TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3 Disciplinas

Artigo: Aula Tema 3 Disciplinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

2º semestre - noturno

ATPS - Responsabilidade Social e Meio Ambiente_A4R_A5R – Realização - Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

2º semestre - noturno

Nome: Vagner de Novais da Silva

RA: 6248232578

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS AVA

Prof° Marcos Milani (Cordenador)

Tutora Marta Cafeo

Trabalho desenvolvido na disciplina Tecnologias do Gestão no AVA apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Prática Supervisionada, sob orientação da professora Marta Cafeo.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

RESUMO

O Autor explica as cinco dimensões da Sustentabilidade do Ambiental ao Social do Social ao Econômico, trazendo os argumentos impostos sobre esta questão, proposta de diferentes dimensões na Sustentabilidade, mostrando as crises ambientais onde as respostas nos mostra o caminho a percorrer com direção e conhecimento, lembrando que o Governo, as Organizações e a Sociedade procura uma solução para esta crise para tornar Sustentável para que a humanidade ou as próximas gerações possa ter uma vida mais saudável, assim com nossas próprias palavras temos que ajudar, no modo como faremos para integrar ou fazer com que tudo se torne algo mais Sustentavel para nossos filhos, netos, bisnetos enfim... tornar nosso Planeta um Mundo Saudavel e tranquilo para se viver.

SUMÁRIO

Introdução............................................................................ pág.

Questão 1: Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas............................................................................. pág.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas........................... pág.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida.................... pág.

Questão 4: De que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra?.................................................................................. pág.

Conclusão........................................................................... pág.

Referências Bibliograficas................................................ pág.

INTRODUÇÃO

A noção de sustentabilidade tem duas origens. A primeira, na biologia, por meio da ecologia. A segunda, na economia. Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento tem, além de um cerceamento ambiental, uma dimensão social. A Sustentabilidade deve contemplar a equidade social e a qualidade de vida dessa geração e das próximas. Hoje, há um verdadeiro mar de literatura que aborda o tema das maneiras mais diversas (Wackermann, 2008).

Defendemos em outro texto (Nascimento & Costa, 2010), presente também em Nobre & Amazonas (2002), que o Desenvolvimento Sustentável (DS) se tornou um campo de disputa, no sentido utilizado por Bourdieu, com múltiplos discursos que ora se opõem, ora se complementam.

Na academia, o debate e as interpretações não poderiam deixar de se fazer presentes. Como exemplo, Redclift (1987) considera o Desenvolvimento Sustentável (DS) uma ideia poderosa, enquanto Richardson (1997) chama-o de fraude, pois tenta esconder a contradição entre a finitude dos recursos naturais e o caráter desenvolvimentista da sociedade industrial. Já O’Riordan (1993), apoiado por Dryzeh (1997), é de opinião que o DS traz em si a ambiguidade de conceitos, como os de justiça e democracia, e que não por isso eles deixam de ser relevantes. Por sua vez, Baudin (2009) vai concebê-lo como uma nova ideologia. No Brasil, Machado (2005) defende que o DS é um discurso, conforme a proposição de Foucault; enquanto Nobre & Amazonas (2002) afirmam que é um conceito político-normativo, noção que já estava presente no Relatório Brundtland. Veiga (2010), no entanto, fará uma defesa interessante – de que se trata antes de tudo de um novo valor.

O texto está dividido em quatro partes. Na primeira, desenham-se, de forma sucinta, as origens e o contexto do surgimento da noção da sustentabilidade, transformada em Desenvolvimento Sustentável (DS) por meio dos embates na arena internacional. Na segunda, examina-se a questão das dimensões do desenvolvimento sustentável mostrando os limites de uma compreensão restrita a três – ambiental, econômica e social. Na terceira, são apresentadas pistas sobre a relevância, hoje, da sustentabilidade. Na quarta, analisam-se três respostas, atualmente em construção, à crise ambiental. Conclui-se indagando sobre as mudanças na trajetória da noção de desenvolvimento sustentável.

QUESTÃO 1:

O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com