TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de peneiração do solo por peneiração grossa e fina

Tese: Teste de peneiração do solo por peneiração grossa e fina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Por ser o solo um material natural, cujo processo de formação não depende de forma direta da intervenção humana, o seu estudo e o entendimento de seu comportamento dependem de uma série de conceitos desenvolvidos em ramos afins de conhecimento. A mecânica dos solos é o estudo do comportamento de engenharia do solo quando este é usado ou como material de construção ou como material de fundação.

OBJETIVO

A partir das aulas teóricas ministradas em sala de aula pelo Prof. Jean Mark, os alunos deslocaram-se até o Laboratório de Engenharia Civil da UNDB para o acompanhamento dos processos de análise dos solos.

O objetivo deste relatório é relatar o ensaio granulométrico de um solo por peneiramento grosso e fino, para a obtenção da curva granulométrica e encontrar o coeficiente de uniformidade.

PRÁTICA DE ENSAIOS

Para a realização do ensaio do peneiramento foram utilizados como referencial para os cálculos os dados da seguinte amostra de solo:

- Peso total do Solo : 1295g

- Umidade do Solo: 0%

- Para peneiramento fino >> Peso utilizado: 116g

1- ENSAIO DE GRANLOMETRIA

O ensaio de análise granulométrica do solo está normalizado pela ABNT/NBR 7181/82. A análise da distribuição das dimensões dos grãos, denominada análise granulométrica, objetiva determinar os tamanhos dos diâmetros equivalentes das partículas sólidas em conjunto com a proporção de cada fração constituinte do solo em relação ao peso do solo seco.

O ensaio de granulometria conjunta para o levantamento da curva granulométrica do solo é realizado com base em dois procedimentos distintos: peneiramento e sedimentação.

1.1 – Ensaio de Peneiramento

• Referencial Teórico

O processo de peneiramento consiste na separação dos sólidos, de um solo, em diversas frações é o objetivando este ensaio. A análise por peneiramento tem como limitação da abertura da malha das peneiras, que não pode ser tão pequena quanto o diâmetro de interesse. A menor peneira usada em nosso experimento é de nº 200, cuja abertura é de 0,074mm. Existem peneiras mais finas para estudos especiais, mas são poucos resistentes e por isto não são usadas freqüentemente como as demais peneiras. A abertura das peneiras deve ser da maior para a menor.

• Material Utilizado

Os principais equipamentos e utensílios utilizados no ensaio são:

- Vibrador;

- Balança;

- Cápsulas;

- Estufa;

- Jogo de peneiras.

• Metodologia

Para se iniciar o ensaio de peneiramento, primeiramente foi realizado a medição dos pesos das peneiras(vazias), após isso foi determinado uma quantidade de 1295g de solo como amostra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com