TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO EMPREGO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM PAVIMENTAÇÃO

Por:   •  21/1/2020  •  Artigo  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ANÁLISE DO EMPREGO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM PAVIMENTAÇÃO

PATRICIO, Clarice Maria de Lima¹; MOTA, Raíssa Silva Lima²

SILVA, Danúbia Teixeira3

1 Engenheira Civil, FAT, Maceió, Alagoas, clarilima4@gmail.com

2 Engenheira Civil, FAT, Maceió, Alagoas, raissa_mota2@hotmail.com

3Mestra em Engenharia Civil, FAT, Maceió, Alagoas, danubia.teixeira@hotmail.com

Resumo. A preservação do meio ambiente é algo que vem sendo questionado ao longo dos tempos. O descaso e a utilização exacerbada de seus recursos naturais vêm trazendo preocupações e os órgãos ambientais procuram achar soluções para este cenário. Nesse sentido, a construção civil tende a ser um dos setores mais preocupantes quanto ao equilíbrio ambiental, pois utiliza grande parte dos resíduos naturais e ao mesmo tempo produz demasiada quantidade de resíduos sólidos. Como solução para esse desequilíbrio, a Resolução CONAMA nº307/2002 exige que os gestores de obra deem uma destinação correta ao resíduo produzido. Somada ao Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), a prática de reciclagem destes materiais tende a crescer. Sendo o Brasil um país onde grande parte do sistema viário ainda não possui pavimentação, a alternativa de utilização do agregado reciclado de concreto em pavimentação se torna muito interessante. A caracterização física e mecânica mostra a eficácia da utilização do agregado reciclado na construção civil, além de viabilizar seu uso na pavimentação e trazer uma destinação adequada do material, incentivando à inserção de novos materiais no mercado, minimizando assim os problemas ambientais presentes e futuros.

Palavras-chave: Reciclagem, Resíduos Sólidos, Pavimentação.

[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

A construção civil é um dos setores que mais influi no desenvolvimento social e econômico de um país, porém ele traz uma grande preocupação quanto à sustentabilidade, em razão da grande maioria dos materiais utilizados nesse ramo serem oriundos de recursos naturais. Da mesma forma que o setor faz uso de matérias primas naturais, ele contribui com a geração de resíduos sólidos, que muitas vezes são dispostos de forma inadequada.

Apresentada esta situação, buscam-se alternativas que minimizem os impactos causados pelo setor construtivo. No Brasil, foi instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) a Resolução n° 307/2002, a qual estabelece formas de reduzir os impactos gerados pelos resíduos de construção civil. Segundo o CONAMA, cabe ao gestor colocar em primeiro plano a não geração de resíduos, caso não seja possível o mesmo deve considerar a reutilização, reciclagem e disposição em local adequado desses materiais.

A aceitação de tecnologias para reciclagem dos resíduos vem ganhando espaço na construção civil. O processo de reciclagem pode ser realizado dentro ou fora dos canteiros de obras, onde materiais como argamassa, concreto e material cerâmico, que possuem alto poder de reciclagem, são submetidos à trituração (britagem), transformando-os em agregados para uso em concreto e pavimentação.

Na pavimentação, é possível ver a eficácia da utilização desses agregados nas camadas de base, sub-base e reforço do subleito. Além da redução do montante de resíduos de construção civil gerados, esses materiais tornam-se um atrativo interessante para o desenvolvimento urbano, reduzindo custos e a possibilidade de uso de variados materiais. A utilização de resíduos de concreto, na pavimentação, apresenta uma melhor trabalhabilidade e resistência quando comparado com os resíduos de argamassa ou cerâmicos.

Para esta pesquisa, foi levado em consideração o cuidado com o meio ambiente, assim como a busca por novas tecnologias. Tendo base em artigos, livros e manuais nas áreas de pavimentação e resíduos sólidos da construção civil, foi necessário se aprofundar na reciclagem e dessa forma desenvolver um programa experimental para analisar o emprego de agregados de Resíduos da Construção Civil (RCC) como uma alternativa na execução de pavimentos flexíveis.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

O programa experimental deste trabalho analisa algumas características físicas e a mecânica do agregado reciclado proveniente de resíduos sólidos, Figura 1, obtidos de uma obra da construção civil localizada na cidade de Maceió/AL, por meio de ensaios de laboratório comumente empregados nas pesquisas relacionadas aos materiais convencionais de pavimentação para melhor caracterização do agregado reciclado.

É importante ressaltar que procedimentos e requisições de ensaios desenvolvidos para materiais naturais nem sempre podem ser apropriados para os alternativos devendo ser aprimorados para melhor representarem o comportamento destes últimos.

[pic 3]

Figura 1. Disposição do material no canteiro de obra

  1. Caracterização física do agregado

A caracterização física do agregado reciclado tem grande importância para o estudo da aplicação deste material em uma estrutura de pavimento, uma vez que suas propriedades físicas estão intimamente relacionadas à resistência que o mesmo apresentará quando submetido ao tráfego.

O material cedido por uma construtora na sua forma pós-demolição apresentou macroscopicamente resíduos de concreto e argamassa. Tal material foi fragmentado a partir de um britador de mandíbula, como mostra a Figura 2 e dessa forma tornou-se possível o seu estudo quanto a sua utilização em pavimentação.

[pic 4]

Figura 2. Agregado resultante do processo de britagem

Segundo o DNER (1996), a graduação do agregado, representada pela curva de distribuição granulométrica, é uma das características que asseguram estabilidade aos pavimentos em função do maior atrito interno obtido por entrosamento das partículas, da mais graúda a mais fina. Para a análise da granulometria foi realizado o peneiramento de uma amostra de 8 kg do agregado reciclado, seguindo as especificações da NBR 7181 (1984).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (448 Kb)   docx (282.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com