou uma saponificação, isso é, realizou o processo de fabricação do sabão.

O experimento foi realizado em duplas, ao qual para iniciar a atividade separamos alguns materiais, tais foram eles: béquer, proveta, pipeta de Pasteur e bastão de vidro.

No primeiro momento, após o professor disponibilizar o recipiente que continha a substância de Hidróxido de sódio, despejamos uma quantidade similiar a 10g no béquer, para que em seguida pudéssemos com a ajuda da balança analítica verificar com especificidade o peso solicitado. Assim, quando estava de acordo, foi adicionado 20ml de água fervente no béquer, com a ajuda do bastão de vidro foi agitado para que fosse diluído. Logo após, foi utilizado a proveta para efetuar a medição das seguintes substâncias: 10 ml de gordura animal, 10 ml de gordura vegetal (óleo) e 20 ml de azeite. Com a especificidade verificada, foram despejadas no béquer de forma individual.

A partir desse momento, foi utilizado o bastão de vidro para misturar a substância em um tempo de 10 minutos, a substância ainda se encontra em estado líquido. Em seguida, foi adicionado 10 ml de etanol e também, com ajuda da pipeta de Pasteur foram adicionadas 4 gotas de óleo essencial. Assim, quando ocorre a adição de etanol a substância tende a se solidificar rapidamente, então, foi misturado rapidamente e foi passado do béquer para o recipiente.

Conclui-se este relatório observando que,  além de o importante contato com o laboratório e seus materiais, o contato com a prática auxilia ao entendimento e até mesmo facilita. Somando-se a isso, o manuseio das substâncias e nesse caso, a fabricação de um produto muito utilizado no dia a dia, despertam a curiosidade e aumenta o estímulo para o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com