TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Com o Tema "Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação"

Por:   •  3/3/2019  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 3

AD1: Dissertação com o tema "Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação"

Uso de Mobile Learning nas faculdades à distância

O termo Mobile learning, pode ser traduzido gramaticalmente do inglês como aprendizagem móvel e traduzido também quanto ao seu significado prático como o uso das tecnologias móveis nos sistemas de ensino. Uma realidade crescente desde o uso de aplicativos educativos por modo pessoal e voluntário até a adoção de metodologias de ensino de entidades educacionais escolares e universitárias, sendo exemplo mais específico a modalidade de ensino a distância (EAD), utilizada por inúmeras instituições para a formação nos mais diversos segmentos educacionais.

O EAD faz uso da tecnologia móvel para oferecer aulas, materiais, atividades avaliativas, e em algumas instituições até avaliações, metodologia de aprendizado que permite flexibilidade à vida discente. Estatísticas afirmam que a cada dia mais, crescem o numero de adeptos ao sistema de ensino que utiliza meios tecnológicos, desfazendo o conceito que antes se tomava como senso comum de que a graduação à distância não oferecia qualidade, não oferecia boa formação e ainda que o mercado de trabalho recusasse os profissionais que eram oriundos dessa modalidade de ensino.

A seguir, a tabela 1 mostra o aumento do número de matriculados em graduação EAD no Brasil. A aprendizagem móvel vem como fator essencial a este ensino, associada ao uso da internet, sendo considerado o investimento das instituições em oferecer materiais confiáveis e diferenciados em suas políticas internas faz com que o consumidor-aluno sinta-se convencido para que possa ingressar sem medo.

Figura 1: aumento matrículas EAD no Brasil (https://veja.abril.com.br/educacao/ead-15-milhao-de-pessoas-estuda-a-distancia-no-brasil/)

A utilização de ambientes de aprendizagem permite ao aluno, ser automaticamente estimulado ao seu aprimoramento em informática, pois será uma prática necessária ao cotidiano de estudo, já que quase todas as atividades ou todas em algumas instituições são feitas através de computador, tablet e até celulares, o que gera vantagens quanto a aproveitar tempo para estudar onde quer que esteja, permite ao aluno criar senso crítico de pesquisa e maior frequência de leitura, pois a internet é uma rede em que inúmeras informações são altamente difundidas e compartilhadas, mas algumas sem fundamentos ou crédito nenhum.

Ainda com o aprimoramento do uso de tecnologia móvel na educação em ambientes de ensino, segmento muito sério e criterioso o qual se refere à formação, qualificação, e/ou aperfeiçoamento de profissionais, o setor de tecnologia de computação atua para desenvolvimento, criação e manutenção de ferramentas seguras que auxiliem os professores em sua difusão de conteúdos e aulas, e aos alunos à interação com seus professores através de aplicativos que permitem atividades individuais ou em grupo.

A tabela 1 mostra que a lei da procura fez aumentar o número de

instituições a oferecer o ensino a distancia no Brasil, hoje muito procurado pelos mais diversos perfis de pessoas, as quais com certeza não demandam tempo convencional para o estudo presencial, sendo assim favorecidas pelo modo de estudar onde e quando puder, alguns acreditam ser mais fácil, porém demanda a mesma dedicação do estudo diário e presencial.

Número de Instituições que ofertam EAD no Brasil

Ano de 2009

131

Ano de 2010

137

Ano de 2011

143

Ano de 2012

151

Ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com