TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

10 maquinas que mudaram o rumo da historia

Por:   •  21/3/2017  •  Artigo  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 8

10 MÁQUINAS DE MUDARAM A HISTÓRIA

Lucas Viera e Renato Longhi

Projetos de Máquinas

Prof. Everton Farina

Desde sempre, a curiosidade e a vontade de criar coisas novas estão presentes na vida do homem. Com isso, através das eras, o homem foi capaz de encontrar formas de tornar suas atividades rotineiras mais fáceis, usando de suas invenções significativas que, a cima de apenas facilitar a vida, mudaram o rumo da história e da tecnologia existente e disponível a todos nos dias atuais. Porém, alguma dessas invenções tiveram um maior impacto no mundo do que outras. Através desse artigo, algumas das mais importantes foram listadas abaixo, de forma resumida e explicativa de como elas surgiram e como elas mudaram a natureza do homem.

  1. A impressora

Durante séculos os monges copistas garantiram a manutenção e a reprodução de textos sagrados, que levavam muito tempo para serem reproduzidos e tinham um preço elevado. Dessa maneira a informação se espalhava muito lentamente pelo mundo.

A invenção da impressão só foi possível pela invenção e refinamento das técnicas de fabricação de papel na China ao longo de vários séculos. As inovações chinesas nas tintas, impressão xilográfica e impressão com caracteres móveis de argila, já tinham prestado a sua contribuição para a divulgação da palavra impressa.

As rápidas mudanças culturais na Europa do século XV estimularam uma crescente procura de documentos escritos mais baratos., o mundo secular criou a sua própria versão de copista criando um novo posto de trabalho, mas apesar do crescente aumento, não conseguiam dar resposta à crescente procura comercial de livros.

Gutemberg pressentiu a necessidade de uma tecnologia que pudesse dar resposta a estes problemas, para tal, inventou a prensa de tipos móveis. Sua técnica consistia em esculpir na extremidade de uma haste de aço, letras, números e sinais; posteriormente, golpeava-se estas hastes com um martelo contra um metal mais mole. Os espaços vazios que se formavam no chumbo serviam de molde que eram cheios com estanho fundido, obtendo-se as letras, números e sinais. Após a confecção dos caracteres, usava-se os mesmos em um processo lento e vagaroso para formar linhas e consequentemente páginas inteiras possibilitando a impressão. Dessa maneira, o acesso a informação aumentou muito, e consequentemente a educação entre as classes menos afortunadas.

  1. O Telescópio

Informalmente falando  Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês, construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observação de objetos à distância. O conceito que desenvolveu era a utilização desse tubo com lentes para utilização em armamentos e não para observações do céu.

A notícia da construção do tubo com lentes por Lippershey espalhou-se rapidamente e chegou até Galileu Galilei, que, em 1609, apresentou várias versões do aparelho feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. A grande revolução aconteceu quando Galileu logo apontou o telescópio para o céu noturno, sendo considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronómicas. As descobertas de Galileu forneceram evidências muito fortes aos defensores do sistema heliocêntrico de Copérnico.

 Hoje, praticamente tudo que conhecemos sobre o espaço e a história do universo está ligado ao telescópio, sem ele, a astronomia não seria uma ciência como a conhecemos e talvez, várias outras tecnologias provenientes ao uso do telescópio não seriam inventadas.

  1. O relógio 

Nosso dia a dia depende da contagem precisa do tempo, que não poderia ser feita sem a existência do relógio. Sabe-se que o começa da contagem do tempo começou por volta de 6000 anos atrás nas civilizações que habitavam o Oriente Médio e o Norte da África, que utilizavam varetas cravadas no chão e a sombra que elas criavam em relação ao sol. O primeiro relógio mecânico com mecanismo que move as engrenagens em tempos iguais surgiu em aproximadamente 1285. Em 1335 em Milão, o primeiro relógio público soou as horas. Em 1510 Peter Henlien aperfeiçoou a invenção para a criação do relógio a corda, que era mais preciso que o antigo, mas ainda atrasava quando a mola principal ficava sem corda. Problema que foi solucionado em 1525, por Jacob Zech, que utilizou uma “roldana em espiral” para equalizar o movimento da mola. Em 1580, Galileu Galilei, construiu o primeiro relógio de pêndulo. Já por volta de 1930 e 1940 os relógios começaram a ser substituídos por exemplares de quartzo, que se baseia na propriedade piezoelétrica do cristal. Mesmo ainda em uso, esses relógios perderam lugar para os relógios atômicos pela sua maior precisão.

  1. O telégrafo

O inventor do telégrafo foi um retratista chamado Samuel F. B. Morse que em 1870 embarcou para a Inglaterra para estudar arte, embora sempre tenha sido interessado por ciência. A ideia inicial de Morse era criar um sistema de comunicação utilizando de linguagem por impulsos elétricos. Após três anos de ouvir uma conversa de Joseph Henry, sobre um aparelho capaz de emitir impulsos através de um fio, Morse estava pronto para os primeiros testes do seu protótipo. Em 1837 ele abandonou de vez a arte e pouco tempo depois já tinha desenvolvido uma série de pontos e traços que se tornaram o “código Morse”. Depois de muito empenho, Morse conseguiu convencer o Congresso a produzir o seu invento em grande escala, conseguindo uma linha de quase 60 km que separam Baltimore de Washington. Em 1854 Morse conseguiu sua patente. O telégrafo foi muito utilizado em períodos de guerra, por ser um sinal e necessitar de decodificação, os inimigos dificilmente entenderiam o que estava sendo falado.

  1. A rádio

Sua invenção dependeu de outras duas: o telégrafo e o telefone. James Maxweel, em 1860, percebeu que era possível enviar radiações eletromagnéticas através do “éter”, teoria que foi comprovada por Heinrich Hertz quase 20 anos depois. Em 1895, Popv construiu um receptor que detectava ondas eletromagnéticas na atmosfera e afirmou que tal receptor poderia também captar sinais. Enquanto isso, Marconi demonstrava um experimento que consistia em impulsionar a energia de um sinal para enviá-lo para o lado oposto de uma colina. Em 1899, Marconi estabeleceu uma estação na Inglaterra para se comunicar com a França, distante 50 km. No dia 11 de dezembro de 1901, ele enviou um sinal com a letra 's' o sinal foi recebido a 3200 km de distância e o mundo inteiro tomou conhecimento. A invenção e aperfeiçoamento do rádio transformou de forma definitiva o modo de se comunicar no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com