TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DA TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  14/5/2020  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

SILVA, Hévellin Cristina. NUCCI, Jorge Miguel. APLICAÇÃO DA TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA CIVIL. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, Nº. 000138, 29/10/2018. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/aplicacao-da-topografia-na-engenharia-civil. Acessado em: 05/05/2020.

O artigo, desenvolvido por Hévellin Cristina da Silva, Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Araraquara, e publicado pela Revista Científica Semana Acadêmica, baseia-se em cinco obras que demonstram a importância da topografia, os objetivos, as aplicações e a diferenciação em relação à Geodésia.

Este artigo, discorre de forma sucinta à respeito da importância da topografia na Engenharia Civil, desde a delimitação da construção até locação da mesma. Desta maneira, explicita as divisões, os instrumentos e os métodos utilizados.

O trabalho foi divido em cinco seções, sendo elas, resumo, introdução, revisão bibliográfica, desenvolvimento e conclusão.

No resumo a autora discorre de maneira sucinta o objetivo e a ideia defendida pelo artigo em estudo.

Na introdução a autora conceitua o termo Topografia e discorre sobre a relação entre esta ciência e a Engenharia Civil. Além de demonstrar, brevemente, a importância e os impactos do estudo topográfico na sociedade.

Na revisão bibliográfica, a autora comprova o embasamento, por meio da citação de trechos de obras publicadas que sustentam a pesquisa realizada e servem como premissas do artigo presente.

No desenvolvimento, são abordados os seguintes tópicos:

  • Divisões da topografia: Onde aborda-se a importância e as subdivisões do Levantamento Topográfico, em Planimétrico, Altimétrico e Planialtimétrico.

  • Limites da topografia: Tópico que define o limite para o uso da Topografia em estudos de superfícies terrestres.

  •  Escalas: Informa o motivo da utilização e o cálculo para a definição das escalas.
  • Instrumentos utilizados: Apresenta os instrumentos mais utilizados antes da modernização e atualmente.
  •  Sistemas de coordenadas e projeções: Discorre sobre os tipos de projeções cartográficas, o Sistema Universal Transversa De Mercator (UTM) e o Datum SIRGAS 2000. Explicitando a aplicação dos mesmos e qual o sistema mais utilizado atualmente.
  • Métodos para Realização de um Levantamento Topográfico: Apresenta os métodos de irradiação, intersecção e caminhamento, definindo suas aplicações.
  • Locação de Obra: Demonstra os métodos utilizados para a locação da obra, a base para a mesma e a sua importância para a construção.  
  • Terraplanagem: Informa o que é necessário para a realização da terraplanagem, as situações que podem ocorrer nesta técnica e os custos.
  • Deslocamento de Grandes Estruturas: Demonstra como determinar a deformação de estrutura de grande porte, a razão da mesma ocorrer, como evitar problemas futuros, decorrentes dessa movimentação, e o aparelho que deve-se utilizar para este estudo.
  • Divisão de terras: Explicita em quais situações é necessário dividir as terras e como é feita a divisão.

Na conclusão, a autora reitera a importância da topografia para planejamento de construções, independentemente do porte. Além disso, demonstra o uso das informações fornecidas através do estudo topográfico, define qual o profissional é responsável pelo estudo e finaliza designando a Topografia como o alicerce da Engenharia Civil.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com