TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE IMOVEIS

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer

PROJETO BÁSICO DE ENGENHARIA

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS COM REVESTIMENTO PRIMÁRIO E IMPLANTAÇÃO DE OBRAS DE ARTE NO MUNICÍPIO DE MOSENHOR GIL-PI 

1 - APRESENTAÇÃO:

Com base nos fundamentos da Lei N° 8.666/93, em sua versão modificada pela Lei N° 8.883/94 e atualizada pela Lei N° 9.648/98, este Projeto Básico visa fornecer informações e elementos técnicos a permitir a recuperação de estradas rurais, em consonância com as orientações fornecidas pela COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E LAZER-PI, de acordo com as normas técnicas brasileiras vigentes, seguindo as descrições e os orçamentos integrantes deste documento.

2 - OBJETO:

O objeto deste Projeto Básico de Engenharia (PBE) é a RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS, no padrão COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E LAZER-PI, no Município de MONSEHOR GIL-PI, no Estado do Piauí.

3 - METAS:

As metas do Projeto Básico de Engenharia (PBE) são:

01 – Recuperação de 17,657km (17,657 quilômetros) de estradas vicinais, no padrão Alimentadoras, no Município de MOSENHOR GIL, no Estado do Piauí.

Os trechos beneficiados são os seguintes:

Meta

Trecho beneficiado

Quantidade

01

- TRECHO QUE LIGA A SEDE DO MUNICÍPIO AO POVOADO GOIABEIRA

17,657 km

02

..........................................................................................

..........

03

..........................................................................................

..........

Soma:

17,657 km

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DOS BUEIROS E UMA PASSAGEM MOLHADA:

  • CONSTRUÇÃO DE BUEIRO SIMPLES TUBULAR DE CONCRETO (LOCALIZAÇÃO:  E=766.616,91m; N=9.383.961,27m)                        
  • CONSTRUÇÃO DE BUEIRO DUPLO TUBULAR DE CONCRETO (LOCALIZAÇÃO:  E= 770.002,48m; N= 9.380.241,01m)                        
  • CONSTRUÇÃO DE BUEIRO DUPLO TUBULAR DE CONCRETO (LOCALIZAÇÃO:  E= 770.473,37m; N= 9.379.766,06m)        
  • CONSTRUÇÃO DE BUEIRO DUPLO TUBULAR DE CONCRETO  (LOCALIZAÇÃO:  E= 770.931,45m;  N= 9.379.618,66m)                        
  • CONSTRUÇÃO DE BUEIRO DUPLO TUBULAR DE CONCRETO (LOCALIZAÇÃO:  E= 770.931,45m; N= 9.379.618,66m)                        
  • RECUPERAÇÃO DE PASSAGEM MOLHADA  (LOCALIZAÇÃO:  E= 773.800,98m; N= 9.377.700,87m)                        

4 - JUSTIFICATIVA:

                      A recuperação dos trechos, objeto deste documento, acima citados visam facilitar o acesso da população à sede deste município, criar condições de escoamento da produção agrícola e dotar o município com uma melhor infraestrutura proporcionando inclusive o desenvolvimento da região. Além disso o projeto de obras de arte corrente tem como objetivo direcionar as águas fluviais, transversais ao eixo da estrada, através de implantação de bueiros tubulares e celulares.

 

 

5 - LOCALIZAÇÃO DA ÁREA NA COMUNIDADE E ACESSO AO LOCAL DA OBRA:

O município está localizado na microrregião de Teresina, compreendendo uma área irregular de 557 km2, tendo como limites os municípios de Lagoa do Piauí ao norte, ao sul com Miguel Leão, Beneditinos, Barro Duro, Lagoinha do Piauí e Olho D’Água, a oeste com Teresina e Curralinhos e, a leste com Beneditinos e Lagoa do Piauí. A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 05˚33’51” de latitude sul e 42˚ 36’28” de longitude oeste e dista cerca de 56 km de Teresina.

6 -  ASPECTO GEO-FÍSICOS DA ÁREA DE INTERVENÇÃO DA OBRA:

6.1 - Geologia:

As unidades geológicas que dominam na área do município pertencem às coberturas sedimentares, como abaixo descritas. Os sedimentos mais recentes fazem parte da Formação Corda, que reúne arenito, argilito, folhelho e siltito. A Formação Pedra de Fogo engloba arenito, folhelho, calcário e silexito. A Formação Piauí destaca-se com arenito, folhelho, siltito e calcário. Na porção basal do pacote jazem os sedimentos da Formação Poti compreendendo arenito, folhelho e siltito.

6.2 - Solos:

Os solos da região são provenientes da alteração de arenitos, siltitos, calcário, folhelhos e silexito. Compreendem solos litólicos, álicos e distróficos, de textura média, pouco desenvolvidos, rasos a muito rasos, fase pedregosa, com floresta caducifólia e/ou floresta sub-caducifólia/cerrado. Associados ocorrem solos podzólicos vermelho-amarelos, textura média a argilosa, fase pedregosa e não pedregosa, com misturas e transições vegetais de floresta sub-caducifólia/caatinga. Secundariamente, ocorrem areias quartzosas, que compreendem solos arenosos essencialmente quartzosos, profundos, drenados, desprovidos de minerais primários, de baixa fertilidade, com transições vegetais, fase caatinga hiperxerófila e/o u cerrado sub-caducifólio/floresta sub-caducifólia.

6.3 - Hidrografia:

Os recursos hídricos superficiais gerados no estado do Piauí estão representados pela bacia hidrográfica do rio Parnaíba, a mais extensa dentre as 25 bacias da Vertente Nordeste, ocupando uma área de 330.285 km2, o equivalente a 3,9% do território nacional, e abrange o estado do Piauí e parte do Maranhão e do Ceará.

7- PRAZO DE EXECUÇÃO DA OBRA:

Para completa execução das obras objetos deste Projeto Básico, o prazo estabelecido será de 120 dias corridos.

8- PERÍODO IDEAL PARA EXECUÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com