TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DA INFLUÊNCIA DO SOLO

Relatório de pesquisa: TESTE DA INFLUÊNCIA DO SOLO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VILA VELHA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

EC6N – EQUIPE 02

ENSAIO DE PERMEABILIDADE DO SOLO

REALIZADO EM LABORATÓRIO

VILA VELHA

2014

VILA VELHA

2013

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO .

2 - OBJETIVO

3 - EQUIPAMENTOS

4- PREPARAÇÃO DA AMOSTRA

5 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

6 - CÁLCULOS

7 - RESULTADOS

8 - ANEXOS

9 - BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Permeabilidade é a propriedade que representa uma maior ou menor dificuldade com que a percolação da água ocorre através dos poros do solo. Nos materiais granulares não coesivos como as areias, por exemplo, há uma grande porosidade o que facilita o fluxo de água através dos solo, enquanto que nos materiais finos e coesivo como as argilas, ocorre o inverso o que torna este tipo de material ideal para barragens por apresentar baixa permeabilidade.

A permeabilidade do solo é representada pelo coeficiente de permeabilidade K, que pode ser obtido em laboratório através de dois tipos de ensaios. Para materiais granulares de alta permeabilidade é utilizado do ensaio de permeabilidade de carga constante e para os materiais de baixa permeabilidade é realizado o ensaio de carga variável.

O coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso. Seu valor depende da viscosidade do fluído, do índice de vazios, do grau de saturação, do tamanho e da forma das partículas, etc. Sua determinação baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, e pode ser feita em laboratório por permeâmetros (carga constante ou carga variável). O conhecimento do coeficiente de permeabilidade é importante em problemas de drenagem, percolação, rebaixamento de nível d’água, recalques, etc.

OBJETIVO

Realização do ensaio de permeabilidade através dos permeâmetros de carga constante e carga variável em corpos de prova deformados de solos para a obtenção do coeficiente de permeabilidade.

EQUIPAMENTOS

São os seguintes os equipamentos utilizados nesse ensaio:

Peneira;

Balança;

Permeâmetros;

Destilador de água;

Bureta;

Cronômetro;

Proveta;

Reservatório de água;

Filtro;

PREPARAÇÃO DA AMOSTRA

A amostra não ficou na bomba de vácuo, para a retirada do ar presente nos poros.Porque na faculdade não há a mesma, com isso os resultados obtidos não foram reais. Logo após, foi aberto o reservatório de água, a uma altura superior (conforme foto em anexo), fazendo com que se criasse um gradiente hidráulico e a água fluísse do reservatório e preenchendo-a. A amostra foi então, saturada. O permeâmetro foi conectado aos tubos manométricos e o reservatório foi ajustado para que mantivesse a altura da água constante.

CÁLCULOS

Para calcular a permeabilidade do solo em (cm/s), usa-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com