TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DA DISCIPLINA: FÍSICA FUNDAMENTAL I

Por:   •  16/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

IFNMG Campus Salinas

LICENCIATURA EM FÍSICA

FÍSICA FUNTAMENTAL I

JONAS LUIZ MAGALHÃES

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

        

SALINAS

MINAS GERAIS – BRASIL

2017

JONAS LUIZ MAGALHÃES

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

Trabalho apresentado para o professor José Antônio Duarte, como parte integrante das exigências da disciplina Física fundamental I, do curso de Licenciatura em Física do IFNMG Câmpus Salinas.

SALINAS

MINAS GERAIS – BRASIL

2017

                                

[pic 2][pic 3]

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

IFNMG Campus Salinas

LICENCIATURA EM FÍSICA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DA DISCIPLINA: FÍSICA FUNDAMENTAL I

Relatório referente á aula prática de 05/07/2017

Introdução: Comprovar se a área de contato interfere na força de atrito FATe?

Materiais: três elásticos (Liga), régua (30cm) e três pedaços de madeira (de diferente tamanho) e com “ganchos” nas laterais.

Introdução Teórica: A força de atrito se dá pelo atrito de duas massas (objetos), podendo se de substâncias iguais ou diferentes, sempre com uma tendência ao movimento, ou seja, a força citada ele é paralela ao movimento com sentido contrário. Para que acha a força de atrito convenientemente terá que ter a força normal que é a que faz a componente vertical de contato; quanto maior a força normal maior será à força de atrito. A força de atrito não depende da área de contato entre as superfícies, apenas da natureza da superfície e da força normal que tende a fazer uma superfície risca a outro a fim de penetrá-la. Toda superfície tem um coeficiente de atrito, podemos que seja a intensidade de atrito. Dentre os coeficientes está o estático e o cinético. Como próprio nome já diz o estático e quando e aplicado uma força sobre um objeto sobre determinada superfície e esse não se move. Pois como sabemos a força de atrito e sempre contrária ao movimento. Sendo coeficiente de atrito estático maior do que a força aplicada deixando o objeto parado. O cinético o móvel está em movimento, porém ainda existir a força em sentido contrário (atrito), mas a força aplicada constante é maior que o atrito deixando o objeto em movimento constante.

Procedimento Experimental: com o Bloco Maior

No dia 05 julho de 2017 foi realizado uma aula pratica na quadra, a sala foi dividida em 3 grupos, os mesmo foram separados em pontos diferentes da quadra, todos tinha o objetivo de comprovar se a área de contato interferia na força de atrito, o meu grupo formado por oito pessoas, Jonas Luiz, Sílvia Xavier, Tamires Souza, Geraldo Elias, Rodrigo Moreira, Talles da Silva, Ricardo Everton e Wislenio Victor, Nossa experiência foi realizada por tentativas, na primeira tentativa utilizando o bloco de madeira maior em pé, pressionado com a mão para não se mover, esticamos os elástico por: 25 centímetros e soltamos o outro pedaço de madeira e o bloco percorreu uma distancia de 7,5 centímetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (148.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com