TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reparo Do Solo E Inoculação Das Sementes Com Rizóbios

Por:   •  11/3/2017  •  Artigo  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. LEGUMINOSAS        5

3. CARACTERÍSTICAS DA CROTALÁRIA JUNCEA        6

4. PLANTIO DA CROTALÁRIA JUNCEA        7

4.1 Reparo Do Solo E Inoculação Das Sementes Com Rizóbios        7

4.2 Calagem e Adubação        8

4.3 Semeadura        9

4.4 Colheita e Produtividade        10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


1. INTRODUÇÃO

A Crotalária é uma planta leguminosa tropical, a qual pertencente à família da Fabacea, compreendendo mais de 500 espécies, dentre as quais se destaca a Crotalaria Juncea, sendo ela o foco do desenvolvimento deste trabalho.

A origem dessa planta se encontra na Ásia, onde sua exploração é na indústria têxtil. Sua chegada no Brasil se deu por volta do século. XIX, com aplicação principal na fabricação de fibras de papel, manifestando uma ótima qualidade nessa produção, especialmente na produção do papel do cigarro, mas foi apenas no final do século citado que ela teve seu potencial maior demonstrado, onde passou a ser utilizada como adubo verde (CALEGARI, 1995) e, recentemente, há estudos sobre a possibilidade de ser utilizada no combate contra o mosquito aedes aegypti (DENÓFRIO, 2011). As características mais importantes dessa planta é que sua germinação se dá de forma rápida, assim como seu crescimento e desenvolvimento e é muito tolerante a ausência de água.

Adubação verde é um processo que consistem em utilizar certos vegetais, os quais proporcionam melhorias biológicas, químicas e físicas no solo (DIAS; SOUTO, 2005). Dentre esses vegetais o que mais se destaca são as leguminosas, uma vez que formam uma conexão simbiótica com os zimbórios, que são bactérias incumbidas pelo desenvolvimento da fixação biológica do nitrogênio no. A difusão como adubação verde vem se seu cultivo fácil obtendo um ciclo rápido, sua eficiência no controle dos nematoides e sua proeminente produção de biomassa solo (SEAB, 2011).

A importância social do cultivo dessa planta encontra-se diretamente ligada à saúde pública, vez que vem sendo plantada em terrenos abandonados, praças e áreas recreativas, já que, como já dito acima, ao que tudo indica, ela suscita o aparecimento de libélulas as quais são predadoras da larva do mosquito da dengue, tal técnica é denominada de controle biológico (DENÓFRIO, 2011).

Diante de sua grande importância, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar como se dá o cultivo da planta Crotalaria Juncea.

2. LEGUMINOSAS

As leguminosas são compostas por uma família com inúmeras espécies, as quais, apresentam características diferentes, no que se refere ao seu ciclo vegetativo, porte, produção e apresenta uma grande diversidade quanto aos requisitos no que se refere ao solo e ao clima. Por essa razão, deve-se considerar tais fatores, buscando escolher às maiores produtoras de matéria seca, às que são menos sugestivas as doenças e as pragas, bem como aquelas que produzem sementes fáceis de semear.

Vale frisar, que a conquista do bom desenvolvimento das espécies que exibe características divergentes entre si, é um fator proveitoso quando se fala de disponibilização de matérias visando sua utilização em diversos sistemas.

Entre o ano de 1995 e 1996, foi conduzido experimentos para avaliar as leguminosas. Os experimentos foram feitos em solos de tabuleiros costeiros, sendo realizadas colagens e adubação com potássio e fósforo, com diversas leguminosas, sendo elas: “amendoim comum, calopogônio, Crotalaria juncea, C. ochroleuca, C. breviflora, C. spectabilis, guandu comum, guandu anão, feijão-de-porco, mucuna preta, mucuna rajada, labe-labe e feijão-de-corda” (BARRETO E FERNANDES, 1999) Como o objetivo do trabalho não é esgotar a matéria, o foco recairá sobre a Crotalaria juncea.

De acordo com BARRETOS E FERNANDES:

Crotalária júncea (Crotalaria juncea L.) – Leguminosa anual, de caule ereto semi-lenhoso, ramificado na parte superior. Planta de clima tropical e subtropical, arbustiva, cujo porte varia de 2 m a 3 m de altura, é de rápido crescimento inicial, o que lhe confere maior competitividade com as invasoras, apresentando também um expressivo efeito supressor e alelopático sobre estas. Seu rápido crescimento inicial possibilita cortes precoces, em torno de 70 a 90 dias após o plantio. Tem apresentado bom comportamento nos solos argilosos e arenosos. Pode ser utilizada para silagem. Produz grande quantidade de sementes, o que compensa grandemente a perda ocasionada pelo ataque da lagarta-das-vagens.

Nessa pesquisa foi constatado que a Crotalaria juncea tem uma produtividade intermediaria do que diz respeito a matéria seca. (Barreto e Fernandes, 2001)

3. CARACTERÍSTICAS DA CROTALÁRIA JUNCEA

A Crotalária juncea é uma espécie oriunda da Índia que se adapta facilmente nas regiões tropicais. Seu nome é derivado do som que emite das suas vagens secas, o qual se assemelha ao da cascavel, chamada de Crotalus sp. São plantas arbustivas anuais, com seu crescimento vertical de fixo sua produção de celulose e de fibras são de alta qualidade, o que as fazem típicas para a produção de papel e afins.

Em relação ao seu crescimento, estudos mostram que ele se dá de forma rápida e vigorosa, compõe um forte controle quanto a plantas invasoras, bem como produção significativa de massa verde e fixação de nitrogênio (NEME, 1966). São resistentes a escassez de água e se desenvolve em solos com baixa fertilidade, porém não resistem bem às geadas. É tida como uma hospedeira ruim de nematoides formadores de cistos e galhas, dessa forma ela contribui com a redução deles. Tem uma boa relação na unificação com a mandioca, milho e plantas perenes e, no caso da cultura dos citros, é indicada para o plantio na inicialização dos pomares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com