TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE E COMPARAÇÃO SOBRE DUAS FERROVIAS DA RUMO UTILIZANDO DOIS SIMULADORES DE CUSTO TARIFÁRIO DE FERROVIAS

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE E COMPARAÇÃO SOBRE DUAS FERROVIAS DA RUMO UTILIZANDO DOIS SIMULADORES DE CUSTO TARIFÁRIO DE FERROVIAS

 

Heitor Fellipe Cordeiro

 

Universidade Federal de Santa Catarina

Engenharia Ferroviária e Metroviária

 

RESUMO

            Tem como base que a malha ferroviária é uma modal com uma capacidade gigantesca de expansão em território brasileiro, o artigo traz a proposta simular o custo de transporte de diferente matérias em duas rotas diferentes mas com vias concessionadas pela mesma empresa. Portanto Para obter o média de custo nacional foi utilizado o “Simulador de custo de transportes” desenvolvida pela empresa Pública EPL (Empresa de planejamento e Logística), essa ferramenta possibilita o cálculo dos custos de transporte para os diferentes modos (rodoviário, ferroviário e aquaviário – hidrovias e cabotagem) materiais tais eles como, granéis sólidos agrícolas, granéis sólidos não agrícolas, granéis líquidos, cargas gerais e cargas gerais em contêiner. A empresa selecionada foi a Rumo portadora da malha sul e malha norte.

1. INTRODUÇÃO

A Rumo Logística foi fundada em 2008, pela Cosan, como braço logístico das operações do grupo, atuando no segmento de transporte multimodal de cargas. Em 2015, absorveu a América Latina Logística em um processo de troca de ações, incorporando 12.900 quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos, 966 locomotivas, 28.000 vagões, 11.700 funcionários diretos e indiretos. Atualmente é a maior companhia de logística com estrutura ferroviária do Brasil, sendo que seus ativos abrangem a Malha Norte, Malha Oeste, Malha Sul e Malha Paulista das concessões originais da RFFSA, além do trecho central da Ferrovia Norte-Sul. Dado perfil corporativo apresentado, as duas malhas escolhidas foram a malha sul e malha norte, por serem extremos do Brasil, e os respectivos materiais de carga utilizado foram álcool e soja. Os métodos de simulação utilizados foram o site da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) é uma empresa estatal que tem por finalidade estruturar e qualificar, por meio de estudos e pesquisas, o processo de planejamento integrado de logística no país, interligando rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. E pelo próprio portal da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, calculando por uma planilha do Excel o custo em valores monetários por tonelada, de trechos específicos. Para o presente trabalho foi escolhido pelos os autores dois trechos para serem analisados e simulados, a fim de comprar com os resultados simulados de trechos específicos com a média nacional.

2. Ferrovias analisadas

Nos tópicos abaixo será apresentado as duas ferrovias escolhidas, para uma comparação optou em escolher duas ferrovias na qual tem a sua concessão pertencente a rumo, porém atuando em locais diferentes do Brasil, norte e sul.

[pic 1]

Figura 1 – Mapa de atuação da rumo no Brasil. (Rumo, 2022)

2.1 Rumo Malha Norte S.A.

Rumo Malha Norte S.A.  Teve o início da concessão na data de 12/05/1989 e com prazo de 90 anos de concessão, percorrendo os estados do Mato Grosso do sul e Mato Grosso. Portando conforme apresentado na figura 2, tem um a extensão de trecho de 735Km de estrada de ferro de bitola larga.

[pic 2]

Figura 2 - Dados Rumo Malha Norte S.A. (ANTT, 2018)

2.2 Rumo Malha Sul S.A

 Rumo Malha Sul S.A.  Teve o início da concessão na data de 01/03/1997 e com prazo de 30 anos de concessão, englobando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Portando conforme apresentado na figura 3, tem um a extensão de trecho de 7223,4Km de estrada de ferro de bitola métrica.

[pic 3]

Figura 3 -  Dados Rumo Malha Sul S.A (ANTT, 2018)

3. Simuladores

        Na seção 3 será apresentado simuladores para os dois casos de malhas e produtos diferentes, porém utilizando as distancias de 100km e 500km.

3.1 Simulador de custo de transportes EPL

        Para obter o custo médio por tonelada este simulador necessita de 3 variáveis, dado a ser obtido, carga a ser analisada e comprimento do trecho. Para este trabalho foram selecionadas duas ferrovias e, cada uma com parâmetros diferentes, permanecendo apenas a mesma distância de comparação, para fim de ter uma visão mais clara da diferença por produto, taxado ou não.

3.2  Simulador tarifário da ANTT

        Este simulador funciona no software Excel e é uma tabela que necessita da entrada de apenas 2 variáveis, uma delas sendo o produto a ser escolhido e a outra, a distância na qual a carga será transportada. Diferentemente do simulador EPL este simulador específica a carga de acordo com a ferrovia selecionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (360.4 Kb)   docx (290.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com