TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptação da Flauta de Combustível

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

    UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Adaptação da Flauta

     Matéria: Gestão de Projetos

Aluno:

Rio de Janeiro/ RJ 2014

Resumo

 O motor é a fonte de energia do automóvel. Converte a energia calorífica produzida pela combustão da gasolina em energia mecânica, capaz de imprimir movimento nas rodas. O carburante, normalmente constituído por uma mistura de gasolina e ar (a mistura gasosa), é queimado no interior dos cilindros do motor. A mistura gasosa é formada no carburador ou calculada pela injeção eletrônica, nos motores mais modernos, e admitida nas câmaras de explosão. Os pistões, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que é depois inflamada por uma vela de ignição. À medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrando o pistão para baixo. O movimento dos pistões para cima e para baixo é convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmite às rodas através da embreagem, da caixa de câmbio, do eixo de transmissão e do diferencial. Os pistões estão ligados ao virabrequim pelas bielas. Uma árvore de cames, também conhecida por árvore de comando de válvulas, movida pelo virabrequim, aciona as válvulas de admissão e escapamento situadas geralmente na parte superior de cada cilindro. O projeto constitui numa adaptação da flauta, responsável pela alimentação das câmeras dos cilindros com combustível.


Sumário

1-Introdução        4

2- Estudando Solução do Problema        5

2.1- Requisitos de alto nível        5

2.2- Possíveis Soluções        6

3- Adaptação        7

4-Orçamento        7

5- Custo Final Atualizado        8

6- Cronograma Realizado        9

5- Conclusão        10


1-Introdução

A flauta de um motor a combustão, é responsável pelo transporte do carburante, normalmente constituído por uma mistura de gasolina, para ser queimado no interior dos cilindros do motor. O problema aconteceu na flauta do automóvel da Fiat Marea 1.8 SX 2000, ocorreu um vazamento no reparo interno de conexão da mangueira de combustível com a flauta. Como não foi encontrado o reparo disponível no mercado de autopeças, foi necessário fazer um orçamento da flauta completa na autopeça autorizada da Fiat, onde o preço era bem alto para um carro 13 anos de uso, em torno de R$1350,00, isso por encomenda, para um prazo de sete dias úteis para chegar.


2- Estudando Solução do Problema

Devido ao alto preço de uma flauta nova, foram estudadas alternativas para solução do problema.  A melhor maneira de começar uma pesquisa por solução, é conversar com pessoas experientes, com conhecimento técnico e prático do assunto, nesse caso, foram realizadas algumas visitas as Auto mecânicas dos bairros de Santa Cruz e Campo Grande.  Nessas visitas, através de um brainstorming, foram recolhidas algumas possíveis soluções. Veja a figura 1 da Flauta abaixo.

[pic 2] [pic 3]

Figura 1: Flauta com reparo danificado.

2.1- Requisitos de alto nível

  • Procurar uma solução que não comprometa a pressão do sistema
  • Procurar uma solução que não comprometa a resistência mecânica do sistema.
  • Não pode haver produção de faísca, para se evitar explosão.
  • Baixo custo de produção.
  • Baixo custo de manutenção.
  • Próximo passo, era escolher o tipo de material da conexão, que atenderia todos os requisitos, teria que ser um material dúctil, resistente à corrosão e baixo preço, mediante estas características foi escolhido a liga de cobre.

2.2- Possíveis Soluções

  • Comprar um novo reparo: não foi encontrado novo reparo para Flauta.
  • Comprar Flauta nova: Solucionaria o problema, porém, com um custo elevado, e demoraria oito dias para consertar, pois só por encomenda.
  • Comprar uma Flauta usada: foi procurado, e as flautas usadas encontradas, apresentavam desgastes no reparo semelhantes, podendo apresentar o mesmo problema.
  • Adaptar uma conexão macho na flauta, como é usado em outros modelos de carros: estudei a ideia.

Foram verificado alguns modelos de flauta e notado que eram diferentes a alimentação, na da Marea, a flauta recebe a conexão macha da mangueira de combustível, onde a vedação é obtida através de oringys e plásticos internos, sendo muito fácil de danificação durante manutenção dos bicos de combustíveis. Em outros carros, a flauta tem uma conexão macha e a mangueira de combustível se conecta nela. Mas, para colocar uma conexão macha na flauta, é necessário fazer uma rosca interna na flauta e rosquear à conexão macha, e com um anel de silicone e borracha para vedação, para esse trabalho visitei uma oficina de tornearia e expliquei a atividade. O profissional da tornearia estudou o problema e disse que era possível realizar a adaptação sem danificar a resistência mecânica da peça. Próximo passo, era escolher o tipo de material da conexão, teria que ser um material dúctil, resistente à corrosão e baixo preço, mediante estas características foi escolhido a liga de cobre. A figura 2 mostra a conexão macha de cobre na flauta.

[pic 4][pic 5]

Figura 2: Mostra a conexão macho de cobre

3- Adaptação

Após a confecção do macho de cobre, foi necessário o uso de anel de oringy para vedação e rosquear o conjunto completo na flauta para fazer o teste. Para economizar a mão de obra de colocação da flauta, foi solicitado uma limpeza dos bicos ejetores, assim, os bicos ficaram limpos e não houve necessidade de pagar a mão de obra de só colocar a flauta no lugar. O teste foi realizado na oficina deixando o carro ligado por 1 hora, para verificar possível vazamentos, após o teste não houve vazamento nas conexões, ficando aprovado a adaptação. Veja figura 2 a flauta completa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (258.4 Kb)   docx (475.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com