TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V GTI 2013

Dissertações: PIM V GTI 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  5.398 Palavras (22 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Fundamentalmente, a proposta apresentada neste trabalho visa orientar o gerente de projetos em TI para que possa utilizar os conceitos da gestão de projetos e boas praticas de TI, para obter melhores resultados em sua rotina. Sendo assim, entende-se que aplicação de diversos conceitos e métodos da gestão em gerenciamento de projetos pode trazer inúmeros benefícios, pois através das melhores praticas conseguirá atingir a meta estabelecida. As ferramentas e técnicas da gestão de projetos foram abordadas como mecanismos capazes de suportar a implantação da gestão em projetos.

Palavras-chave: Gestão de projetos, Gerenciamento de projetos, Benefícios, Melhores práticas.

ABSTRACT

Fundamentally, the proposal presented in this work aims to guide the project manager in IT so you can use the concepts of project management and IT best practices to achieve better results in your routine. Therefore, it is understood that implementation of various management concepts and methods of project management can bring many benefits, because through best practices will achieve the goal. The tools and techniques of project management were discussed as mechanisms to support deployment management on projects.

Keywords: Project Management, Project Management, Benefits, Best practices. 

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Fazer da estratégia um processo contínuo. 10

Figura 2. Visão e estratégia com foco na satisfação do cliente. 12

Figura 3. Ciclo de vida do projeto 14

Figura 4. Custo e Pessoal x Tempo 15

Figura 5. Ciclo do projeto – PMI / PMBOK 20

Figura 6. Gestão do Tempo do projeto – PMBOK 21

Figura 7. Gestão do Custo do Projeto – PMBOK 22

Figura 8. Gestão da Qualidade do Projeto 22

Figura 9. Gestão dos Recursos Humanos do Projeto 24

Figura 10. Gestão dos Riscos do Projeto 25

Figura 11. Gestão da Comunicação do Projeto 26

Figura 12. Gestão da Integração do Projeto 27

Figura 13. CMMI abordagem por estágio 28

Figura 14. Objetivos do Negócio - COBIT 34

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

PMI Project Management Institute

CMMI Capability Maturity Model Integration

PMBOK Project Management Body of Knowledge

TI Tecnologia da Informação

ITIL Information Technology Infrastructure Library

COBIT Control Objectives for Information and Related Technology

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8

1. GESTÃO DE PROJETOS 9

1.1. Definição 13

1.2. Ciclo de Vida 14

1.3. Gerenciamento de projetos 15

1.4. Tempo 20

1.5. Custo 21

1.6. Qualidade 22

1.7. Recursos Humanos 22

1.8. Comunicação 24

1.9. Riscos 24

2. AQUISIÇÕES 26

2.1. Integração 26

2.2. Principais Conceitos 27

3. CONCLUSÃO 35

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36

INTRODUÇÃO

Atualmente no mercado global há a exigência de que as empresas possuam um planejamento estratégico flexível e altamente sintonizado com a demanda gerada pelos clientes. Em um ambiente economicamente dinâmico, a gestão de projetos exerce um papel importantíssimo no planejamento estratégico das empresas, tornando-se um diferencial competitivo.

A abertura de mercado e o avanço da tecnologia da informação modificaram o perfil da competição empresarial em pouco tempo. Desde o início da década de 90, muitos negócios sofreram transformações radicais, outros desapareceram e inúmeros outros foram criados. Essas mudanças, em um dinamismo jamais imaginado, estão motivando o mercado a exigir de organizações e pessoas, cada vez mais flexibilidade, estando sempre prontas a se adaptarem.

Desta maneira, para atingir novos patamares e alavancar resultados cada vez mais rápidos, as empresas estão aumentando a utilização de projetos. Com isto, o profissional especialista vem sendo mais requisitado se tornando mais preparado com técnicas cada vez mais avançadas em gerenciamento de projetos.

O Project Management Institute – PMI apresenta uma definição de gerenciamento de projetos. Tal definição está relacionada com a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas, de forma a buscar o equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, prazo, custo, riscos, qualidade e outras áreas de conhecimento aplicáveis. Um dos principais objetivos da gerência de projetos é manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida deste. Porém deve ser levado e consideração que esse risco aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto.

Diante dessa mudança de visão, o conhecimento está se tornando o principal ativo das organizações e a chave da vantagem competitiva. E a fonte deste conhecimento são os colaboradores, que agregam valor ao transformarem dados e informações em conhecimento, tornando-se este base sustentável para a tomada de decisão da organização.

1. GESTÃO DE PROJETOS

Nas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com