TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMIA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MARCELO DIAS

CAPÍTULO 9 – ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS

Niterói

2017

MARCELO DIAS

CAPÍTULO 9 – ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS

Relatório apresentado à disciplina Corrosão e Seleção de Materiais do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, sendo parte do VT da disciplina.

Orientador: Prof. Paulo Roberto

Niterói

2017


Índice

9.1 – Importância da administração de materiais        2

9.2 – Organização da área de materiais        2

9.3 – Análise das necessidades dos clientes        2

9.4 – Reposição de materiais        3

9.5 – Recebimento de materiais        3

9.6 – Armazenamento de materiais        3

9.7 – Distribuição física        4

9.8 – Gerenciamento de estoques (itens de demanda independente)        4

9.9 – Críticas ao modelo do lote econômico        5

9.10 – Aspectos adicionais        6

9.11 – Aspectos de compras        6

9.13 – Exercícios propostos        7

Bibliografia        8


9.1 – Importância da administração de materiais

As necessidades dos clientes, tanto internos quanto externos, devem ser analisadas para que a empresa avalie se poderá atende-las a partir dos estoques existentes ou se terá de iniciar um processo de reposição de material por meio da compra, em se tratando de produtos fornecidos por terceiros, ou de produção, no caso de produtos fabricados internamente pela empresa.

O recebimento dos produtos pedidos pode envolver diversas atividades dentro da empresa.

O armazenamento de materiais necessita de cuidados para garantir a correta fluidez da utilização e manutenção dos materiais.

Com a logística de distribuição é garantida a qualidade dos materiais e o uso correto dos recursos.

A administração de materiais influencia nos ganhos da empresa, seu cuidado e planejamento são importantes para garantir retorno positivo.

9.2 – Organização da área de materiais

A administração das atividades envolvidas com a área de matérias deve ser realizada por um órgão integrado. Em empresas de pequeno e médio porte, a administração pode ser encontrada desta forma. Já em empresas maiores, a administração pode ser dividida em áreas distintas relacionadas com a de materiais.

A separação da administração de materiais com as áreas financeiras é necessária para evitar o desequilíbrio na tomada de decisão.

9.3 – Análise das necessidades dos clientes

O processo de reposição do material tem início com uma demanda de um cliente. O órgão de planejamento de materiais deve verificar se existe estoque do material e se o material deve ser comprado ou fabricado.

9.4 – Reposição de materiais

A reposição de materiais é feita pelo órgão de compra da empresa. Para que essas atividades sejam desenvolvidas a contento, é imprescindível um cadastro de fornecedores que considere os diferentes aspectos do fornecimento e que se encontre permanentemente atualizado.

O pedido de compra formaliza a decisão da compra junto aos fornecedores. Deve-se entender que o pedido de compra rem a força de um contrato que enviamos a nossos fornecedores, comprometendo a empresa com relação a seus dizeres.

9.5 – Recebimento de materiais

O recebimento tem início quando o material chega nas dependências da empresa. O recebimento, em geral é realizado pelo 6rgão de armazenamento; contudo, há empresas que possuem órgãos diferenciados para recebimento de materiais, principalmente no caso de materiais muito especializados, ou se existe um grande volume de materiais.

A fiscalização do pedido deve ser realizada no ato do recebimento parta garantir a exatidão deste. É necessário que uma área específica para o processo de recebimento seja designada.

9.6 – Armazenamento de materiais

O armazenamento de materiais é necessário para reduzir os custos de produção e fretes e para garantir um melhor atendimento aos clientes.

O correto armazenamento garante o fluxo constante dos materiais, evitando desperdícios e prejuízos. Equipe bem preparada e equipamento apropriado e dedicado, em conjunto com o armazenamento, trazem bons resultados.

O registro dos materiais precisa seguir um padrão para o seu controle e correta ordenação. Os custos envolvidos na armazenagem dos materiais são os custos fixos e os variáveis. Como exemplos de custos fixos, terno a utilização do imóvel, dos equipamentos de movimentação e de armazenamento, do mobiliário e de outro equipamento. No caso de bens da própria empresa, esses custos correspondem, no mínimo, ao valor da depreciação. Sugerindo-se, porém, a valorização em função do real valor de m r ado. Outros custos fixos são os seguros, folha de pagamento e benefícios a funcionários.

O inventário mantém o controle sobre o estado de abastecimento dos estoques.

9.7 – Distribuição física

O gerenciador da área também d verá recorrer a modelos matemáticos, como algoritmo te transporte, modelo de baldeação e a modelos de simulação, que permitam um tratamento objetivo da questão.

Existem três tipos de transporte: Transporte Rodoviário, Transporte Ferroviário, Transporte Fluvial e Marítimo e Transporte Aéreo. Cada tipo possui suas particularidades que podem variar. Aspectos como custo e tempo podem ser influenciados pela necessidade e facilidade de uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com