TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobile Learning: A tecnologia móvel na educação e seu impacto no meu curso de graduação

Por:   •  19/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Gabriela Araujo de Souza    Matrícula: 212131100683[pic 1]

Curso: Administração pública     Polo: Nova Iguaçu

Mobile Learning: A tecnologia móvel na educação e seu impacto no meu curso de graduação

        

A tecnologia transformou a educação. O avanço da tecnologia facilitou o acesso à informação, tornando-a mais democrática e interativa. O uso de dispositivos móveis aumentou na última década, a maioria dos adultos entre 18 e 29 anos possui um smartphone, sendo essa também a idade típica de alunos universitários. Além do amplo acesso aos dispositivos móveis, tem-se também como vantagem a mobilidade.

A facilidade de acessar conteúdos acadêmicos de qualquer lugar e a qualquer hora melhora muito a vida de quem precisa estudar e trabalhar, pois é possível, por exemplo, estudar a caminho do trabalho, dentro do transporte. Seja presencial ou a distância, cursar uma faculdade tendo esse recurso às mãos faz toda a diferença.

Qualquer ser humano, com internet, tem acesso à conteúdos de alta qualidade. Tanto por sites com publicações científicas, quanto pelo Youtube com aulas de faculdades públicas. Exemplos não faltam, fato é que a internet aumentou a possibilidade de quem antes não tinha a possibilidade de acessar bons conteúdos e comprar livros, e agora possam fazê-lo por um baixo custa ou até mesmo de graça.

A possibilidade de ter livros, videoaulas e até mesmo poder conversar com os colegas de classe, tudo isso pelo celular, faz com o que o processo de aprendizagem se torne mais dinâmico e rápido, se antes era necessário perder horas na biblioteca procurando uma informação em livros, agora a temos na palma das mãos com uma simples busca. É um ciclo, o avanço da tecnologia permite adquirirmos mais conhecimento rapidamente, e com isso descobertas e avanços também são acelerados.

Entretanto, toda ferramenta depende de como será utilizada pelo seu usuário e, por isso, não trazem apenas benefícios. A má utilização da tecnologia pode acarretar na desinformação, desinteresse na aula e até no vício desse aparelho. Nesse aspecto, é importante conhecer e utiliza-la bem.

        É importante ressaltar também o número de pessoas que possuem telefone móvel no Brasil: 94%, segundo o IBGE¹, detalhado na tabela 1. Esse dado reforça a democratização da qualidade do ensino, mostrando que 94% da população brasileira pode ter acesso a uma educação de alta qualidade se houver uma boa rede de internet. No entanto, somente isso não basta, é necessário saber usar bem essa nova ferramenta.

Tabela 1. Acesso a telefone fixo e móvel por regiões do Brasil

Região

Telefone fixo (%)

Telefone móvel  (%)

Norte

8

90,8

Nordeste

9,3

90,5

Sudeste

35,6

95,3

Sul

27

96,1

Centro-oeste

22,5

97,1

Brasil

24,4

94

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com