TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  2.425 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

 

 

 

 

ATIVIDADE DISCURSIVA

 

 

 

ALUNO: Edson Carlos Kiche

Curso: Engenharia Elétrica

RA: 9095465455

BAURU

2017

Problema proposto

A Lei de Faraday relaciona a criação de uma tensão induzida a partir de um campo magnético variante no tempo. Além de ser uma das equações básicas do eletromagnetismo, podemos usá-la para estudar o funcionamento de transformadores e máquinas elétricas.

Um comerciante adquiriu um eletrodoméstico alimentado em 127 V para seu comércio, que é alimentado em 220 V, ambos monofásicos. Para evitar danos ao eletrodoméstico e reformas nas instalações, você recomenda a este comerciante usar um pequeno transformador monofásico para adequar a tensão. Este transformador é ligado em uma tomada residencial monofásica de 220 V (60 Hz) e a corrente que percorre o enrolamento do primário produz uma densidade de fluxo magnético de valor máximo 1T. Qual será o valor máximo da tensão induzida no secundário se este possui 240 espiras? Considere a área da seção transversal do transformador igual à 20 cm2. A tensão no secundário está adequada para alimentar este eletrodoméstico? Qual material seria mais adequado ao transformador: aço-silício ou neodímio-ferro-boro? Explique sua resposta.

Resolução

Dados

Tensão do equipamento adquirido: 127 Volts

Tensão existente no comercio: 220 Volts (60 Hz)

Densidade de fluxo magnético: 1T

Espiras no secundário: 240 espiras

Área da seção transversal do transformador: 20 cm2

Respostas:

Numero de espiras no primário.

Np[pic 3]

Np[pic 4]

Np[pic 5]

Tensão máxima induzida no secundário.

 [pic 6][pic 7]

 [pic 8][pic 9]

 [pic 10][pic 11]

Vs = [pic 12]

Vs = 127,9 Volts.

O valor máximo de tensão induzida no secundário será de 127,9 Volts.

O equipamento adquirido pelo comerciante tem sua tensão de 127 volts, portanto utilizando esse transformador teremos uma tensão de 127,9 Volts que é adequada para alimentar esse equipamento.

O material mais adequado para construção desse transformador é o aço-silício, pois materiais magnéticos moles são usados em equipamentos em que encontramos campos magnéticos alternados, como núcleos ferromagnéticos de transformador. Como eles possuem laço de histerese estreito, as perdas associadas à histerese são menores se comparadas às de um material magnético duro. Ademais, a permeabilidade magnética dos materiais magnéticos moles costuma ser muito elevada, oque facilita a produção de fluxo magnéticos em seu interior. Assim materiais magnéticos moles possuem alta permeabilidade inicial e baixa coercividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com