TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica ao IFPA-compus Castanhal

Por:   •  27/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.792 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

ISTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO PARÁ

CAMPUS BRAGANÇA

DISCENTES: ISIS ANANDA MATOS MORAES

Relatório de visita técnica ao IFPA-compus Castanhal  

Produção Animal I

Bragança-PA

2017

Informações

Local:

IFPA- campus Castanhal, BR 316, km 61, Saudade II, Castanhal-PA.

Centro Biotecnologia Reprodução Animal- CEBRAN, Rua João Henrique de Carvalho, Saudade I, Castanhal-PA.

Responsáveis:

Os docentes Carlos Alberto de Oliveira Junior e Everton José do Nascimento Oliveira.

Visita:

Avicultura   

O primeiro sistema visitado foi a Avicultura. Inicialmente foram inseridas 1500 aves de postura da raça Dekalb, num sistema de manejo colonial, onde, as aves são criadas em confinamento, aproximadamente até os 28 dias de vida e soltas em piquetes após este período, a alimentação é baseada exclusivamente em produtos de origem vegetal, sendo proibido o uso de promotores de crescimento e ingredientes de origem animal (farinhas de sangue, penas, etc.). Porém, a situação de manejo atual não favorável (pouca mão-de-obra para o manejo, dificuldade na alimentação, etc.) causou grandes impactos sobre a produção. Hoje existem cerca de 100 aves, com comportamento anormal (canibalismo), e que provavelmente serão sacrificadas para a entrada de um novo lote.

Ovino e Caprinocultura

A instalação seguinte foi o aprisco da Ovino e Caprinocultura onde são criados caprinos da raça Saanem e ovinos das raças Santa Inês e Dorper. Feito de madeira, piso ripado com o espaçamento adequado, bebedores adequados e comedouros baixo, a posição dos comedouros é boa para os ovinos que tem o abito de pastejo rasteiro, já para os caprinos que são arbustivos não se mostra tão bom assim. Os animais pastejam livremente em uma área perto da instalação, e a alimentação é complementada com capim-elefanta lá cultivado.

Bovinocultura

Na visita a instalação da Bovinocultura foi possível observar o pasto onde encontravam-se as matrizes, o curral de espera, o tronco de contenção (onde ocorre manejos como vacinação), sala de ordenha das vacas e as instalações para bezerros. Também foram apresentados os testes para o diagnóstico de mamite nas vacas e como prevenir com o manejo correto após a ordenha. As vacas manejadas são de aptidão leiteira e com características rusticas (Jersey, Girolanda e outras mestiças).

Vermecompostagem

Antes de chegarmos ao local da suinocultura passamos pelo minhocario. Onde tivemos uma breve explicação do processo de vermecompostagem e de seus diferentes tratamentos (usando a minhoca californiana com diferentes matérias a serem decompostas) experimentados no local.

Suinocultura

Na suinocultura podemos observar todas as fases do manejo, baia de parição (onde as matrizes têm as crias) com espaço suficiente para a matriz se movimentar, e área de proteção para os leitões que diminui a mortalidade nessa fase (diminuindo o esmagamento), a creche, onde os leitões crescem, e animais em fase de reprodução (machos e fêmeas), esta realizada de forma natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com