TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO: A visão dos sucedidos

Por:   •  15/5/2015  •  Artigo  •  6.980 Palavras (28 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIC TANGARÁ DA SERRA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Moisés Estevam Pereira

SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO: A visão dos sucedidos.

Tangará da Serra

2013


Moisés Estevam Pereira

SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO: A visão dos sucedidos.

Artigo apresentado ao curso de pós-graduação de Gestão do Agronegócio, UNIC Tangará da Serra, como requisito obrigatório para obtenção do título de especialista em gestão do agronegócio.

Orientação: Prof. Me. Camyla Piran Stiegler Leitner

Tangará da Serra

2013


CARTA DE APROVAÇÃO[pic 2]

Declaro, para fins de comprovação junto a Coordenadoria de Pós-graduação da Unic Tangará, que o artigo intitulado SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO: A visão dos sucedidos, escrito pelo aluno Moisés Estevam Pereira, sob a orientação da Prof. Me. Camyla Piran Stiegler Leitner, foi analisado e todas as sugestões foram atendidas, considerando assim o artigo APROVADO.

Por expressar a verdade firmo o presente instrumento.

Tangará da Serra, 08 de novembro 2013.

___________________________________

Camyla Piran Stiegler Leitner 


CARTA DE AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO DO ARTIGO

[pic 3]

SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO: A visão dos sucedidos.

Moisés Estevão

Camyla Piran Stiegler Leitner

 

Os autores do presente trabalho se comprometem a cumprir as seguintes normas:

  • Todos os autores relacionados acima participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
  • Todos os autores revisaram a forma final do artigo.
  • Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros
  • Os autores concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Unic Tangará, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel e online, na página do periódico.

 

Tangará da Serra, 08 de novembro de 2013.

___________________________

Moisés Estevam Pereira

___________________________

Camyla Piran Stiegler Leitner

RESUMO

O agronegócio brasileiro vem crescendo e sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, passando por processos de adequações tecnológicas no campo e desenvolvimento da gestão. Ao passo que os produtores estão se desenvolvendo e visualizando as suas propriedades rurais como unidades de negócios, percebem que estão deixando um legado, e a partir daí, surge à preocupação de qual o destino para tudo que foi construído e quem irá os substituir. Tendo em vista, que em sua maioria o agronegócio brasileiro é de propriedade familiar, o processo de sucessão tem sido tema muito presente no dia-a-dia dos agricultores. O artigo tem propósito de explorar as dificuldades dos sucedidos neste processo. Traz um embasamento teórico que está relacionado ao agronegócio e ao processo de sucessão familiar.  É baseado em uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida com escopo de esclarecer as dificuldades encontradas pelos sucedidos no processo sucessório, foram realizadas entrevistas com agricultores que serão sucedidos, escolhidos por conveniência. Na análise das respostas foi possível concluir os principais receios e dificuldades dos sucedidos em relação a esta mudança.

Palavras-chave: Agronegócio. Empresa Familiar. Sucessão. Sucedido.

ABSTRACT

The brazilian agribusiness is growing and undergoing major changes in recent years, undergoing processes of technological adaptations and development in the field of management. While producers are developing and visualizing their farms as business units, realize they are leaving a legacy, and from there, arises the concern of the destination to which everything was built and who will replace them. Considering that mostly brazilian agribusiness is family owned, the succession process has been very topic in the day-to-day farmers. The purpose of article is to explore the difficulties of this process successful. Brings a theoretical basis that is related to agribusiness, the process of family succession and corporate governance. It is based on an exploratory qualitative. The research was carried out to clarify the scope of the difficulties encountered by the successful succession process, interviews were conducted with farmers to be successful, chosen for convenience. In the analysis of responses was possible to conclude the main fears and difficulties of successful regarding this change.

Keywords: Agribusiness. Family Business. Succession. Corporate Governance. Succeeded.

INTRODUÇÃO

O agronegócio no Brasil tem se desenvolvido e apresentado resultados excelentes, o país possui características que favorecem o setor, como as condições climáticas, a quantidade de terras agricultáveis e de alta produtividade existentes. Ou seja, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera que tem fomentado a economia do país.

Padilha Junior (2004) diz que, embora o potencial de comércio do agronegócio brasileiro seja muito grande, já poderia ser maior do que é atualmente, mas ainda assim, o Brasil se destaca neste segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com