TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO FERRAMENTAS QUALIDADE

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

Engenharia de Qualidade

Objetivo:

Aplicação prática em Engenharia da Qualidade.

Empresa:

Empresa multinacional de grande porte no ramo de extração de minério de ferro.

Problema focado:

        Perda de 23.000 toneladas de produtos, gerando aproximadamente 6 milhões de reais.

Ferramentas utilizadas para monitoramento:

  1. Uso de carta de controle para acompanhamento diário de produção afim de analisar e tomar decisões diante de possíveis perdas.
  2. Uso de gráfico de pareto para identificar causas de perdas de produção. O mesmo é utilizado diariamente e mensalmente para verificar onde estão concentradas as principais perdas. Normalmente, analisa 80% das causas pois é onde se encontra as perdas mais consideráveis. Este gráfico serve de base para a próxima ferramenta (Gráfico BUILD UP).
  3. Uso do Gráfico de Build UP para priorizar de acordo com cada perda. Lembrando que todas as causas esboçadas neste gráfico foram tratadas.
  4. DIAGRAMA DE ISHIKAWA – Utilizado para organização dos resultados referentes as principais perdas encontrados nas ferramentas anteriores. A partir dele, é utilizado a ferramenta que contribui para a eficácia dos planos de ações para as falhas identificadas.
  5. O 5W2H nos permite tratar todas as fontes geradoras de perdas identificadas nas ferramentas anteriores e assegura que com o cumprimento de todas as ações, o problema não voltará a acontecer no próximo mês.

        Este ciclo de tratativa se repete sempre que necessário, como se fosse o ciclo do PDCA.

Conclusão:

        Tentando encontrar as causas para a perda de produção mencionada (aproximadamente 23.000 t) encontramos oportunidades em várias áreas do processo. A empresa procurou analisar todos os problemas e estudar uma maneira eficiente de solucionar todos eles em curto prazo afim de evitar a propagação para o próximo mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com