TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mobile Learning: A Tecnologia Móvel na Educação

Por:   •  8/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação

 Mobile Learning é uma metodologia de ensino e aprendizagem, relativamente recente, que permite a professores e alunos criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando dispositivos móveis com acesso à internet.

 O conceito pode ser traduzido para  português por integração das tecnologias móveis no contexto educativo, que nada mais é que utilizar do seu computador, tablet ou celular para aprender.

 Este, também não pode ficar restrito apenas aos aplicativos de celular pois   além de ser um mercado importante para o aprendizado de línguas, você pode  assistir vídeos e arquivos de áudio, compartilhar com os colegas e ainda entrar em redes sociais para debater sobre os assuntos estudados.

 O mobile learning é uma modalidade de ensino que abre um leque de novas oportunidades para o futuro e não almeja substituir nenhum método de ensino, pelo contrário, esta tecnologia é um meio de interação, que auxilia e permite levar a educação a locais com difícil acesso de escolas e professores.

 Então, para solucionar tais problemas de acesso às universidades ou escolas, muitas instituições já adotaram o modelo EAD[1], conhecido também como e-

learning. Assim, para proporcionar um ensino mais interativo e dinâmico tem-se utilizado gradativamente o mobile learning.

         Metodologias comuns

 Videoaulas: vídeos com curta duração, gravados em estúdios, especialmente para consumos em telas menores e em pequenos intervalos de tempo. O fornecedor pode disponibilizá-lo on-line ou offline.

 Aplicativos: desenvolvidos para dispositivos móveis como celular ou tablet, onde podem combinar questionários, conteúdo multimídia e interações entre os usuários.

 Gamificação: jogos digitais completamente votados à educação que tem como objetivo dinamizar o processo de aprendizagem.  

 Livros digitais: podem ser arquivos em pdf ou recursos multimídia como leitura vídeos, áudios, etc.

 Cursos e-learning: treinamentos de acordo com padrões de mobilidade, como adaptação a telas pequenas, entre outros.

 Redes sociais acadêmicas: disponíveis em dispositivos móveis por meio de aplicativos que tem como foco, a interação entre os usuários.

 - A utilização desta modalidade no meio profissional demonstra que o chefe e os professores já enxergam o potencial deste tipo de ensino. Em vez de combater a inclusão dos dispositivos móveis, utilizam-se deles para melhorar o desempenho dos indivíduos que participam.

   Vantagens no âmbito corporativo

 A metodologia contribui para sucesso de um projeto de educação corporativa ao:

- apresentar mais flexibilidade aos colaboradores, que podem acessar o conteúdo quando e onde estiverem;

- pode ser usada em conjunto com outras metodologias, ampliando sua eficiência;

- facilitar a adaptação para diversos tipos de treinamentos e capacitações;

- permitir a criação de um aprendizado contínuo;

 Esses são alguns dos benefícios trazidos pelo mobile learning, na estratégia de ensino corporativo. No entanto, para que eles sejam efetivos, é necessário saber como implementar esta modalidade.

      Dicas para implementação

- produzir conteúdos leves;

- monte aulas curtas, isso facilita o download e permite que o treinando aproveite os intervalos de tempo entre as atividades;

- em casos de vídeos, como são contínuos, menos tempo ainda;

- garanta que os botões sejam grandes, pois alguns alunos utilizarão o touch para clicar.

                     Objetivos

 - melhorar os recursos para o aprendizado do aluno, fazendo com que ele tenha acesso a tudo que necessita na plataforma;

- permitir acesso aos conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (308.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com