TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alta competitividade no mercado

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

NOME DA UNIDADE

NOME DO CURSO

AUTOR(ES)

 TÍTULO DO TRABALHO:

Subtítulo (se houver)

LOCAL

ANO


1 INTRODUÇÃO

           Com a alta competitividade no mercado, as empresas investem cada vez mais em estratégias de negócios para atingirem seus objetivos e metas. Visando a expansão de seus serviços e a satisfação dos clientes, a empresa de distribuição de encomendas chamada: Postou-Chegou solicitou a nossa empresa mudanças tecnológica; um sistema que ofereça informações de rastreamento de encomendas para seus clientes.

             Para atender a demanda da empresa será desenvolvido e implantado um Sistema Integrado de Gestão, nestas vertentes, utilizaremos um software chamado Enterprise Resource Planning – ERP, um sistema único que integra todos os setores de uma organização em um único sistema.

              O objetivo do sistema ERP é proporcionar a empresa Postou – Chegou informações precisas, claras e relevantes para obtenção no mercado competitivo e tomada de decisões eficiente e eficaz.

                 

2 DESENVOLVIMENTO

             

          Serão demonstradas ideias teóricos extraídas de referências bibliográficas a cerca dos princípios e conceitos gerais de Sistemas de Apoio a Decisão 

2.1 ETAPA 1

2.1.1 Passo 1: Introdução aos Sistemas de Apoio á Decisão

Sistemas de apoio à decisão é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.

 Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha. O termo sistema de apoio à decisão tem sido utilizado de diferentes formas (após a década de 80) e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor. Finlay (1994) e outros autores definem o SAD de um modo geral como “um sistema computacional que auxilia o processo de tomada de decisão”. Turban (1995) define mais especificamente como “um interativo, flexível e adaptável sistema de informação, especialmente desenvolvido para apoiar a solução de um problema gerencial não estruturado para aperfeiçoar a tomada de decisão. Utilizam dados, provê uma interface amigável e permite ao tomador de decisão ter sua própria percepção”.

 Existe outra definição que se encontra entre estes dois extremos. Para Keen e Scott Morton (1978), um SAD concilia os recursos intelectuais individuais com a capacidade do computador em melhorar a qualidade da decisão (“SAD são sistemas computacionais que apóiam os gerentes tomadores de decisão que são direcionados com problemas semi-estruturados”). Para Sprague e Carlson (1982), SAD são “sistemas computacionais interativos que auxiliam os tomadores de decisão utilizarem dados e modelos solucionados de problemas não-estruturados”.

            Em contraste, Keen (1980) diz que é impossível dar uma definição precisa incluindo todas as facetas do SAD (“Não há definição de sistemas de apoio à decisão, somente de apoio à decisão”). No entanto, de acordo com Power (1997), o termo sistema de apoio à decisão é muito desgastado devido à sua utilização para definir muitos tipos de sistemas que dão apoio à tomada de decisão. Ele ironicamente diz que muitas vezes nem sempre um sistema computadorizado é um sistema transacional on-line (OLTP), algumas vezes você será tentado em chamá-lo de um SAD. Como podemos ver, não há uma definição universal aceita de SAD. 

             

2.1.2 Passo 2 (Equipe)

         Realizar uma entrevista com um profissional da área industrial ou de serviços que utilize os Sistemas de Apoio à Decisão em suas rotinas de trabalho e como ferramenta para as tomadas de decisão. Abordar, nesta entrevista, informações sobre os conteúdos dos estudos realizados a respeito da “Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão”, perguntando:

1 Qual a importância do Sistema de Apoio à Decisão para a atividade do entrevistado?

O sistema de apoio à decisão (planilha de vendas em excel) simplifica a visualização, como um todo, dos processos empresariais relacionados aos resultados quantitativos da equipe.

 

2 Como são utilizados os dados e informações no processo de negócio e no sistema de apoio à decisão existente?

É utilizado para avaliar o desempenho de cada colaborador unificando seus resultados e estimando qual será o resultado daquele colaborador. Além disso, podemos também realizar uma avaliação trimestral do funcionário para medir o seu aproveitamento de tempos em tempos.

 

3 De que forma a Estratégia Organizacional da empresa ou serviço utiliza o Sistema de Apoio à Decisão para obter vantagem competitiva?

Com esses dados unificados, a avaliação quantitativa do colaborador pode ser diária, mensal ou até mesmo anual, uma vez que seu histórico de vendas fica disponível para consulta em qualquer momento. Também auxilia em futuros remanejam de lojas tornando a decisão mais acertiva.

2.1.3 Passo 3

          Fazer um brainstorming com toda a equipe envolvida no projeto do Sistema de Informações a ser implantado na empresa “Postou - Chegou”, para definir quais as necessidades a serem consideradas no projeto do Sistema de Informações que será utilizado para rastreamento das entregas realizadas pela empresa, utilizando-se do conteúdo estudado nos Passos 1 e 2 desta etapa. Em seguida, preparar uma lista contendo todas as necessidades percebidas pela equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (542.5 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com