TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Dissertações: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRUDUÇÃO.................................................................................................03

2. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PESSOAL .................................................04

3. REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS..................................................................05

4. AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS.....................................................06

5. LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS.............................................07

6. CONCLUSÃO.................................................................................................08

7. REFERÊNCIAS...............................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, há uma discussão sobre a mudança do papel das pessoas nas organizações, isso vem ocorrendo depois da conscientização da necessidade de um maior investimento em seus colaboradores, onde os gestores de RH agora vêem em seus funcionários não apenas como um recurso, mas sim como um colaborador (parceiro) na busca de um melhor desempenho desejado pela empresa. Segundo Fleury (2002, p. 42) "a participação mais ampla de colaboradores de diferentes níveis da organização na formulação estratégica é adotada também como forma de tornar esse processo mais interativo e contínuo". O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de profissionais de gestão de pessoas das empresas:

Nome da Empresa: Machado Materiais para Construção

Ramo de Atividade: Vendas de materiais para construção.

Número de Funcionários: 13 (treze) Colaboradores.

Localização: Av. João Gregório da Silva, Bairro São João.

Nome da Empresa: Papelaria e Livraria Brasil.

Ramo de Atividade: Vendas de materiais escolares e escritório, brinquedos e objetos de decoração.

Número de Funcionários: 06 (seis) Colaboradores

Localização: Av. Mato Grosso, Bairro Centro.

Todas as empresas estão situadas em Nova Olímpia-MT.

2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PESSOAL

Nas duas empresas pesquisadas o processo de recrutamento e seleção pessoal é realizado pelo proprietário e seguem com o processo de indicação e depois é feito uma análise de currículo e entrevista com os pretensos candidatos indicados por funcionários e clientes. O que nos chamou a atenção em relação às empresas Machado e Brasil foi o fato de ambas não dar importância da necessidade de um gestor de recursos humanos que é fundamental na ajuda para uma melhor seleção e conseqüentemente selecionar os profissionais mais preparados para contribuir com melhores resultados almejados pelas referidas empresas. Percebemos na empresa Brasil que há uma rotatividade considerável de funcionários o que prejudica numa imagem para a mesma, pois os clientes passam a questionar o fato de tantas mudanças de colaboradores. Na Empresa Machado percebe-se que há uma melhor escolha de seus funcionários, pois os mesmos estão trabalhando há bastante tempo no local e parecem satisfeitos com o trabalho.

De acordo com o nosso entendimento em ambas as empresas faltam uma melhor organização quando se refere ao recrutamento e seleção pessoal, neste sentido, a contratação de um gestor de Recursos Humanos seria uma indicatória para poder não só contribuir na escolha de novos funcionários, como também ajudar na motivação e qualificação dos colaboradores que já trabalham nas empresas.

3 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS

A Empresa Machado não realizou uma pesquisa salarial de mercado, mas procura ter uma uniformidade nos salários com funções semelhantes e os outros conforme a sua especialidade e hierarquia organizacional. Já a empresa Brasil utiliza o salário vigente e os colaboradores recebem entre um e dois salários mínimos dependendo da função ocupada: Serviços gerais, Atendentes, Caixa. As duas empresas têm como jornada semanal de trabalho é de 44 horas semanais e pagam hora extra para o funcionário quando o mesmo precisa ultrapassar a sua jornada semanal de trabalho. Em relação a Benefícios a única diferença é que na empresa Machado todo fim de mês o funcionário que vende mais recebe uma cesta básica. As mesmas também não possuem um plano de cargos e salários e nem possui uma descrição de cargos detalhada para cada função. A capacitação só é feita quando há algum curso na cidade em que o gestor vê a necessidade de seus colaboradores participarem. Não percebemos se os funcionários estão satisfeitos ou não com os seus salários.

Nesse contexto as empresas têm mostrado um interesse em buscar conhecimento das leis trabalhistas e procuram seguir a mesma para não sofrer punições mais tarde, mas novamente peca na organização que falta para definir os cargos, funções e salários, ou seja, falta um profissional de Recursos Humanos para poder estruturar a empresa. Desse modo há uma necessidade desse profissional, pois se faz necessário em qualquer ambiente organizacional um profissional que lute pelos direitos da maioria.

4 AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS

As transformações ocorridas no meio de uma economia globalizada requer uma postura de mudanças com grandes intensidades do desafio a ser enfrentado no processo de mudanças.

Esse desafio se traduz no surgimento de novos mercados, novas mentalidades, aquisição de novas competências e estilos de gestão para competir com sucesso neste mundo de negócios, onde se passa atender aos consumidores que, cada vez mais elevam seu poder aquisitivo e substituem suas antigas aspirações para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com