TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Referente à Aula Prática da Disciplina de Química Geral e Inorgânica

Por:   •  22/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

           UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ  [pic 1][pic 2]

                               CURSO DE FARMÁCIA

 

Densidade

Relatório referente à aula prática da disciplina de Química geral e inorgânica.

Acadêmicos:

Alessandra Garbinato

Fernanda Hohmann

Heloisa C. J. Gehlen

Professora: Daniele Reineri

FRANCISO BELTRÃO – PARANÁ

2017

  1. INTRODUÇÃO

A maioria dos estudantes entendem que densidade é apenas o resultado obtido através de uma fórmula química, mas esse conceito é mais vasto e está relacionado a vários outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, maior é a densidade da substância. E quanto maior for a compressão de um objeto, maior a sua densidade. (OBJETOSEDUCACIONAIS2.MEC.GOV.BR, 2004)

Cada material possui uma densidade própria, sendo assim classificada como uma propriedade específica, isso possibilita que se diferencie uma substância das outras. A densidade é definida como sendo a razão entre a massa de uma substância e o volume ocupado por esta massa. Portanto, para medir a densidade de um objeto, é preciso conhecer a sua massa e volume e é através dessa grandeza que se revela a quantidade de matéria existente em uma quantia de volume. Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e a densidade dos líquidos são maiores que a dos gases. (OBJETOSEDUCACIONAIS2.MEC.GOV.BR, 2004)

A densidade é uma propriedade física importante podendo ser utilizada para diferenciar também um material puro de um impuro, além de ser também utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, como ser relacionada com a concentração de soluções. (OBJETOSEDUCACIONAIS2.MEC.GOV.BR, 2004)

A densidade possui variações periódicas do número atômico, mas essas variações são desiguais, já que a relação entre as propriedades físicas e a configuração eletrônica não é direta. (MANUALDAQUIMICA.UOL.COM.BR, 2015)

No momento em que se estuda sobre os elementos químicos, também pode se estudar sobre a densidade dos mesmos, já que os elementos são matérias e a densidade é uma de suas propriedades. Quando se lida com elementos químicos, tem-se o costume de analisar à tabela periódica para verificar algumas informações e características sobre eles. Com a densidade, ao estudar sobre um elemento químico, pode-se também analisar sua densidade a partir da tabela periódica. (MANUALDAQUIMICA.UOL.COM.BR, 2015)

Ao analisar a densidade como uma propriedade periódica, é possível fazer apenas uma comparação entre as densidades de dois ou mais elementos químicos, pois é praticamente impossível determinar a densidade de um elemento apenas analisando a tabela periódica. Essa comparação obviamente se baseia em dados que foram coletados em laboratório. (MANUALDAQUIMICA.UOL.COM.BR, 2015)

Para facilitar a comparação entre as densidades de elementos químicos, é utilizada uma regra que se baseia nos períodos e famílias da tabela. Nos períodos a densidade dos elementos tende a crescer sempre das extremidades para o centro, ou seja, quanto mais localizado na região central da tabela, mais denso tende a ser o elemento. Nas famílias a densidade segue o aumento do número de níveis dos átomos. Assim, quanto maior o número de níveis maior a densidade. (MANUALDAQUIMICA.UOL.COM.BR, 2015)

Analisando de uma maneira geral, quando se estuda a densidade na tabela periódica, pode-se dizer que a tendência é que ela aumente sempre das extremidades para o centro e de cima para baixo. Desta forma, pode-se notar que os elementos mais densos estão no centro e na parte de baixo da tabela periódica. O elemento que apresenta a maior densidade em relação a todos os outros elementos é o Ósmio (Os) com densidade aproximada de 22,61g/cm³. (MANUALDAQUIMICA.UOL.COM.BR, 2015)

  1. MATERIAIS E MÉTODOS
  • Balança analítica
  • Papel absorvente
  • Pera de sucção
  • Picnômetro
  • Pipeta Graduada
  • Proveta
  • Termômetro
  • [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

REAGENTES

  • Leite integral e desnatado
  • Álcool etílico e álcool 70%
  • Metais: Chapa de aço, Aço inoxidável, Latão, Polímero, Chapa zincada, Alumínio, Silício.

PROCEDIMENTOS:

  • Determinação da densidade de sólidos: Chapa de aço, aço inoxidável, latão, polímero, chapa zincada, alumínio, silício.

Pesou-se em balança analítica a massa da chapa de aço, e em seguida anotou-se o resultado.

Colocou-se em uma proveta de 100ml água destilada possível para deixar o material sólido totalmente imerso, e assim anotou-se o volume de água exato na proveta (Vi), em seguida inseriu-se o material sólido na proveta observando a diferença do deslocamento da água, assim calculou-se o volume exato de água com o material (Vf).

Esse procedimento repetiu-se com os demais materiais sólidos.

  • Determinação da densidade de líquidos: Leite integral e leite desnatado, álcool etílico e álcool 70%.

Determinou – se a massa de um picnômetro vazio e seco em balança analítica sendo apenas segurado com papel absorvente e anotou-se a massa adquirida.

Em seguida completou-se o picnômetro de leite integral encaixou-se a tampa, protegendo com papel absorvente para absorver o leite em excesso e secá-lo externamente, em seguida foi deixado descansar e observado a temperatura. Assim levou-se para a balança analítica novamente para anotar a massa do conjunto. Depois esse processo repetiu-se com o leite desnatado e calculou-se a diferença de massa entre os dois.

Repetiu – se esse processo com o álcool etílico para diferenciar a medida com o álcool 70%

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tabela 1 – Determinação da densidade de líquidos.

Líquido

Massa

Volume

Densidade encontrada

Densidade de referência

Leite Desnatado

50,676 g

20 cm³

2,5338 g/cm³

1,035 g/cm³

Leite Integral

50,448 g

20 cm³

2,5224 g/cm³

1,0295 g/cm³

        Álcool

43,309 g

20 cm³

2,16545 g/cm³

0,867 g/cm³

Etanol

38,687 g

20 cm³

1,93435 g/cm³

0,789 g/cm³

Fonte: (Embrapa, 2017), (Wikipédia, 2017).

Tabela 2 – Determinação da densidade de sólidos.

Sólido

Massa

Volume Final

 Densidade encontrada

Densidade de referência

Chapa de Aço

4,848 g

2 cm³

2,4242 g/cm³

7,85 g/cm³

Aço Inoxidável

3,671 g

1 cm³

3,671 g/cm³

7,85 g/cm³

Latão

2,541 g

1 cm³

2,541 g/cm³

8,5 g/cm³

Chapa Zincada

Alumínio

Silício

Cobre

Polímero

        7,810 g

        5,545 g

       9,779 g

       4,746 g

       2,681 g

1 cm³

2,5 cm³

1,5 cm³

1 cm³

3 cm³

 7,810 g/cm³

 2,218 g/cm³

 6,5193 g/cm³

4,746 g/cm³

0,8936 g/cm³

     7,14 g/cm³

     2,70 g/cm³

     2,10 g/cm³

     8,93 g/cm³

           X

                                    Fonte: (Tabela de Densidade dos materiais, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (296.2 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com