TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade de Brasília - UnB Agronomia Dasonomia

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade de Brasília - UnB

Agronomia

Dasonomia - 165174

ECOTURISMO

Brasília - DF

19 de junho de 2019

Introdução

“Ecoturismo ou turismo da natureza é o deslocamento de uma ou mais pessoas de um local de origem para um destino, seja para lazer, educação ou cultura. Esse deslocamento deve ocorrer primordialmente de forma sustentável.”

O termo “ecoturismo” começou a ser utilizado no início da década de 1980, primeira iniciativa de ordenar a atividade ocorreu em 1987 com a criação da Comissão Técnica Nacional, formada por técnicos do Ibama e da Embratur, a fim de monitorar o projeto, pois o turismo que era realizado na época não tinham a finalidade sustentável. Infelizmente os esforços governamentais ou privados não foram suficientes para ultrapassar as barreiras que ainda permanecem presentes nos dias de hoje, onde a teoria da atividade ecoturística não se assemelha a prática, principalmente em relação aos modelos nacionais (Manual MPE, EcoBrasil).

O ecoturismo surgiu como um conceito de atividade diferente, onde o turista também é responsável pelo ambiente e sociedade que visita, tendo como missão promover um maior contato do homem com a natureza e com seus habitantes para sensibilizá-lo e conscientizá-lo quanto à importância da preservação, da conservação do meio ambiente e das tradições culturais, por meio de práticas e atitudes sustentáveis.

O ecoturismo é também uma alternativa de apoio ao progresso das atividades sustentáveis que trazem maior impacto ao meio ambiente, além de promover a obtenção de renda para as comunidades localizadas em áreas de conservação e de preservação ambiental; servindo também como um segmento da atividade turística que faz uso, de forma consciente, do patrimônio natural e cultural, incentivando a sua conservação.

Apesar das várias definições utilizadas para o termo “ecoturismo”, três conceitos básicos são essenciais para essa atividade:

1. Desenvolvimento sustentável;

2. Educação ambiental;

3. Envolvimento das comunidades locais.

Sendo objetivos do ecoturismo: a preservação da biodiversidade e dos “habitats” naturais; a conservação do contexto natural, cultural e construído; o esclarecimento sobre o uso ilegal dos recursos naturais, bem como sobre o abuso na sua exploração; e a integração das áreas naturais protegidas, com os objetivos de conservação nos planos e programas de desenvolvimento locais e regionais (OMT, 2002).

Lamentavelmente o ecoturismo brasileiro é uma atividade ainda muito incompreensível, desordenada, e impulsionada basicamente pelo marketing, comprometendo o conceito e a imagem do produto ecoturístico brasileiro nos mercados interno e externo.

Desenvolvimento

O Ecoturismo brasileiro surgiu como uma proposta de contemplação e conservação da natureza. Os debates sobre a necessidade de conservação do meio ambiente por meio de técnicas sustentáveis atingiram a atividade turística e inserem uma nova maneira de vivenciar e usufruir as paisagens rurais, as áreas florestais, as regiões costeiras, e os mais diversos ecossistemas que são vistos como um modelo para um turismo mais sustentável. O Brasil sendo um dos países com maior biodiversidade, qualificado por seus biomas (Amazônia, Mata Atlântica, Campos Sulinos, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Zona Costeira e Marítima) e seus diversos ecossistemas, apresenta um cenário rico para esse segmento turístico.

O turismo natural engloba os recursos naturais ao mercado turístico, resultado na amplificação das oportunidades de gerar postos de trabalho, receitas, impostos e inclusão social ,e, principalmente promover a proteção dos recursos naturais, ocasionando de fato a essa categoria de turismo um crescimento extraordinário no Brasil e em todo o mundo.

O Ecoturismo exige o seguimento de alguns ideais e orientações para que haja seu desenvolvimento, sob os princípios da sustentabilidade, são eles:

* Uso de recursos de forma sustentável: A conservação e o uso sustentável dos recursos, podendo ser eles, naturais, sociais e culturais, são cruciais, e garante o desenvolvimento do negócios a longo prazo.

* Redução do consumo exagerado e do desperdício: A redução do consumo exagerado e do desperdício evita o custo da recuperação do meio ambiente que é danificado ao longo do tempo, e, contribui para a boa qualidade do turismo.

* Manter a diversidade: Manter e promover a diversidade natural, social e cultural é essencial para o turismo sustentável de longo prazo.

* Integrar o turismo ao planejamento: O empreendedorismo turístico integrado a um contexto de planejamento estratégico, nacional e local, e submetido aos EIAs (Estudos de Impacto Ambiental) aumenta a viabilidade a longo prazo do turismo.

* Apoiar a economia local: O turismo que apoia uma ampla série de atividades econômicas locais e que leva em conta os custos/valores ambientais, protege essas economias e evita danos ao meio ambiente.

* Envolver as comunidades locais: O envolvimento total da comunidade local não só traz benefícios a elas e ao meio ambiente em geral, mas também melhora a qualidade da experiência do turismo.

* Consultar investidores e o público: As consultas a investidores, comunidades locais, organizadores e instituições são essenciais se todos quiserem trabalhar juntos e conciliar interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com