TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soja transgênica: Cenários para o estado de Rondônia

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

SOJA TRANSGÊNICA: CENÁRIOS PARA O ESTADO DE RONDÔNIA.

1 Introdução

O seguinte trabalho tem como função abordar sobre os conhecimentos relacionados à soja transgênica, como iniciou as pesquisas e quais os benefícios de se utilizar a transgenia nos vegetais. Com o avanço do agronegócio no estado de Rondônia, esse cenário vem crescendo cada vez mais.

Soja transgênica: Cenários para o estado de Rondônia

Existem vários tipos de soja transgênicas sendo desenvolvidas. A mais conhecida e plantada recebeu um gene de um outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida, o glifosato.

Esse gene foi extraído de uma bactéria do solo, conhecida por Agrobacterium. Estruturalmente, é parecido com os genes que compõem o genoma de uma planta. Quando inserido no genoma da soja, tornou a planta resistente à aplicação do herbicida.

Essa novidade chegou ao campo pela primeira vez nos Estados Unidos, na safra de 1996. No ano seguinte, os agricultores argentinos também já aderiram à novidade. Com a nova tecnologia, fico mais fácil para os agricultores controlarem a planta daninha sem afetar a soja.

O glifosato é um produto comumente utilizado pelos agricultores no controle de plantas daninhas e limpeza de áreas antes do plantio de uma cultura. Suas moléculas se ligam a uma proteína vital da planta, impedindo seu funcionamento e ocasionando sua morte.

Cultivares de soja surpreendem em produtividade em Rondônia

O avanço do agronegócio da soja na Amazônia brasileira resulta do processo de modernização agrícola derivado da ação do capital nos espaços rurais. No sul de Rondônia tem-se a regionalização produtiva da soja que modifica as relações campo-cidade e constitui-se no uso corporativo do território pelas empresas hegemônicas do agronegócio.

[...]As cultivares de sojas desenvolvidas pela Embrapa conquistaram bons resultados na avaliação da safra 2013/2014 nas Unidades Demonstrativas (UDs), distribuídas em cinco municípios de Rondônia. Todas as cultivares de sojas testadas obtiveram rendimento por área igual ou superior à média estadual, que é de 53 sacas por hectare e com materiais que atingiram rendimento de até 74 sacas por hectare. "Isso demonstra que a Embrapa possui cultivarem convencionais e transgênicas com diferentes características e pode atender as demandas dos produtores de Rondônia, apresentando alta produtividade. Estes resultados indicam também o potencial do cultivo do grão no estado", conclui o pesquisador da Embrapa Soja, que atua no estado, Rodrigo Brogin. EMBRAPA pág. 1[...]

“A previsão estimada de produção de soja na safra 2008/09 no Estado de Rondônia é de aproximadamente 328,6 mil toneladas, numa área de quase 106 mil hectares (CONAB, 2009).”

“A produção rondoniense concentra-se na região conhecida como Cone Sul de Rondônia, compreendida pelos municípios de Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Colorado do Oeste (IBGE, 2007). Dentre esses, Vilhena é o maior município produtor, com mais de um terço da área plantada estadual (IBGE, 2007).”

De acordo com o levantamento de maio de 2014 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2013/2014 a área de plantio de soja em Rondônia foi de 192 mil hectares, um aumento de 14% quando comparada à safra anterior. Quanto à produção, foram 610 mil toneladas, com 13% de aumento referente à safra anterior. "Tivemos dificuldades na safra da soja este ano em Rondônia em função das chuvas no período da colheita e também com as enchentes que atingiram o porto de Porto Velho, atrapalhando a escoamento da produção. Mas, ainda assim, tivemos uma boa produção e tudo indica que este cenário também favoreceu a produção de milho de segunda safra, que deve ter alta produção este ano em Vilhena e em todo o estado", explica o pesquisador da Embrapa, Vicente Godinho.

As atividades agrícolas e a produção agropecuária resultado do avanço do capital no campo criam diversas demandas nas pequenas cidades, como podemos verificar em Rondônia que, à luz dos eventos geográficos, possibilita pensar as alterações realizadas do campo modernizado para as cidades, em várias escalas geográficas da vida social. A análise se desenha na leitura do espaço agrário como campo preponderante da transformação territorial em Rondônia, onde as escalas geográficas da produção se arquitetam na ampliação dos contextos dos lugares (SANTOS, 1996), estes cada vez mais porosos aos movimentos da circulação da economia globalizada. No estado de Rondônia as novas complementaridades entre campo e cidade são produzidas pelo avanço do agronegócio da soja que se constitui em vetor de modernização do território, cujo resultado é a regionalização da produção de soja, na medida em há uma homogeneidade espacial dessa atividade produtiva e o uso corporativo do território, dado que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com