TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA M-LEARNING

Por:   •  31/8/2017  •  Abstract  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIA M-LEARNING

O desenvolvimento dessa tecnologia é feito dentro do enfoque de objetos de aprendizagem, sendo reutilizado em diferentes dispositivos móveis. Visa prover ambiguidade para o processo de aprendizagem, assim os recursos estão acessíveis a qualquer momento, com interatividade aonde quer que o aluno esteja para uma aprendizagem significativa, criando assim um contexto mais dinâmico e motivador. Este artigo pretende apresentar sensores de dispositivos móveis para o ensino.

Os smartphones são telefones celulares com alta capacidade computacional e de comunicação. São bastante difundidos entre os jovens, estando cada vez mais presente na sociedade. Com um simples toque as informações são apresentadas em uma velocidade cada vez maior. Os aplicativos facilitam a vida das pessoas de uma maneira que essa tecnologia está adentrando no ensino, seja na educação básica ou superior.

Com essa nova tecnologia no ensino possibilita o aluno acessar diferentes recursos de apoio ao ensino ao ensino e aprendizagem.

A utilização do smartphone como ferramenta pedagógica na aprendizagem é bastante significativa com base na teoria, assim pode-se aplicar o uso da tecnologia no ensino de ciências e física. Alguns sensores já vem embutido nos celulares, sendo muito uteis para a aprendizagem.

Sensores como acelerômetro, giroscópio, magnetrômetro, microfone, luxímetro e sensor de proximidade, podem ser usados em atividades experimentais em sala de aula para melhor compreensão dos aluno.

Plano de Aula 1

Tema: Utilização do Smartphone para Experimentos em Sala de Aula

Objetivo: Apresentação da tecnologia m-learning,

Desenvolvimento: Explicar como essa tecnologia funciona e os benefícios para um melhor entendimento do aluno em sala de aula sobre o assunto que muitas vezes se torna complicado para a compreensão do aluno.

Plano de Aula 2

Tema: Luxímetro

Material: 2 smartphone

Objetivo: Mostrar através do smartphone a medição da luminosidade.

Desenvolvimento: será dado uma breve explicação sobre a medição, para medir a intensidade da luz usaremos o luxímetro.

Experimento: Um smartphone com o flash, outro com o sensor ou aplicativo, para medirmos a intensidade da luz usaremos o luximetro, localizado na câmera do celular.

Na imagem a seguir, foi colocado um celular com o flash ligado e outro com o aplicativo luxímetro instalado frente a frente em uma determinada distância.

[pic 1]

Figura 1: Experimento para media a intensidade da luz.

Avaliação: o experimento será colocado em pratica, sendo aplicado pelos alunos.

Plano de aula 3

Tema: Macrofotografia

Material: Tablet e uma gota d’água.

Objetivo: Estudar as cores em uma tela LCD de um tablete.

Desenvolvimento:  Utilizando a câmera encontrada na maioria dos samrtphones. A lente dessas câmeras tem o diâmetro muito pequena, o suficiente para serem cobertas por uma gota d’água.

Experimento: Para aplicar a gota sobre a câmera, basta molhar o dedo e aplicar cuidadosamente sobre a lamina protetora da câmera.

[pic 2]

Figura 2: Aplicando gota d'água sobre a câmera.

[pic 3]

Figura 3: Mostrando como as cores são formadas em cada pixel.

Plano de Aula 4

Tema: Acelerômetro

Material: smartphone.

Objetivo: Mostrar que um smartphone é capaz de medir acelerações.

Desenvolvimento: Em sala o aluno sobe na cadeira, iniciar a gravação dos dados do acelerômetro e deixar o smartphone cair.

Experimento: Na sala de aula um aluno sobe na mesa com o celular e os outros alunos ficam segurando um pano para o celular não cair no chão.


[pic 4]

Figura 4: Aceleração em movimento

A figura mostra o gráfico da aceleração em movimento.

Avaliação:

Perguntas para os aluno:

  1. Quanto tempo o smartphone ficou no ar?
  2. A aceleração do dispositivo permanece constante durante toda a queda?
  3. Qual a altura da queda?

Plano de Aula 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (216.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com