TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Fundamentos da Ciência do Solo: Intemperismo Químico, Físico e Biológico

Por:   •  2/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Fundamentos da Ciência do Solo: Intemperismo Químico, Físico e Biológico

Acadêmicos: Cleiton Antonio Busatto

                        Ricardo Piovesan Ferrari

Docente:  Vanderlei Rodrigues da Silva

Frederico Westphalen, 20 de agosto de 2018

Intemperismo Químico

O intemperismo é o processo de transformação das rochas e dos solos através de processos químicos, físicos e biológicos. O desgaste das rochas ao decorrer do tempo devido ao processo de intemperismo, provoca o surgimento de pequenas partículas de rochas, denominadas de sedimentos, este processo também da origem aos solos, que tem grande importância para o mundo e para a agricultura servindo de base para a sustentação e fonte de nutrientes para a adequada nutrição de plantas.

O processo de intemperismo químico é caracterizado pelas mudanças químicas que são provenientes das diferenças de pressão e temperatura das rochas. Para que este processo ocorra, condições ambientais promovem com que a água e oxigênio se tornam os minerais quimicamente instáveis. Existem inúmeros tipos de reações que podem vir a ocorrer para que este tipo de processo ocorra, porem existem alguns principais, são eles: hidratação, hidrolise, oxidação, carbonatação e complexação.

No processo de Hidratação ocorre a entrada de água na estrutura de um mineral dissolvendo lentamente pequenas partículas e enfraquecendo a e podendo formar um outro mineral com características distintas.

A Oxidação ocorre com todos os minerais que contém elementos químicos que possam ser oxidados, como por exemplo o ferro. Em contato com as águas da superfície as quais se mostram carregadas de oxigênio, os elementos presentes na rocha são oxidados desestabilizando a estrutura mineral.

A complexação é uma reação que engloba compostos orgânicos dissolvidos na água, que tem a capacidade de reter elementos químicos pouco solúveis em sua estrutura, desta forma a complexação pode remover do perfil elementos que não seriam removidos de outra forma.

Finalmente, a hidrolíse a qual é a mais importante reação de intemperismo em climas tropicais. Tem por principal característica destruir a estrutura mineral, ou seja, quebra as ligações químicas entre os elementos químicos que formam cada mineral e libera nas águas. A intensidade deste tipo de intemperismo está relacionada com a temperatura, a pluviosidade da região, ao relevo a qual está condicionado a rocha, e a vegetação que predomina neste local.

Intemperismo Físico

Algumas transformações como a fragmentação das rochas e dos grãos minerais são denominadas de intemperismo físico, e ocorrem basicamente por diversas adaptações e variações de temperatura e de pressão. Com o significativo aumento da temperatura ocorre a dilatação dos minerais que compões a rocha, ao mesmo tempo que sua diminuição causa compressão. Sendo que os coeficientes de dilatação dos componentes das rochas são diferentes, se propicia a ocorrência de micro fraturas que aumentam a área exposta ao meio externo, permitindo assim a intrusão de outros compostos como água e sal.

Essa variação tem como principal resultado provocar tensão entre os grãos que acabam por se descolar e se fragmentar transformando a rocha sólida, dura num conjunto de grãos desagregados e fraturados, ou seja transformando um material coeso num material friável.

Este processo de intemperismo e comum em algumas regiões áridas e semi-aridas, as quais a variação de temperatura sobre as rochas costuma ser grande, este processo é denominado de intemperismo termal é muito comum que as rochas sejam formadas por matérias diferentes logo, o coeficiente de dilatação aplicado a cada componente da rocha colabora para a intensificação do processo de intemperismo.

O intemperismo físico-mecânico se dá devido as interações mecânicas que podem provocar rupturas como por exemplo, a água congelada, a qual, exerce um papel muito importante que pode contribuir ainda mais para o intemperismo físico, ao se congelar a água aumenta seu volume, aumentando as fissuras presentes na rocha, aumentando assim a área de exposição da rocha e a tornando mais frágil.

O sal também pode exercer um efeito muito semelhante, o qual promove um aumento do volume quando cristaliza, contribuindo de forma direta para que ocorra o intemperismo físico.

Pesquisadores apontam também a interferência de raízes, as quais podem fragmentar as rochas, seu crescimento lento, porém constante, pressiona a estrutura organizada da rocha, desagregando-a, da mesma forma com que é comumente visto o efeito das raízes em calçadas, muros e construções. Este tipo especificamente pode ser denominado de intemperismo físico-biológico.

Intemperismo Biológico

O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo Biológico é considerado como o menos importante quando comparado aos dois anteriores, pois gera poucos impactos à superfície terrestre, porém gera muito enriquecimento ao solo. Esse tipo de intemperismo é caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com