TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO DE VIVÊNCIA DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFPA CAMPUS CASTANHAL

Por:   •  6/4/2017  •  Artigo  •  5.681 Palavras (23 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 23

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ IFPA-CAMPUS CASTANHAL[pic 1]

GUIA [pic 2]

METODOLÓGICO

ESTAGIO SUPERVISIONADO DE VIVÊNCIA DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFPA CAMPUS CASTANHAL

Aldrin M. S. Benjamin

Roberta de Fátima RodriguesCoelho

Castanhal-Pa

Dezembro de 2015

1. APRESENTAÇÃO

No Instituto Federal do Pará (IFPA), o Estágio de Supervisionado de Vivência do curso de Agronomia (ESV), do campus Castanhal, obedece ao princípio e diretrizes estabelecido no projeto pedagógico do curso (PPC), estando planejado para acontecer em três etapas durante o curso (3°, 7° e 8° Semestres), articulados com os eixos temáticos pré-estabelecidos. Esses momentos constituem em período de vivência dos discentes nos estabelecimentos rurais, com objetivo de proporcionar e incentivar a auto-aprendizagem, a partir da experiência de troca de conhecimento com os sujeitos do campo. Nesse contexto, espera-se que os discentes, durante a realização da ESV, em momento de confronto da teoria de sala de aula com a realidade objetiva dos estabelecimentos rurais, possam reconhecer e identificar os elementos constitutivos do espaço rural, assim como os sujeitos sociais envolvidos na produção agrícola.

Dessa forma, a vivência se constitui em espaço de análise crítica da conjuntura agrária que, segundo Petersen (1999), representa, em dias atuais um importante processo de reflexão e elaboração crítica dos objetivos do curso, numa valorização do diálogo com a sociedade, repensando as condições de intervenção sobre a realidade do campo. Ao longo das discussões travadas a cerca da Importância desse momento para os discentes em Agronomia, foi se reconhecendo como ponto central a necessidade de superar a lacuna Universidade/Sociedade, em especial quando observado o caráter acadêmico, tecnicista e segmentado do conhecimento produzido nas instituições de ensino superior no Brasil. Espera-se que, com a experiência da vivência realizada durante a realização da disciplina de estágio supervisionado de vivência, seja possível cria ar condições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam atuar profissionalmente como propositores de ações que contribuíam nas transformações sociais para a formação de uma sociedade mais sustentável.

2. O QUE É A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

No conjunto do movimento de revisão didática dos cursos de Agronomia espalhados pelo país, têm-se observado que dentre as práticas de ensino mais utilizada pelos professores é a oral, e o ambiente mais freqüentado por eles durante a formação acadêmica é a sala de aula. Essa realidade fortalece a afirmação de que os espaços formativos dos estudantes dos cursos superiores são constituídos, na sua grande maioria, de pressupostos teóricos, políticos e ideológicos descolados da realidade objetiva. Diante da evidência de que muitos cursos ofertados em várias universidades, mesmo com agentes pedagógicos envolvidos nas formações de profissionais, seja nas ciências agrárias, ambientais, professores, e outros, o estágio supervisionado existente no currículo é considerado como o simples cumprimento de horas formais exigidas pela legislação. Rompendo essa lógica, o estagio supervisionado de vivencia da agronomia do IFPA campus Castanhal, foi concebido como uma disciplina integrada aos eixos articuladores do curso, (Ver PPC Agronomia do IFPA-castanhal) para permitir a constituição de um espaço pedagógico para o exercício da observação, coleta de informações e interação da teoria-prática com a realidade agrária

De maneira geral, as abordagens teóricas apresentadas em sala de aula, e até mesmo as práticas feitas em laboratórios, são importadas de outras realidades nascidas de tecnologias desenvolvidas em outros contextos e épocas, com interesses, necessidades e finalidades diferentes da realidade a qual estamos inseridos. Mas, a construção do conhecimento científico e tecnológico, nessas bases tem sido questionada quanto a sua capacidade de inserção na realidade objetiva a qual os estudantes de agronomia estão sendo preparados para intervir. É neste contexto, que o estágio supervisionado de vivencia, ao se apresentar como disciplina no curso superior, é capaz de construir a práxis inovadora, objetivando o exercício de testar, criar e recriar novos saberes e novos conhecimentos, favorecendo o fenômeno da inovação e do desenvolvimento de base local. Considerando que o ESV seja uma inovação ao currículo da agronomia associado aos diferentes contextos, podemos considerar que está é uma excelente oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores possam desenvolver novos conhecimentos e novas tecnologias, testando sua relevância, eficiência, aceitação e adaptabilidade.

No âmbito do IFPA, o curso de Agronomia do campus castanhal tem caráter diferenciado por seu currículo inovador, ao aderir a realização do estagio supervisionado de vivência a partir do terceiro semestre. No contexto das experiências já desenvolvidas, nota-se que as disciplinas de estágios supervisionados, se constituem como um dos principais elementos inovadores no currículo da agronomia do campus, respondendo em grande parte pelo caráter integrador e articulador no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). E nesta direção, com base nas experiências já vivenciadas até aqui, pode-se afirmar que na formação de profissionais ligados às ciências agrárias é preciso se alicerçar na teorização, mas que esta precisa estar contextualizada e exercitada na experimentação e/ou na prática, dentro de uma abordagem metodológica orientada por um professor e equipe pedagógica.

Estruturado no PPC, no manual do estágio e no termo de referência, o estágio supervisionado de vivencia deve acontecer em estabelecimento rural, seja da agricultura familiar ou empresarial, atendendo os pressupostos a qual está inserido (eixos), devendo responder pela integração com as diferentes disciplinas (questões integradoras), sem essa observância o estágio perde a sua eficiência e funcionalidade, não cumprindo com o que é estabelecido com o PPC do curso (Principio da integração das disciplinas - articulação por eixos temáticos). Nesse contexto, dificilmente teremos uma abordagem sem que algumas concepções teórico-metodológica sejam apontadas para a construção e desenvolvimento da disciplina, como o perfil dos professores que serão lotados nas disciplinas, concebendo que nenhum estagio será igual ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (750.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com