TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Emergência

Por:   •  10/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 10

TRANSEUNTE

Informar ao CECOM 193 (via ramal), 0800 2850 193 (celular) ou rádio freqüência 193 nas localidades atendidas pelo sistema e afastar-se do local da emergência.

Cuidado especial de não tocar na vítima em caso de choque elétrico.

CECOM

Receber o chamado de Emergência e transferir para as agências responsáveis conforme protocolos do SEM (Serviço de Emergência Médica).

SUPERVISOR

Avaliar o cenário e reportar ao CECOM, verificar a desocupação total da área, inclusive banheiros e vestiários e em caso de incêndio com material explosivo também construções vizinhas, orientar a brigada de incêndio quanto à presença de materiais combustíveis e inflamáveis na área, caso o incêndio florestal seja nos limites da área operacional.

AEM

Avaliar o cenário e as condições da vítima e reportar ao CECOM, seguir orientações do serviço de saúde na realização da triagem das vítimas, realizar imediatamente os primeiros socorros e se necessário solicitar recursos adicionais.

Acompanhar a vítima do  local de atendimento ao serviço de saúde da unidade e caso necessário a hospital.

SAÚDE E RH

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Saúde e RH e protocolos do SEM, avaliar o cenário e as condições da vítima, reportar ao CECOM, proceder a triagem das vítimas, realizar os primeiros socorros e se necessário, remover a vítima ao atendimento de suporte avançado (hospital).

SEGURANÇA DO TRABALHO

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Segurança do Trabalho, avaliar o cenário, apoiar as áreas de acordo com a necessidade, colher dados sobre a ocorrência e realizar a investigação do acidente.

SEGURANÇA EMPRESARIAL

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Segurança Empresarial, isolar a área e redirecionar trânsito caso necessário, providenciar registro fotográfico, relatório da ocorrência e das perdas, encaminhando a DISI, ao responsável da área do evento, a Segurança do Trabalho e comunicar ao Exército sobre a ocorrência de incêndio/explosão com explosivos.

EQUIPE DA ELÉTRICA

Avaliar o cenário, desativar as fontes de energia quando solicitado, informar se poderá ser utilizada de água no combate ao incêndio, prestar apoio em primeiros socorros e colaborar no combate do  principio de incêndio.

GEOTECNIA

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Meio Ambiente e Geotecnia, avaliar a situação e Informar aos usuários da área sobre as condições de estabilidade do talude ou pilha liberando ou interditando o local.

ÁREA DE APOIO

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Apoio e Logística, disponibilizando recursos como água, alimentação, transporte e outros.

GERENTE DE ÁREA

Comunicar ao Gerente Geral em caso de sinistros ou acidentes de grandes proporções;

Disponibilizar recursos para atuação na emergência.

GERENTE GERAL

Comunicar ao Diretor em caso de sinistros ou acidentes de grandes proporções;

Disponibilizar recursos para atuação na emergência.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Comunicação e quando solicitado pelo Gerente Geral ou conforme orientações do Manual de gerenciamento de situações críticas, esclarecer sobre o evento a imprensa, órgãos responsáveis (TV, rádio, jornais), sindicato, etc.

COMITÊ LOCAL DE EMERGÊNCIA / COMITÊ DE CRISE

Reunir e proceder com as medidas necessárias.

BLASTER

Comunicar o gerente de área, acionar o fabricante de explosivos e solicitar apoio caso necessário, para o caso de incêndio / explosão com material explosivo.

SUPERVISOR DE RADIOPROTEÇÃO

Realizar os procedimentos necessários para regularização da situação conforme procedimentos da CNEN.

BEE / BTR

  • Componentes da BEE caso não consigam combater o princípio de incêndio, afastar-se do equipamento e aguardar a BTR para fornecer informações.
  • Parar os equipamentos em local seguro, acionando freio de estacionamento e desligar o motor, avaliar o cenário, as condições de vítimas, realizar os primeiros socorros e reportar ao CECOM.            
  • Realizar resgate com táticas, técnicas e recursos materiais disponíveis, se necessário solicitar recursos adicionais.                                                                                    
  • Remover as vítimas do  local de atendimento ao serviço de saúde da unidade e caso necessário a hospital.                                                                                                                                     Utilizar o extintor de incêndio, hidrante ou caminhão auto bomba e recepcionar e orientar as equipes externas de emergências quando acionados.

Para incêndio em pneus de equipamentos fora de estrada

Combater incêndio em pneu utilizando caminhão auto bomba ou pipa, posicionada a uma distância não inferior a 10 (dez) metros do pneu, sendo proibido o uso de extintores portáteis e afastar todas as pessoas e veículos não envolvidos no combate ao incêndio proibindo a permanência a uma distancia inferior a 50 metros de distância do pneu senão após 4 horas do resfriamento.

Para incêndio com amido

Acionar a manutenção elétrica para desligar a alimentação elétrica, fazer avaliação da situação e auxiliar na mobilização dos recursos necessários a solução da emergência. Fechar registros de combustível e inflamável, em caso de incêndio em postos de abastecimentos, comboio e depósito em grande quantidade de material combustível e inflamável.

Para incêndio com material explosivo

Isolar área em um raio superior a 500m, inspecionar as áreas atingidas, ao final do combate ao incêndio no paiol, avaliando criteriosamente os riscos, principalmente quanto à sobra de explosivos e embalagens.

Para incêndio em Fonte Radioativa

Não jogar água sobre o material radioativo vazado.

Para vazamento de gases e produtos químicos

Acionar o fornecedor para dar apoio ao atendimento, manter-se afastado do jato de produto em estado líquido ou gasoso, avaliar a necessidade a aumentar a área de isolamento, desconectar e afastar o caminhão tanque, em operações de transferência, isolar o componente avariado visando reduzir o inventário disponível, evitar a formação de nuvens e se ocorrer abater as nuvens de vapor com a intensa e contínua aplicação de neblina d’água e se ocorrer a formação de poças, recobrindo a área com lona plástica.

Avaliar viabilidade de transferir o produto para outro tanque, de aumentar o consumo do produto para aliviar a pressão interna do tanque, de aliviar a pressão interna do tanque por meio de manobras controladas de válvulas de alívio, tentar controlar o vazamento, se o mesmo estiver ocorrendo no corpo de duto, com a instalação de kit apropriado (braçadeira), compatível com o diâmetro da tubulação e produto envolvido.

Identificar a existência de locais e/ou condições favoráveis para o confinamento do produto liberado para a atmosfera, monitorar o ambiente e promover a ventilação do local, se necessário e evitar o contato do produto vazado com óleos, graxas, estopas, resíduos oleosos, fontes de calor, materiais combustíveis e substâncias inflamáveis, oxidantes e corrosivas.

MEIO AMBIENTE

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Meio Ambiente e Geotecnia, avaliar impacto ambiental nos cursos d’água, vegetação e fauna, coletar amostra das águas para análise e monitoramento e monitorar a qualidade da água usada para consumo humano, industrial, irrigação, dessedentação e recreação, entre outros.

Orientar as equipes envolvidas na utilização dos recursos de contenção, recuperação, acondicionamento do produto vazado e destinação dos resíduos.

Solicitar Boletim de Ocorrência a polícia ambiental, caso necessário, informar o andamento dos trabalhos e se necessário solicitar apoio da Brigada de Incêndio da unidade operacional, à Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.

Solicitar apoio da equipe do contrato da GAMBS, disponibilizar de recursos humanos e materiais para o combate ao incêndio, de acordo com o contrato em vigor, rever o programa de prevenção de incêndios relativo à área sinistrada e as demais que estejam em risco.

Orientar as áreas quanto as ações no caso de:

Vazamento  no Solo    

Construir dique com terra, areia ou outro material disponível, mas não reativo com o produto vazado, retardar o deslocamento do produto no solo com a instalação de barramentos, improvisados com pranchas de madeira, plásticos ou outros materiais de fácil instalação e descontaminação, reorientar o fluxo de produto que esteja escoando por encostas, vertentes e linhas de drenagem secas, para depressões no solo e aplicar apenas produtos absorventes industrializados, de alta capacidade de retenção, para evitar a geração de resíduos.

Vazamento em Curso D´agua

Instalar barreiras de contenção apropriadas para águas abrigadas, retardar o espalhamento do produto, por meio da montagem de barramentos improvisados com pranchas de madeira, bambus e redes entrelaçadas com vegetação e suportadas por material flutuante, retardar o espalhamento ou mesmo conter o produto em corpos d’água de baixa vazão e velocidade de escoamento, com a montagem de barramentos transversais e sucessivos, providos de dreno de fundo. Durante toda a operação adotar as seguintes ações complementares, reavaliar as ações adotadas e os resultados obtidos; reavaliar e redimensionar periodicamente as áreas atingidas e ameaçadas, para não perder o controle da situação;

Vazamento de combustíveis e inflamáveis

Suspender temporariamente serviços a quente nas áreas internas atingidas ou ameaçadas, exceto para a execução de reparos em sistemas e equipamentos vitais a operação, porém fazê-los de forma controlada e supervisionada, manter vigilância permanente em áreas atingidas ou ameaçadas internas da Vale, visando eliminar qualquer fonte de chama, calor, centelha ou energia que possa incendiar o produto vazado, manter vigilância, em conjunto com autoridades competentes, em áreas atingidas ou ameaçadas externas a Vale, visando evitar a proximidade ou contato do produto com fontes de ignição, cabendo citar entre outras, as queimadas e sinalização de via com chamas.

Avaliar, em conjunto com o órgão ambiental, a eventual necessidade suprimir a vegetação contaminada e remover dos ambientes terrestres e aquáticos, os resíduos gerados na ocorrência e acondicionar em tambores, ou outros recipientes disponíveis e não contaminados por outras substâncias.

Realizar registro fotográfico do evento e elaborar relatório técnico da ocorrência.

SEGURO E JURIDICO

Atuar conforme orientações do Grupo Especializado de Seguro e Jurídico, prestando as acessórias necessárias ao evento.

OPERADORES / MANTENEDORES MECÂNICOS

Acionar  o supervisor da área e seguir orientações do mesmo, selecionar materiais de resposta compatíveis com a substância envolvida, proteger ralos, bueiros, sistemas de drenagem, galerias subterrâneas, vertentes e corpos d’água,  Verificar fechamento de válvulas e drenos de bacias de contenção, controlar e cessar a fonte de vazamento por meio das seguintes ações: paralisar qualquer operação com o tanque, duto, equipamento ou veículo envolvido na ocorrência, suspender o bombeamento de sistemas interligados, bloquear válvulas e isolar as tubulações necessárias, aplicar de vedação se for o caso e transferir o produto para outros tanques e/ou caminhões tanques, Identificar e eliminar quaisquer fontes de ignição, bem como a possibilidade de confinamento de vapores inflamáveis.

RECURSOS NECESSÁRIOS

Incêndios e Explosões

Caminhão auto bomba, caminhão pipa, extintores de incêndio, rádio de comunicação e/ou telefone celular, fita de sinalização zebrada, tratores, guindastes, veículos leves, Abafador de borracha para incêndio florestal, pulverizador costal, pás, enxadas, foices, garrafas térmicas com água, isotônicos e outros de acordo com a necessidade.

Animais em geral

Equipamentos de captura e acondicionamento, EPI’s, rádio de comunicações, fumigadores, cordas, escadas,cambão e caixa para abrigo (Animais em geral).

Fontes Radioativas

Contador Geiger, dosímetro de radiação TLD, observar as informações no Plano de Radioproteção do Cauê no PRO     ou no Plano de Radioproteção de Conceição no PRO.

Males súbitos, traumas e ameaças a vida  

Desfibrilador Externo Automático –DEA, Hospitais, Clínicas da região, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Policia Civil, Serviços de atendimento voluntário de emergência, Instituto Médico Legal e outros listados na relação de contatos.

 Pré- afogamento e resgate em água

 Bote de resgate, motor, remos, coletes, roupas de neoprene, nadadeiras.

Choque elétrico

Vara de manobra para alta tensão, roupas especiais, luvas isolantes e de cobertura.

Resgate em altura e vertical

Cordas e cabos de resgate, freio em oito, mosquetões, roldanas, capacetes, cinto de segurança tipo paraquedista, triângulo de resgate.

Espaço confinado

Equipamentos de resgate em espaço confinado, máscara autônomas, tripé de resgate, cordas, roldanas, outros de acordo com a necessidade.

Vazamento de combustíveis e inflamáveis

Kits de emergência com itens para contenção de vazamentos: pás, enxadas, batoques, tambores, baldes, bombonas, tambores, mantas absorventes, serragem e absorventes em pó de hidrocarbonetos.

Cuidado especial de não jogar água sobre o produto vazado / derramado e observar as informações contidas na Ficha Técnica do Produto.

Vazamento de produtos químicos e de gases

Lava-olhos, chuveiro de emergência, EPI´s (Capacete, óculos de segurança, bota, luvas de PVC, macacão tyvec ou outros, avental e se necessário proteção respiratória), pás, enxadas, batoques, tambores, baldes, bombonas, mantas absorventes, lona plástica, pás, enxadas e tambores.

Cuidado especial de manter o vento pelas costas e observar as informações contidas na Ficha Técnica do Produto.


Símbolo de Risco:

Classe 1 -  Explosivos

Classe 7 - Materiais Radioativos

Classe 3  - “Líquídos Inflamáveis”

 [pic 1][pic 2]

               Classe 4 – Sólidos Inflamáveis

Classe 5 – Oxidantes

 Classe 8 – Corrosivos

                                     Classe 9 – Substâncias Perigosas Diversas

[pic 3] 

Classe 6 - “Substâncias tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes”

[pic 4] 

Classe 2 – “Gases”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com