TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fundamentos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

O presente trabalho faz considerações acerca do processo de renovação do Serviço Social brasileiro, que desembocou nas três perspectivas do Serviço Social, discutidas por José Paulo Netto (2006): a modernização conservadora, a que faz uma reatualização do conservadorismo e a que busca romper com as normas tradicionais da profissão. Este texto, mais especificamente, faz uma abordagem da perspectivada modernização conservadora do Serviço Social. Para isso, é fundamental que sejam feitas algumas considerações a respeito da dominação nos países da América Latina após a Segunda Guerra Mundial, para que se possa compreender o contexto no qual o Serviço Social do Brasil se desenvolveu.

O serviço social decorre em meios aos fatos acontecidos em sua trajetória nas diversas etapas da história dando origem ao processo de formação da sua estrutura.

O nascimento das ações sociais está untado a evolução da sociedade e seus aspectos econômicos e políticos, juntamente com o desenvolvimento das classes sociais que se destacam “Classe burguesa” e “Classe do proletariado”.

As expressões da questão social são problemas relativos á industrialização, sistema que vem enraizando a desenvolvimento das nações.

TEMPOS MODERNOS – CHARLES CHAPLIN QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL

ETAPA 1

Comparando as cenas do filme Tempos Modernos (Charles Chaplin – 1936), com a situação da questão social no Brasil podemos afirmar que apesar da tecnologia de ponta empregada na produção industrial, a condição socioeconômica do homem continua relegada o segundo plano e conforme podemos constatar através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fabricas, tinha como finalidade de aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinha os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava estafados ou neuróticos, robotizados em função das condições do trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. Em virtude dessa insatisfação da classe operaria surgiram os movimentos grevistas que tinham como pauta a reivindicação, de melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica social imposta ao trabalhador não lhe permiti saciar suas necessidades pessoais e primordiais, tais como: as de caráter social, financeira, habitacional, nutricionais, etc. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje ainda fazem parte da maioria dos trabalhadores brasileiros que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada, e que agem em nome do capitalismo, onde prevalecem dados numéricos, estatísticos, financeiros e outras que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país. Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia a dia por dias melhores fica cada vez mais excluída da sociedade, sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo para a subsistência desses operários.

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Os problemas como o desemprego, a violência, etc; provocam diversos desajustes na conjuntiva política social do Brasil. Tais problemas são encarados como questões sociais como responsabilidade tão somente do Governo. A questão social no Brasil é moldada de acordo com os interesses das elites políticas, que com a questão trabalhista firma-se como proteção social, assume característica paternalista, de política do favor, de patriarcalismo autoritário.

A desigualdade social com a distribuição de renda desigual, a falta de habitação, problemas e dificuldades na educação pública, a saúde pública em estado de crise aguda, a violência e criminalidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a poluição e o desemprego.

Podemos concluir como uma crítica à modernidade e ao capitalismo, representado pelo modelo da industrialização, em que o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ações. O filme nos mostra uma realidade que não é tão diferente dos dias de hoje, no Brasil ainda tem muito trabalho escravo escondido por ai precisando ser descoberto para que haja justiça com as pessoas que trabalham em péssimas condições, e são submetidas a péssimos salários.

PASSO 3

O QUE SIGNIFICA MUDAR?

Mudar dá trabalho, cansa, tira o sossego e assusta. Quantos de nós não nos acomodamos a determinadas situações e condições pelo medo do desconhecido? Mudar de casa, de trabalho, de namorado, de vida, de estilo, de visual. É minha gente, para que determinadas coisas aconteçam em nossas vidas além da coragem e determinação é preciso muita ousadia.

De repente nos vemos em situações em que a vida não perdoa uma hesitação, uma vacilada. Quando estas coisas acontecem acabamos entrando no ritmo e, aos poucos, vamos nos adaptando ao novo, ao que era aparentemente difícil, quase próximo ao impossível.

Não é rara a surpresa, mas a boa surpresa. Surpreendemo-nos com nossa força, nosso caráter, nosso dinamismo e empenho que estavam adormecidos e banalizados pela apatia.

Quando paramos e começamos a prestar um pouco mais de atenção em nossas emoções e necessidades simplesmente as negligenciamos frente a uma prioridade circunstancial e invariavelmente externa.

A partir do instante que criamos coragem para nos enfrentar muita mudança pode acontecer. Mudar implica em decidir e decisão é coisa de gente grande. Quando há uma decisão, não importa o tempo para sua concretização e efetivação. Uma mudança interna ocorre e nos levará a assumir um comportamento, a tomar uma atitude que por si só é muito positiva.

QUAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com