TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Gerais de Helicóptero

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de aprendizagem: Conhecimento Geral dos Helicópteros

Curso: Ciências Aeronauticas

Professor: Valmir Lemos

Nome do aluno: Thiago Boeira de Souza        

Data: 19/05/2020

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1ª questão: A decolagem e o pouso verticais ou em curtas distâncias, a capacidade de

carga, o voo prolongado em baixa velocidade, entre outras vantagens, distinguem o helicóptero e possibilitam o seu emprego em multifunções. Estas características singulares de uma aeronave revolucionaram as atividades aeronáuticas.

Em face ao exposto, responda o seguinte:

  1. Quais são os comandos de voo que permitem o controle e o voo do helicóptero? Como funcionam?

  1. Temos quatro comandos de vo no helicóptero, o CÍCLICO onde tem a função de mudar o plano de rotação do rotor principal criando uma força de tração permitindo controlar a direção do helicóptero, para frente e para trás, para a direita e esquerda. O COLETIVO que deve ser operado junto com a manete de RPM, é responsável por alterar o ângulo de ataque das pás do rotor principal fazendo o movimento vertical do helicóptero, ou seja, movimentando a aeronave para cima e para baixo e ainda controlando velocidade do motor. As MANETES são um dos mais importantes comandos de voo pois controlam a RPM do rotor principal. Por fim temos os PEDAIS que controlam o ângulo de ataque do rotor de cauda permitindo o helicoptero girar sobre seu eixo.

  1. Qual o principal comando utilizado pelo piloto para girar o helicóptero em torno do seu eixo vertical? (3 ptos)

O comando utilizado para girar o helicóptero em torno do eixo vertical são os pedais fazendo a aeronave ter o movimento de giro ou guinada sendo responsável pela estabilidade direcional.

2ª questão: a) Quais são os eixos de manobra de um helicóptero? b) Em torno de qual eixo de manobra o efeito torque produzido pelo rotor principal é mais intenso no helicóptero? (3 ptos)

  1. Temos três eixos de manobras no helicóptero, o eixo longitudinal no qual produz de rolamento, para esquerda e para direita e é responsável pela estabilidade lateral. Depois temos o eixo lateral ou transversal no qual é responsável pelo movimento de arfagem, tangagem, cabrada ou picada onde controlamos o nariz da aeronave para cima ou para baixo sendo responsável pela estabilidade longitudinal. Por fim temos o eixo vertical que faz o movimento de giro ou guinada e é responsável pela estabilidade direcional.
  2. O torque do rotor principal é mais intenso no eixo vertical por isso que os helicópteros tem instalados os rotores de cauda para anular este efeito.

3ª questão: Em virtude de não possuir asas, ao leigo parece que, no caso de uma pane de motor num helicóptero, a aeronave se precipitará rumo ao solo num mergulho fatal para a máquina, tripulantes e passageiros. A engenharia dos helicópteros, contudo, prevê esta eventualidade e permite que o piloto continue a controlar a aeronave, conduzindo-a para um pouso seguro e sem danos às pessoas e equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (776.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com