TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Ciencias Atmosféricas

Por:   •  31/8/2016  •  Exam  •  4.631 Palavras (19 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 19

 GUIA DE ESTUDO – CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS I - 2016

PARTE I DO CURSO : Preparação para Prova #01

(ler e memorizar os “BRIEF REVIEW” que estão no final de cada tópico do Meteorology Today que estudamos.)

1-Composição atmosférica:

(Notas de Aula) e Pag. 4-10 (Capítulo 1 “Meteorology Today ”)

1- O que é a atmosfera terrestre e a sua importância para a vida na Terra.

Atmosfera terrestre é uma fina camada constituída de gases e partículas na qual a Terra está envolta. A importância para a vida terrestre é que a atmosfera ajuda a controlar o clima terrestre.

2- Quais são os gases majoritários e os principais gases traços e qual fração representa do ar atmosférico

Os gases majoritários são: Nitrogênio, Oxigênio, argônio. E os gases traços de importância ambiental são Dióxido de carbono (0,033%), metano (0,0002%), monóxido de carbono (0,00001), ozônio (0,000002), amônia (0,000001%), dióxido de nitrogênio (0,0000001%) e dióxido de enxofre (0,00000002%). E os gases traços Vapor d’agua (4% do volume do ar nos trópicos e <1% nos polos), ozônio (0,000002% do ar atm), dióxido de carbono (0,033%)

*3- Porquê um determinado gás é designado de permanente ou variável. Quais são os gases considerados permanentes e os principais gases variáveis da atmosfera.

A determinação se um gás é variável ou não é definido por suas características de condensação. Um gás permanente é aquele em que o ponto de condensação é muito baixo. Já os variáveis são

Os permanentes são N2, O2 e H e os variáveis N2O, O3, CO, CO2, O, O2, H2O, A, CH4, CFC11, CFC 12.

4- Porquê, apesar da sua baixa concentração, os gases traços são importantes?

Porque eles são responsáveis por controlar o clima da Terra através do efeito estufa e tem papel importante na química da atmosfera que também é significativo no clima terrestre.

*5- Qual o papel e a importância do Vapor d’água, do Dióxido de Carbono, do Metano, do Ozônio e das Partículas de Aerossóis na atmosfera?

O vapor d’agua e o dióxido de carbono são importantes, pois são gases do efeito estufa, que em quantidades certas, atuam em equilíbrio para estabilizar o clima da Terra, deixar a temperatura média da Terra de tal forma que possa existir vida terrestre assim como conhecemos, as partículas de aerossóis são responsáveis pela formação de nuvens, o ozônio é responsável por controlar as radiações ultravioletas que entram na atmosfera terrestre e o metano

6- Quais compostos atmosféricos estão envolvidos com problemáticas ambientais que envolvem as atividades humanas, com impactos no equilíbrio do clima e na qualidade do ar (Poluição)?

CFC (liberado por aerossóis), responsável por “quebrar” a camada de Ozônio atmosférico, permitindo assim a incidência de raios ultravioletas (que não são bons para a vida) na superfície terrestre. CO2 (liberado por indústrias, automóveis e etc), que auxilia no aumento das temperaturas médias do planeta.

2-Estrutura vertical da atmosfera: pressão atmosférica e temperatura

(Notas de Aula) e Pag. 10-18 (Capítulo 1 “Meteorology Today ”)

1- O que é a pressão atmosférica e o conceito de temperatura?

Pressão atmosférica é a pressão exercida sobre a superfície terrestre através do ar da atmosfera, partículas que estão no ar, quando colidem com objetos como casas e etc, exercem esta pressão. Perto da superfície, uma molécula de ar irá colidir cerca de 10 mil milhões vezes a cada segundo com outras moléculas de ar. Ele também irá colidir contra objetos ao seu redor e até mesmo pessoas. Cada vez que uma molécula de ar encontra um objeto, dá um pequeno empurrão. Esta pequena força dividida pela área em que se empurra é chamado de pressão. Temperatura é uma medida energia cinética média das moléculas de uma substância.

2- Como a pressão atmosférica e a temperatura variam com a altitude?

A pressão atmosférica diminui exponencialmente com a altitude. Se considerarmos a variação de temperatura com a altitude, a temperatura deveria cair de acordo com a altitude, contudo, como há trocas de energia na atmosfera, a temperatura sofre quedas e aumentos dentre as camadas da atmosfera.

**3- O que explica os comportamentos observados para variação da pressão e temperatura com altitude?

4- Como se chama a taxa com que a temperatura diminui com a altitude?

A taxa pela qual a temperatura diminui com a altitude é chamada de: Lapsrate

5- Qual o valor da pressão atmosférica no nível médio do mar?

O valor da pressão atmosférica ao nível médio do mar é de 1 atm

6- 90% da massa atmosférica está abaixo de qual altitude?

90% da massa atmosférica está abaixo de +-30 km de altitude.

7- Quais são e como se distribuem na vertical (altitudes) as camadas atmosféricas definidas com base na variação vertical da atmosfera.

Em ordem mais próxima a superfície terrestre até a camada mais distante da superfície terrestre está a Troposfera (em altitudes de 0 a ~11km), Estratosfera (~11km de altitude até um pouco abaixo de 50 km de altitude), Mesosfera (um pouco abaixo de 50km de altitude até mais ou menos 70 km) e Termosfera ( de 70 km em diante).

8- Quais camadas apresentam maior e menor temperatura? Porquê?

Maior temperatura na termosfera e menor na mesosfera

***9- Porquê a temperatura aumenta na estratosfera e na termosfera?

- Na estratosfera, a principal razão para o aquecimento é a presença do ozônio, pois ele absorve energia ultravioleta e energia solar.

- Dentro da termosfera, as moléculas de oxigênio (O2) absorvem energia dos raios solares, fazendo com que tenha um aquecimento do ar. Uma vez que existem relativamente poucos átomos e moléculas em thermosphere, a absorção de uma pequena quantidade de energia solar energético pode causar um grande aumento da temperatura do ar. Além disso, a quantidade da energia solar que afeta esta região depende fortemente da atividade de energia solar, as temperaturas na termosfera variam de dia para dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com